Por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus no País e no mundo, que impôs barreiras para o deslocamento e a interação pessoal entre as pessoas, vários segmentos precisaram pensar em soluções inovadoras para prestar serviços e atender as necessidades de seus públicos. A área da saúde foi uma delas, que precisou pensar maneiras de conectar o paciente com os médicos e demais profissionais sem perder a qualidade e a humanização do atendimento. Um dos exemplos de inovação nesse segmento na região é a Unimed Campinas, que amplia novamente seu rol de atendimento com o PA Virtual Unimed Ágil, o mais recente serviço de telessaúde implantado pela Unimed. Ele foi desenvolvido com o intuito de evitar a ida de clientes a unidades de pronto atendimentos e hospitais, em especial durante a pandemia. É ajustado para situações de baixa complexidade.
A cooperativa de trabalho médico tem três soluções de cuidado por videochamada: Telemedicina para consultas eletivas, Unimed Ágil, que consiste em consulta virtual de pronto atendimento, sem agendamento prévio e para casos de menor complexidade, e a Teleorientação Coronavírus, para beneficiários com sintomas ou dúvidas sobre a Covid-19.
A consulta médica/paciente por Telemedicina no Brasil foi regulamentada em abril de 2020, impulsionada pela pandemia. Desde o ano passado até o dia 31 de março de 2021, a Unimed registrou 18.455 atendimentos realizados pelos três serviços. “Começamos no início da pandemia com a Teleorientação Coronavírus para dar ao cliente Unimed segurança de ter à mão informação segura sobre a Covid-19, sanar dúvidas e saber como agir em casos suspeitos da doença. Só mais para a frente, após desenvolvermos uma ferramenta segura para o médico e para o paciente, que estivesse em total conformidade com as normas regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para a videochamada, é que passamos a disponibilizá-la aos médicos”, explica o médico Antonio Cláudio Guedes Chrispim, diretor Médico-Social da Unimed Campinas.
De acordo com ele, tem sido crescente o número de médicos cooperados interessados em contar também com esse meio de se relacionar com seus clientes. “Claro que para algumas especialidades a consulta remota é mais fácil que para outras, pois há as que a presença do cliente para exames de anamnese é imprescindível, como nas consultas com ginecologista, oftalmologista, cardiologista, pediatra, entre outras. Mas, ainda nessas a consulta por videochamada funciona bem em consultas-retorno, por exemplo”, afirma.
Em linhas gerais, a escolha do profissional se dá como no agendamento de uma consulta presencial. Sendo ou não o paciente um cliente habitual do médico, ele pode se informar se este médico já aderiu à consulta on-line. Se sim, é só fazer o agendamento. “Já no PA Virtual Unimed Ágil, não tem agendamento. Quando o cliente se conecta com o serviço para passar por médico em plantão remoto, ele será atendido pelo profissional que estiver disponível”, reforça Chrispim. Ele afirma que mesmo após o fim da pandemia o atendimento virtual vai continuar.
“A Telessaúde veio para ficar e estamos totalmente atentos a essa evolução digital. Consultas agendadas por Telemedicina ou de Pronto Atendimento virtual são soluções que asseguram aos clientes o atendimento de qualidade a que estão acostumados, sem deslocamentos, com conforto e segurança. Certamente, quando a pandemia passar, as duas formas de consulta – presencial e a distância – serão rotina nos consultórios médicos de todas as especialidades”, avalia.
Chrispim afirma que o teleatendimento médico é uma forte tendência que ganhou ainda mais relevância com a pandemia. “Por ser recente, há ainda quem seja reticente a essa inovação, mas há quem a experimentou, gostou e faz uso da consulta por videochamada sempre que possível, seja pela comodidade ou conforto pelo não deslocamento. Seguiremos atentos em dispor da tecnologia mais adequada ao atendimento remoto, para que seja sempre uma forma segura de cuidar da saúde”, ressalta. Há vários exemplos bem-sucedidos no mundo, o que reforça que vai virar uma tendência global.
Poder público
Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a Prefeitura de Indaiatuba oferece desde o segundo semestre de 2020 o Teleatendimento Covid-19, para pacientes com sintomas de gripe, e Teleconsulta Especialista, para que pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer suas consultas com especialistas diversos, de forma on-line, por meio da plataforma digital “Minha Saúde”. A plataforma está disponível no site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba www.indaiatuba.sp.gov.br em ícone no canto inferior direito.
O morador de Indaiatuba que apresentar qualquer sintoma de gripe deve acessar o “Minha Saúde” – Teleatentimento Covid-19, e fazer uma triagem, respondendo a um questionário do sistema, que avaliará automaticamente o quadro clínico. Caso sejam sintomas leves o paciente receberá as devidas orientações para se cuidar e recuperar em casa. Se a plataforma identificar sintomas de maior gravidade, o paciente passará para o atendimento médico on-line. Dentro da plataforma “Minha Saúde” a Prefeitura disponibiliza também a Teleconsulta Especialista, via chamada de vídeo, proporcionando acesso ao especialista, oferecendo consultas para os pacientes que já possuem encaminhamentos. Garantindo consulta médica com segurança, no conforto de casa.
Unicamp
A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp tem também um serviço de teleatendimento gratuito para esclarecer à população sobre a pandemia da Covid-19, para orientar sobre medidas de higienização, de prevenção, e auxiliar na tomada de decisão sobre quando se deve buscar o atendimento presencial. O serviço é realizado por acadêmicos das faculdades de Enfermagem e de Ciências Médicas da Unicamp, supervisionados sempre por docentes para auxiliar nas orientações. Para ter acesso ao atendimento, basta ligar para o número (19) 3521-9130, que funciona de segunda à sexta, das 08h às 20h.
O serviço de Telessaúde da Unicamp surgiu da conversa do professor Gustavo Fraga junto do acadêmico de medicina David Cirigussi, sobre a possibilidade de criar um serviço que esclarecesse as dúvidas da população frente a nova pandemia. Assim, Cirigussi reuniu estudantes do 4º, 5º e 6º ano de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e do 5º ano da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. Em conjunto, mais de 150 estudantes das faculdades se voluntariaram para que o projeto acontecesse e se organizaram para realizar toda a logística do projeto, para tornar os atendimentos possíveis.