Já são 11 dias de pausa para a Ponte Preta desde o empate contra o ABC, na última rodada da série C. Descansada, a Macaca volta a campo neste sábado (28), contra o Maringá, pela 10ª rodada da competição. A equipe busca reencontrar o caminho das vitórias e manter o objetivo principal para 2025: “Não perdemos o foco do que estamos buscando, que é o acesso à série B e o título”, garantiu o atacante Jean Dias, em entrevista pós-treino, na última terça-feira (24).
Homem de confiança do técnico Alberto Valentim e um dos atletas mais utilizados como titular em 2025, Jean reconhece a necessidade de evolução e valoriza o tempo sem jogos: “O Alberto nos passou os detalhes que precisamos melhorar. Sabemos da força que temos. A semana cheia serve para a gente evoluir”.
Jean iniciou 20 partidas neste ano, apenas uma a menos do que o goleiro Diogo Silva, principal titular da Ponte na temporada.
A pausa também permitiu ajustes mais pontuais. “Conversamos entre nós jogadores, nos cobramos mais. Estamos em busca dessa evolução e vamos com força total”, completa Jean.
De artilheiro no Paulistão a garçom na Série C
Em 2025, Jean Dias começou com destaque: artilheiro da Ponte no Paulistão, fez três gols na primeira fase e foi peça importante na boa campanha da Macaca no estadual. Porém, desde então, vive um jejum de gols que já dura 13 jogos — o último tento foi ainda no Paulista, contra o Mirassol, em fevereiro.

Apesar disso, Jean tem se destacado em outra função: é o líder de assistências da equipe na Série C, com três passes para gol em nove partidas. No ano passado, pelo Paysandu, ele viveu situação semelhante: se destacou mais como garçom do que goleador, sendo o principal assistente da equipe com oito passes decisivos, além de marcar seis gols em 46 jogos. Foi campeão da Copa Verde e do Campeonato Paraense, marcando, inclusive, na final do estadual.
Sobre o momento sem balançar as redes, Jean adota tranquilidade: “A queda de rendimento é natural. Tenho buscado melhorar isso, criar mais chances de finalização, como acontecia no Paulistão. Conversei com o Alberto sobre estar mais perto do gol para ajudar da melhor maneira: marcando”.
A Ponte ainda não teve nenhum jogador com mais de quatro gols na temporada. O artilheiro é Everton Brito, com quatro. Jeh, principal goleador da Macaca nos últimos anos, marcou apenas uma vez desde que retornou aos gramados — ele passou seis meses afastado após cirurgia na coxa. Voltou a atuar no início de maio, contra o Anápolis, e tem apenas quatro jogos como titular até aqui.
Dérbi confirmado
A CBF divulgou nesta semana a tabela detalhada das rodadas 12 a 15 da Série C. Entre os destaques está a confirmação do Dérbi 210, marcado para o dia 02 de agosto, às 17h, no Estádio Moisés Lucarelli. O clássico terá torcida única, como tem sido desde 2018.
Esse será o segundo confronto entre Ponte e Guarani em 2025. No primeiro, vitória alvinegra por 2 a 0, com gols de Danilo Barcelos e Jean Dias, ambos de pênalti. A partida também teve o maior público da Ponte no ano: 13.347 torcedores presentes no Majestoso.
Próximos compromissos da Ponte Preta na Série C:
Rodada 10: Maringá x Ponte Preta – 28/06 (sábado), às 19h30
Rodada 11: Ponte Preta x Tombense – 07/07 (segunda), às 19h30
Rodada 12: São Bernardo x Ponte Preta – 12/07 (sábado), às 17h
Rodada 13: Ponte Preta x Floresta – 19/07 (sábado), às 19h30
Rodada 14: Caxias x Ponte Preta – 27/07 (domingo), às 19h
Rodada 15: Ponte Preta x Guarani – 02/08 (sábado), às 17h