11 de agosto de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Ponte não vence Vila Nova há 8 anos; relembre última vitória com golaço de Cajá

Macaca tenta quebrar tabu de sete jogos contra o adversário goiano; duelo acontece nesta terça-feira (28), às 21h30

Gustavo Magnusson Por Gustavo Magnusson
27 de junho de 2022
em Esportes
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Renato Cajá marcou um dos três gols da última vitória da Ponte Preta sobre o Vila Nova, em 2014. Foto: Ponte Press/Álvaro Jr.

Renato Cajá marcou um dos três gols da última vitória da Ponte Preta sobre o Vila Nova, em 2014. Foto: Ponte Press/Álvaro Jr.

Em situação complicada na Série B, atolada na zona de rebaixamento, a Ponte Preta viajou na tarde desta segunda-feira (27) para Goiânia, onde tentará quebrar um jejum de três jogos sem vitória, além de um tabu de sete partidas sem derrotar o Vila Nova, sequência que conta com um festival de empates: seis, no total, sendo três consecutivos de 2020 para cá.

O duelo da vez, válido pela 15ª rodada da Série B, está marcado para a noite desta terça-feira (28), às 21h30, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, conhecido simplesmente como OBA, na capital goiana. A Macaca ocupa a 18º colocação da Série B, com 13 pontos, enquanto o Tigre é o lanterna da competição, com apenas uma vitória e 11 pontos conquistados. As duas equipes dividem o posto de pior ataque da campeonato, ambos com apenas oito gols.

Guto Ferreira era o técnico da Ponte Preta na última vitória sobre o Vila Nova, em 2014. Foto: Ponte Press/DJota Carvalho

A última vitória pontepretana sobre o Vila Nova aconteceu há oito anos, no dia 23 de setembro de 2014, quando a Macaca venceu por 3 a 0, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 25ª rodada da Série B. Na ocasião, o meia Renato Cajá abriu a contagem com um golaço de fora da área, no primeiro tempo, em chute colocado que deixou o goleiro adversário só observando o trajeto da bola até o fundo das redes.

Na etapa final, o zagueiro Tiago Alves e o meia-atacante Roni aumentaram a vantagem pontepretana. Com o resultado positivo, a equipe assumia a segunda colocação da Série B, mesma posição que terminaria o campeonato, conquistando o acesso e o vice-campeonato, sob o comando do técnico Guto Ferreira. O título inédito por pouco não veio: a equipe alvinegra tropeçou na última rodada contra o Náutico e o caneco ficou com o Joinville. Também subiram Vasco e Avaí.

Relembre abaixo os gols da última vitória da Ponte Preta sobre o Vila Nova, em 2014:

 

Depois disso, foram sete duelos entre Ponte Preta e Vila Nova, com seis empates (quatro por 0 a 0 e dois por 1 a 1) e uma vitória da equipe goiana. O único triunfo do Vila nos últimos 10 anos do retrospecto do confronto contra a Macaca aconteceu em setembro de 2019, quando o atacante Alan Mineiro marcou, de pênalti, o gol da vitória por 1 a 0, em pleno estádio Moisés Lucarelli, pela 22ª rodada da Série B. A equipe goiana acabaria rebaixada como lanterna do campeonato, mesma posição que aparece agora na tabela.

Perceba que a Ponte Preta marcou mais gols na última vitória sobre o Vila Nova do que em todos os sete jogos posteriores, somados, contra esse mesmo adversário: três bolas na rede em setembro de 2014 contra apenas dois entre 2018 e 2021.

Última visita da Ponte Preta ao Vila Nova terminou em empate sem gols. Foto: Douglas Monteiro/Vila Nova FC

Em fevereiro de 2020, a Macaca chegou a eliminar o Vila Nova da Copa do Brasil, mas houve empate em 0 a 0 no tempo normal, em jogo único no Majestoso. Nos pênaltis, vitória por 5 a 3 da equipe então comandada pelo técnico João Brigatti, que estreava no comando do time uma semana após a demissão de Gilson Kleina.

No último encontro entre as duas equipes, em outubro do ano passado, a Ponte Preta vencia por 1 a 0 até os acréscimos do segundo tempo, quando o árbitro cearense Adriano Barros Carneiro foi chamado pelo VAR para revisar um possível lance de pênalti e apontou a marca da cal, em marcação bastante polêmica, gerada por toque de mão inexistente dentro da área.

O atacante Pedro Júnior, o mesmo que integrou o elenco da Ponte Preta nesta temporada, mas já deixou o clube, converteu a cobrança e decretou o resultado de igualdade no apagar das luzes, quase 10 minutos após o término do tempo regulamentar. A decisão da arbitragem revoltou o clube alvinegro, que entrou com pedido no STJD para impugnar a partida, mas não obteve sucesso.

Último encontro entre Ponte e Vila teve o VAR como protagonista no Majestoso. Foto: Ponte Press/Álvaro Jr.

Cajá de volta?

Desde que encerrou sua quinta passagem pela Ponte Preta, em 2019, Renato Cajá conquistou dois acessos consecutivos com o Juventude, levando o clube gaúcho da Série C à Série A em apenas duas temporadas, entre 2019 e 2020.

E o jogador quase adicionou mais um acesso ao currículo no ano passado, quando defendeu o CSA e marcou quatro gols na Série B. A equipe alagoana terminou o torneio em quinto lugar, com 62 pontos, ficando a apenas dois do acesso, sob o comando do técnico Mozart, que está muito perto de acertar com o Guarani.

Hoje aos 37 anos, Cajá também disputou as últimas duas edições do Campeonato Paulista. Nesta temporada, vestiu a camisa da Inter de Limeira e no ano passado defendeu a Ferroviária, marcando dois gols e ajudando a equipe de Araraquara a chegar até as quartas de final.

Autor de um dos gols da última vitória da Ponte Preta sobre o Vila Nova, Renato Cajá mora atualmente em Campinas e está livre no mercado. O jogador já deixou claro em entrevistas recentes que deseja encerrar a carreira na Macaca, clube onde conquistou dois vice-campeonatos paulistas, em 2008 e 2017, e dois acessos à Série A, em 2011 e 2014.

Diante da atual dificuldade do time em balançar as redes e da ausência de um meia de criação, torcedores pontepretanos se manifestaram nas redes sociais neste último domingo (26), pedindo a volta de Renato Cajá ao clube, após a divulgação de uma troca de mensagem entre o jogador e um torcedor. Veja abaixo:

Troca de mensagem entre Renato Cajá e torcedor pontepretano agitou as redes sociais. Imagem: Reprodução/Twitter (Fabricio Gomes)

Confira abaixo os últimos sete jogos entre Ponte Preta e Vila Nova, com seis empates e uma vitória da equipe goiana:

02/10/2021 – Ponte Preta 1 x 1 Vila Nova – Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP) – Campeonato Brasileiro da Série B (28ª rodada)

03/07/2021 – Vila Nova 0 x 0 Ponte Preta – Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA) – Campeonato Brasileiro da Série B (9ª rodada)

27/02/2020 – Ponte Preta 0 (5) x (3) 0 Vila Nova – Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP) – Copa do Brasil (segunda fase)

12/09/2019 – Ponte Preta 0 x 1 Vila Nova – Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP)  – Campeonato Brasileiro da Série B (22ª rodada)

10/05/2019 – Vila Nova 0 x 0 Ponte Preta – Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO) – Campeonato Brasileiro da Série B (3ª rodada)

31/08/2018 – Ponte Preta 1 x 1 Vila Nova – Estádio Moisés Lucarelli (Campinas) – Campeonato Brasileiro da Série B (24ª rodada)

13/05/2018 – Vila Nova 0 x 0 Ponte Preta – Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO) – Campeonato Brasileiro da Série B (5ª rodada)

Tags: brasileirocajáempategolaçojejumMacacaPontePonte PretaSérie BVila Novavitória
CompartilheCompartilheEnviar
Gustavo Magnusson

Gustavo Magnusson

Notícias Relacionadas

O Bugre chega aos 20 pontos no torneio nacional, mas cai para a 19ª e penúltima posição. Fotos: Cleiton Ramos/Especial para Guarani FC

Guarani empata com o Criciúma e amarga a vice-lanterna da Série B

10 de agosto de 2022
Elvis disputa bola com dois marcadores do Vasco. Foto: Ponte Press/Álvaro Jr.

Elvis, o principal nome da completa transformação da Ponte Preta

10 de agosto de 2022
A Adeacamp ficou em terceiro lugar no Torneio Regional Paulista. Foto: Divulgação

Adeacamp treina para estreia no Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas

10 de agosto de 2022
Por conta das fortes chuvas que atingem o Sul de Santa Catarina, o Guarani treinou em um ginásio de esporte na cidade de Nova Veneza na última terça-feira (9) Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC

Na batalha contra o rebaixamento, Guarani visita o Criciúma em SC

10 de agosto de 2022

Flamengo volta a derrotar Corinthians e avança na Libertadores

10 de agosto de 2022
Ponte chegou aos 29 pontos e subiu para a 11ª colocação provisória, mantendo a distância de seis pontos para o Z4. Fotos: Ponte Press/Álvaro Jr.

Festa de aniversário antecipada: Ponte quebra jejum contra o Vasco e mantém distância do Z4

9 de agosto de 2022






  • Carlos Brickmann
    Chumbo Gordo
  • Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Daniela Nucci
    Moda e Beleza
  • Flávio Benetti
    Vem de Boas
  • João Nunes
    Sala de Cinema
  • Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Retratos da Juventude
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Tadeu Fernandes
    Saúde
  • Thiago Pontes
    Ponto de Vista
  • Walmando Fernandes
    Conexão Seguro

Populares

  • Chuva na Rodovia D. Pedro, volume ainda longe de acabar com o déficit pluviométrico, mas que acabou com a estiagem prolongada na região Foto: Marcelo Pereira/Hora Campinas

    Campinas terá frio de 10ºC, chuva e ventos de 80 km/h até quinta-feira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Antiga fábrica Chapéus Cury desaparece da paisagem urbana de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Uma ‘praia’ em pleno Interior paulista com opção de águas quentes

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Rodeio de Indaiatuba está de volta! Confira a programação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas Shopping recebe a exposição ‘Mundo Jurássico’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist