A matemática entra em campo na reta final da Série B. Faltando duas rodadas para o encerramento da competição, a Ponte Preta não depende mais apenas de si para evitar a queda à Série C de 2025. Terá de ficar de olho também nos resultados do CRB. A Macaca encara no próximo sábado (16), no Moisés Lucarelli, o Sport, que está na luta pelo acesso, e depois joga fora de casa contra o Avaí, que não corre risco de rebaixamento.
Ainda que vença os dois compromissos restantes e chegue aos 44 pontos, a Ponte Preta precisará torcer para que o CRB não some duas vitórias nos jogos diante do Santos, que já garantiu o acesso, e do Operário, que ainda tem chances matemáticas de figurar no G4.
Se chegar aos 41 pontos, com uma vitória e uma derrota na reta final, a Ponte ainda terá chances de permanecer na Série B, desde que o CRB some apenas dois pontos nos compromissos restantes.
Em caso de dois empates, a Macaca chegará aos 40 pontos e precisará torcer por duas derrotas do CRB e também para que o Ituano não some seis pontos na reta final.
Toda a pressão que acompanha a Macaca é agravada pelas baixas que o time terá contra o Sport. O técnico João Brigatti não poderá contar com o zagueiro Mateus Silva e o atacante Iago Dias, ambos expulsos na derrota por 2 a 1 para o Vila Nova, na última segunda-feira (11).
Matheus Silva só jogou contra o Vila porque, mais cedo, foi absolvido pela expulsão contra o Botafogo-SP. À noite, porém, tomou dois cartões amarelos e acabou expulso.
Por outro lado, a novidade contra o Sport deve ser Gabriel Risso, que cumpriu suspensão. Há expectativa ainda para o retorno de Joilson, em fase final de recuperação de lesão.