O duelo entre Ponte Preta e Ituano, que acontece neste sábado (17), às 20h, no estádio Moisés Lucarelli, marcará a estreia do novo uniforme da equipe alvinegra, que volta a vestir Diadora após 15 anos. O acordo com a fornecedora de material esportivo tem duração até 2026. Desde 2020, os uniformes da Macaca vinham sendo produzidos pela 1900, marca própria do clube.
A nova coleção, que mescla tradição e modernidade, foi lançada oficialmente na noite desta sexta-feira (16), num evento realizado em parceria com a marca italiana, no Hotel Vila Rica, em Campinas. No desfile de enxoval, foram apresentados os uniformes de jogo, treino e polos de comissão técnica e atletas. As peças já estão à venda na loja oficial da Ponte Preta.
Reeditando parceria com a Ponte Preta após 15 anos, a Diadora traz alta tecnologia e design inovador às novas peças, que contam com as coordenadas do estádio Moisés Lucarelli, o mapa histórico da região de Campinas e uma ilustração do mascote do clube, a macaca.
O uniforme “Squadra”, que vestirá os jogadores, traz conforto proporcionado pelo tecido “interloque mesh”, que oferece leveza e secagem rápida. No estilo, ganham destaque o escudo em TPU, display interno com ilustração da macaca, mascote do clube, sobre o estádio Moisés Lucarelli, a tradicional faixa diagonal e o mapa histórico da região de Campinas em marca d’água. Nas costas, as coordenadas do estádio em prata e o box dos números com a silhueta do escudo do clube.
Outros diferenciais no uniforme dos jogadores são o logotipo da Diadora em silicone com relevo, gola canelada, recorte lateral e a pala das costas em Jacquard Diadora. Os números trazem o logotipo Diadora em material refletivo, como artifício de originalidade da peça. A bermuda tem o escudo bordado, com logotipo da Diadora em silicone e recorte lateral preto.
Já a versão “Fan”, destinada aos torcedores pontepretanos, apresenta tecido com tecnologia dry de duplo filamento, sem textura. A estampa do mapa da cidade e as coordenadas do estádio são mantidos. Em destaque, a marca da Diadora bordada e o escudo da macaca em tafetá com fio silk damask de alta definição, além do recorte lateral da camisa em tela aero dry microfuros e etiqueta em tafetá.
“A Diadora tem uma história de sucesso com a Ponte Preta e seus torcedores, que lembram com carinho de algumas camisas icônicas que lançamos no passado. Para esse novo capítulo da nossa história, investimos em tecnologia de ponta para levar mais conforto ao jogador, impulsionando a performance do atleta, sem deixar de lado a identidade visual do clube e o orgulho do torcedor em vestir o uniforme da macaca”, explica Milton de Souza, diretor geral da Diadora no Brasil.
A Diadora patrocinou a Ponte Preta entre o final dos anos 90 e a primeira década dos anos 2000. O encerramento da parceria ocorreu em 2008, ano em que a Macaca se sagrou vice-campeã paulista. O uniforme usado durante aquela campanha é bastante lembrado pelo contorno do escudo ao redor do número atrás da camisa, cortando a tradicional faixa transversal.
Fundada em 1948, na Itália, inicialmente como uma produtora de calçados para montanhas, a Diadora se consolidou como um dos principais players esportivos do mercado internacional de calçados e vestuário. Em constante evolução nestes quase 80 anos, a marca vem se renovando e investindo no lançamento de outras linhas, como tênis, futebol, running e casual, a fim de expandir o alcance da marca em diferentes modalidades esportivas e públicos.
Presente em 60 países, a marca italiana Diadora atua no Brasil desde 1996, mas quer retomar protagonismo no futebol brasileiro, onde é reconhecida por ter patrocinado ídolos como Zico e ter sido fornecedora de material esportivo de grandes clubes como Palmeiras, Atlético-MG e Bahia. O mais recente deles foi o Vasco da Gama, entre 2018 e 2020.
Atualmente, na América do Sul, a Diadora fornece uniformes ao Vélez Sarsfield, da Argentina. Agora, no Brasil, a marca volta a vestir a Ponte Preta, com produtos de alta performance e uma revolução no estilo e qualidade dos uniformes da equipe.
A Diadora também é conhecida por ter patrocinado outros ícones do esporte brasileiro, entre eles Ayrton Senna, o maior piloto brasileiro da história da Fórmula 1, e Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland-Garros, considerado o maior tenista brasileiro e um dos maiores do mundo.
Em março de 2022, a tradicional marca italiana teve sua gestão de marketing e desenvolvimento de produtos em solo brasileiro assumida pelo grupo varejista Oscar Calçados, outra tradicional marca brasileira com 40 anos de história.