O Poupatempo inicia o mês de maio com a marca de mais de 200 serviços em seus canais digitais. Pelo portal – www.poupatempo.sp.gov.br -, aplicativo, totens de autoatendimento, além de dois novos postos exclusivos para serviços eletrônicos, inaugurados em abril nas cidades de Campinas e São Paulo, já são 204 atendimentos disponíveis.
A objetivo do programa é chegar a mais de 240 opções on-line até o fim deste ano. No primeiro quadrimestre de 2022 foram realizados mais de 30,2 milhões de atendimentos, dos quais 26,1 milhões, pelos canais eletrônicos. Os outros 4,1 milhões foram feitos de forma presencial, nas unidades físicas.
Para ser atendido presencialmente, nos mais de 130 postos distribuídos em todas as regiões do Estado, é preciso agendar data e horário.
Entre as novidades nas plataformas digitais do Poupatempo, estão serviços das prefeituras de Adamantina e Arujá. Já são mais de 20 prefeituras oferecendo autoatendimento on-line pelo Poupatempo. Outras opções disponíveis aos usuários do portal, app e totens são serviços do Bolsa do Povo, Cetesb, CDHU, CREA-SP, Detran.SP, Instituto de Identificação (IIRGD), PGE, Procon-SP, Sabesp, TRE-SP, e de secretarias, como as de Desenvolvimento Econômico, Educação, Fazenda, Planejamento, Saúde e Transportes, além da Receita Federal.
Postos digitais – Campinas e São Paulo
As unidades digitais do Poupatempo estão localizadas na sede do Crea-SP, na capital paulista, que fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1059, em Pinheiros, e no Centro de Campinas, na Avenida Anchieta, 200, no prédio da Prefeitura. O horário de atendimento em ambas é de segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h.
Com formato inovador, esses são os primeiros postos a oferecer serviços de forma digital e, portanto, sem a necessidade de agendamento prévio para sua utilização.
As unidades, que juntas têm capacidade para oferecer 1.700 atendimentos por dia, são equipadas com totens e computadores para que os usuários concluam suas solicitações de maneira autônoma. Além disso, disponibilizam rede wifi, para quem preferir realizar serviços do próprio celular. Quem tiver dificuldade, terá a orientação dos colaboradores, sempre de prontidão para auxiliar e tirar dúvidas dos cidadãos.