O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Repub) e o prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, Gustavo Reis (MDB), comemoraram a realização do leilão de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), ocorrido nesta quinta-feira (29), na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. O projeto, que prevê a ligação dos 101 km entre São Paulo e Campinas por trem rápido, é uma antiga reivindicação dos moradores da RMC.
Ambos são as prinicipais lideranças políticas regionais e enxergam no projeto um grande indutor de desenvolvimento econômico, além dos esperados ganhos de mobilidade urbana para milhares de pessoas que precisam, rotineiramente, fazer esse projeto de ônibus ou carro.
Para o prefeito Dário Saadi, o projeto é muito importante não somente para Campinas, mas para toda a região metropolitana e Jundiaí. “Esse é o primeiro passo para concretizarmos esse sonho que Campinas tem há muitos e muitos anos que é a retomada do modal ferroviário e do transporte ferroviário Campinas-São Paulo”.
Ele destacou que é preciso festejar o sucesso deste leilão que vai concretizar um projeto fantástico para o município.
Gustavo Reis incluiu nas discussões dos prefeitos, nas reuniões colegiadas e políticas, ao longo de todo o seu mandato à frente do Conselho da RMC, a necessidade de aprovação do projeto do TIC com celeridade pelo governo do Estado. Ele conversou também pessoalmente com o governador Tarcísio de Freitas sobre o assunto.
“Hoje é, sem dúvida, um dia histórico. A realização do leilão de concessão do TIC é uma grande conquista para toda a nossa região. Esse projeto é uma das prioridades da RMC. Era uma discussão que se arrastava havia anos, uma reivindicação dos moradores de todas as cidades da região, que começa a ser atendida pelo governo do Estado. Parabéns ao governador Tarcísio por estar transformando em realidade o que até então era um sonho da população”, disse Reis.
“Estamos corrigindo um erro histórico, quando o Brasil optou por um desenvolvimento baseado no modal rodoviário, em detrimento da malha ferroviária. Isso levou ao abandono gradual da nossa rede ferroviária. Agora, com o governador Tarcísio e apoio do governo federal, por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto do TIC irá avançar”, completou Reis.
“Esse sonho de tantos anos não teria se tornado realidade sem a atitude, a coragem e o trabalho sério do governador Tarcísio”, elogia Reis.
Para o governador, o Trem Intercidades é inovador. “É o primeiro trem de média velocidade do Brasil e vai mudar a vida das pessoas. O projeto abre um ciclo de novos investimentos ferroviários de transporte de passageiros e vai descomprimir as rodovias. Também vamos estimular outros estados a adotarem esse mesmo passo”, disse o governador.
Ele também relembrou que esteve em Campinas quando o edital foi aberto. “Estivemos lá celebrando e hoje esse dia chegou”, afirmou.
O vitorioso
O Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos venceu o leilão para administrar o Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), que ligará Campinas a São Paulo por trem rápido. Único a apresentar a proposta, o consórcio ficará responsável também pela implantação do Trem Intermetropolitano (TIM) e melhorias na Linha 7-Rubi.
O grupo liderado pela empresa Comporte Participações S.A., foi o único credenciado ao leilão.
A proposta vitoriosa apresentou o menor valor, levando em consideração a contraprestação financeira máxima e o aporte de recursos governo. De acordo com o edital, o valor máximo de contraprestação é de R$ 8,06 bilhões, e o de aporte é de R$ 8,9 bilhões.
A operação do trem
O projeto do Trem Intercidades é encabeçado pelo governo do Estado. No âmbito municipal, a Administração campineira acompanha as questões técnicas relacionadas à ocupação do solo e transposição, na área do Complexo Ferroviário, envolvendo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e as Secretarias de Urbanismo e de Cultura e Turismo.
O Trem Intercidades vai percorrer os 101 km entre a capital paulista e Campinas no tempo previsto de 1 hora e 4 minutos.
É um trem de média velocidade, de até 140 km/h. O trajeto deverá ser realizado por um trem com capacidade para até 860 passageiros, em intervalos de até 15 minutos nos horários de pico. O serviço vai da estação Palmeiras-Barra Funda, na Capital, até um novo terminal ferroviário em Campinas, com uma parada curta em Jundiaí.
O Trem Intermetropolitano vai ser um serviço parador com estações em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas.
Com operação prevista de sete novos trens, o percurso será de 44 km e tempo de deslocamento de 33 minutos. A velocidade média será de 80 km/h, com capacidade para transportar 2.048 passageiros em cada trem.
A nova concessionária também será responsável pela operação da Linha 7-Rubi que liga Jundiaí à estação Palmeiras-Barra Funda. A estimativa é que 15 milhões de pessoas em 11 cidades sejam beneficiadas.
Serão geradas mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos.
De acordo com o secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, que é natural de Campinas, o projeto é histórico para os moradores de Campinas e da região, possibilitando que as pessoas que residem e trabalham em cidades diferentes consigam ter mais qualidade de vida.
O valor médio da passagem é de R$ 50 ou menos para o serviço expresso entre São Paulo e Campinas e de R$ 14,05 para o serviço parador intermetropolitano. Já o bilhete da Linha 7-Rubi seguirá a tarifa pública, atualmente de R$ 5.
O evento também contou com a presença do vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, secretários estaduais, presidentes de empresas do Governo de São Paulo, deputados, prefeitos e diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
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