2 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Economia & Negócios

Primeira Porteira Robô do mundo será apresentada em Campinas

Apresentação será no evento Café Com Síndico

Redação Por Redação
20 de janeiro de 2024
em Economia & Negócios
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Primeira Porteira Robô do mundo será apresentada em Campinas

Em franca expansão, o mercado de condomínios não para de apresentar novidades e invenções que prometem facilitar a vida dos moradores e otimizar a gestão do convívio dentro do espaço coletivo. A chegada com força da inteligência artificial já começa a forjar uma revolução também neste setor. Prova disso é que um dos principais eventos responsáveis por lançar as grandes tendências da área, o “Café com Síndico”, que volta a ser realizado em Campinas no próximo dia 25 de janeiro, anuncia para esta edição a apresentação de uma das maiores inovações dos últimos anos neste segmento: a primeira “Porteira Robô” do mundo.

Batizada de “Hellô”, a assistente virtual foi desenvolvida pela startup campineira Homebook, empresa graduada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp e fundada pelo ex-aluno de Ciências Sociais da Universidade e pesquisador, Alcino Vilela.

A solução pioneira é comercializada pelo Grupo Águia Segurança, empresa provedora de soluções de sistemas eletrônicos de segurança, monitoramento de alarmes e videomonitoramento.

 

Mas, afinal, o que é e o que faz essa Porteira Robô?

Para tentar entender como a invenção funciona, é preciso deixar claro que ela está longe de atuar somente na segurança convencional. Equipada com inteligência artificial de ponta, com seus algoritmos capazes de elevar a eficácia de funcionamento a patamares nunca antes vistos, a tecnologia promete ser um divisor de águas no mercado e na rotina dos condomínios.

“Em menos de 2 minutos a porteira robô atende o visitante, registra o seu nome, CPF e foto, chama o condômino por vídeochamada ou grava recado se estiver ausente, abre o portão por biometria facial, avisa se a porta ficar aberta, notifica o disparo dos alarmes de invasão, de cerca elétrica, de incêndio ou de elevador travado. Também faz a reserva de espaços coletivos, registra ocorrências, avisa o recebimento de encomendas, envia comunicados, monitora as câmeras de segurança 24 horas e, se for necessário, notifica situações de pânico durante o reconhecimento facial ao ingressar no condomínio, sendo a única no mundo com essa funcionalidade”, enumera Vilela.

Este último é um ponto que merece ser destacado. A empresa desenvolveu uma tecnologia exclusiva com o objetivo de identificar e notificar situações de pânico a partir do reconhecimento facial das expressões do morador que esteja sofrendo algum tipo de situação de estresse como um sequestro relâmpago, por exemplo.

Em casos como esse, em que o perigo é detectado através do aprimoramento da tecnologia desenvolvida pela empresa, os responsáveis pelo condomínio são imediatamente comunicados pelo sistema para que possam agir.

Além disso, a economia significativa gerada com a robotização do sistema e a plena integração com a IoT (Internet das Coisas) farão com que várias tarefas que antes dependiam dos porteiros ou até mesmo do síndico sejam automatizadas, como: portões, alarmes, sensores, iluminação, motores, exaustores, bombas d’água, sensor de nível de caixa d’água, ar-condicionado, iluminação, etc.

Quem quiser conhecer melhor a Hellô e toda a revolução que a primeira porteira robô do mundo promete fazer em breve é só comparecer ao Café com Síndico para o lançamento oficial no dia 25 de janeiro, no Hotel Premium Campinas, a partir das 14 horas. Lembrando que é necessário se inscrever até o dia 24 de janeiro para ter acesso ao evento.

Além da apresentação da pioneira porteira robô, a primeira edição do ano do evento traz ao debate o tema “Condomínio Inteligente, Sustentável e Seguro”, com a participação do especialista Paulo Ferracini, gerente comercial da empresa Águia Sistemas de Segurança Eletrônica e Monitoramento, que há 25 anos atua na oferta de serviços e soluções em segurança para condomínios e empresas. Sua palestra dará ênfase à necessidade de integração dos sistemas de segurança dentro de cada empreendimento.

A programação do Café com Síndico do dia 25 de janeiro terá a palestra como o tema “CyberCondomínio 5.0 | tecnologias, tendências e desafios para os Condomínios Inteligentes do Futuro”, apresentada pelo pesquisador.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas no site do Café com Síndico: www.cafecomsindico.com/eventos. A entrada é franca para síndicos, subsíndicos, conselheiros, zeladores, porteiros, tesoureiros, presidentes de associações residenciais, gerentes e gestores prediais. Ao final do evento, os participantes poderão confraternizar em um happy hour e os presentes concorrerão a brindes e a um sorteio de R$ 1.000,00.

 

SERVIÇO

Café com Síndico em Campinas/Hortolândia – “Condomínio Inteligente, Sustentável e Seguro”.

Data: 25 de janeiro – Quinta-feira

Local: Hotel Premium Campinas – R. Novotel, 931 – Jardim Nova Aparecida.

Horário: 14h às 22h30

Mais informações: (19) 99766-9075. E-mail: contato@cafecomsindico.com

Inscrições: www.cafecomsindico.com/eventos

Tags: café com o síndicoCampinashellôHomebookInovaçãoporteirarobô
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Dia do Trabalhador: recuperação judicial pode preservar empregos?
Economia & Negócios

Dia do Trabalhador: recuperação judicial pode preservar empregos?

Por Redação
1 de maio de 2026

...

Bayer abre inscrições para programa de estágio com vagas em Paulínia
Economia & Negócios

Bayer abre inscrições para programa de estágio com vagas em Paulínia

Por Redação
30 de abril de 2026

...

Novo Desenrola permitirá uso do FGTS para renegociação de dívidas

Novo Desenrola permitirá uso do FGTS para renegociação de dívidas

29 de abril de 2026
65% das indústrias da região de Campinas apontam impactos na produção com conflito no Oriente Médio

65% das indústrias da região de Campinas apontam impactos na produção com conflito no Oriente Médio

29 de abril de 2026
Acic promove Global Trade Summit 2026 nesta quarta-feira em Campinas

Acic promove Global Trade Summit 2026 nesta quarta-feira em Campinas

29 de abril de 2026
Prévia da inflação oficial de agosto recua 0,14%, diz IBGE

Gasolina e alimentos pressionam e prévia da inflação sobe para 0,89%

28 de abril de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cartórios eleitorais de Campinas mudam de endereço nesta semana

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Praça do Coco: Prefeitura diz que árvores serão substituídas por dois jequitibás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Festa das Nações de Joaquim Egídio tem início nesta quinta-feira em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.