O governo do Estado de São Paulo anunciou que a partir de 2022 o Programa de Ensino Integral (PEI) será estendido para mais 18 escolas estaduais de Campinas. O anúncio da expansão do programa para 778 unidades de todo estado foi feito nesta segunda-feira (12) pelo governador João Doria (PSDB) e pelo secretário estadual da Educação Rossieli Soares. Além de Campinas, na Diretoria de Ensino de Americana, que abrange Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste serão mais 24 escolas no programa e cinco em Sumaré.
No total, serão 1.855 escolas atendidas no modelo. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado.
Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.
“Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros”, disse Doria. “Esse é o governo que fez o maior aumento das escolas de tempo integral. Saltamos para 1.077 escolas em tempo integral com menos de dois anos e no meio de uma pandemia porque acreditamos nesse modelo”, afirmou Rossieli.
Em Campinas serão contempladas as seguintes escolas: Adriana Cardoso, Guido Segalho, Luís Gonzaga de Moura, Moacyr Santos de Campos, Telêmaco Paioli Melges, Vitorio Jose Antônio Zamarion, Wilson Brandao Toffano, Disnei Francisco Scornaienchi, Flavio De Carvalho, Jardim Santa Clara, João Gumercindo Guimaraes, Joaquim Pedroso, Júlio Mesquita, Orlando Signorelli, Patriarca da Independência, Paulo Luiz Decourt, Paulo Mangabeira Albernaz, Ruy Rodriguez
“Com o programa implantado, vejo grandes mudanças socioemocionais dos alunos e professores. Receber propostas diversificadas que incluem as diretrizes do PEI. Sendo projeto de vida o universo a mover a vida acadêmica e o mundo do trabalho. Contemplando os quatros pilares da educação, iremos renascer nos nossos jovens sonhos e perseveranças de um mundo melhor e com cidadão íntegro com conquistas autônomas. A comunidade está em festa, serão 9 horas de grandes realizações e conquistas didáticas”, disse Sirlei Lourenço Medeiros, diretora da Escola Estadual Moacyr Santos de Campos, em Campinas.
Aprendizagem e desenvolvimento
Criado em 2012, de acordo com o governo, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida. O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.
Mais escolas
A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho. O número de PEIs será quintuplicado, em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. A partir de 2022, serão 1.855.
Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 – Educação Integral – prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022.
Os investimentos na jornada integral refletem em melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já no primeiro ano de implantação do programa, segundo o governo.
O crescimento de alunos atendidos pela iniciativa também é destacado por Rossieli. “Em 2019, eram 135 mil estudantes nas 417 PEIs. Em março deste ano, saltamos para 437 mil alunos, um crescimento de 224%”.
De acordo com o estado, as escolas PEI cresceram 1,2 pontos no IDEB 2019, enquanto as regulares, 0,6. Das escolas estaduais de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs e 9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs.