9 de agosto de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Programa une estudantes campineiros a crianças refugiadas da Venezuela

Meninos e meninas do Notre Dame arrecadam livros e mandam cartas a refugiados em Roraima

Tote Nunes Por Tote Nunes
15 de maio de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Crianças venezuelanas em abrigo instalado em Roraima, no ter do Brasil. Foto: Divulgação \ Joca

Crianças venezuelanas em abrigo instalado em Roraima, no ter do Brasil. Foto: Divulgação \ Joca

Realizado em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e apoio da Hands On Human Rights, um programa que atende a crianças refugiadas venezuelanas em Roraima, no norte do Brasil, ganhou corações e mentes de pequenos estudantes campineiros.

Realizado pelo jornal Joca – especializado em informações para o público infanto-juvenil – o programa foi batizado de Mi Casa, Tu Casa, Minha Casa, Tua Casa – e promove a interação entre as crianças refugiadas e estudantes brasileiros.

De um lado, o projeto estimula a arrecadação de livros e outras publicações para o público infanto-juvenil, que posteriormente, serão levados até um dos 13 abrigos instalados em Roraima onde, segundo a ONU, vivem 6.600 venezuelanos, sendo 47% das pessoas de até 17 anos.

Cartinhas escritas à mão e enviadas em envelopes, pelos Correios, estão em espanhol 

Mas há uma outra forma de interação, que vem comovendo estudantes e professores. As crianças vão trocar cartas, destas escritas à mão e colocadas em envelopes e depois enviadas pelos Correios. Mais que isso. As crianças brasileiras estão escrevendo as cartas em espanhol.

“Imagine a alegria dessas crianças venezuelanas ao verem uma carta de um coleguinha brasileiro, escrita em espanhol?”, pergunta a professora Maria Riera, uma venezuelana do Estado de Lara, mas que vive no Brasil já há quase 20 anos e que é a coordenadora do projeto no Colégio Notre Dame, em Campinas – um dos estabelecimentos de ensino engajados no programa apoiado pela ACNUR.

Ela incluiu no programa crianças das 6ª e 7ª séries – meninos e meninas entre 11 e 12 anos – e com elas tem provocado um mobilização na escola. “Acho que essas crianças nunca escreveram uma carta. Já nasceram com e-maill, wattsApp, redes sociais”, diz.

“Já temos muitos livros a serem entregues. Teve uma aluna, por exemplo, que saiu pelas livrarias da cidade pedindo contribuição. Ela ia num determinado lugar e gravava tudo, para mostrar a mobilização e o engajamento das pessoas”, conta a professora com orgulho.

“Um outro grupo, espalhou bilhetes nos elevadores do condomínio, pedindo contribuições e estimulando a participação de pais e vizinhos”, acrescentou ela. “No final de um dos bilhetes eles escreveram assim: ‘Quem puder, por favor ajude. Ass: pessoas que se importam em ajudar o próximo: crianças’. Um coisa linda, comovente”, avalia a professora.

 

 

Maria Riera conta que as cartas trazem informações sobre o modo de vida de cada um – como é lugar onde moram, hábitos do cotidiano, curiosidades sobre a cidade  e essa parte do Brasil. “Eles escrevem muito sobre comida brasileira. Falam de coxinha, Carnaval, futebol”, conta. “Um deles escreveu que, quando se encontrassem, iria apresentar ao venezuelano o melhor time de futebol do Brasil – o Guarani Futebol Clube”, conta a professora.

A professora diz que o projeto é importante também por um outro aspecto. “Muitas vezes as pessoas acham que refugiados são apenas aqueles da Síria ou de outros países distantes. O projeto nos mostra que temos refugiados aqui, ao nosso lado”, advertiu a educadora. Ao todo, o Notre Dame conta com cerca de 350 alunos envolvidos no projeto.

O programa de arrecadação de livros e o prazo para o envio das cartas termina no dia 24 deste mês. A intenção é que os livros e cartas sejam encaminhados para Roraima na primeira semana de junho.

 

Missão

“Acreditamos que a leitura possa levar conforto a essas crianças e adolescentes, permitindo que continuem projetando seu futuro”, diz Stéphanie Habrich, diretora executiva e fundadora do Joca. “Mas os benefícios da ação vão além e também chegam aos jovens que se envolvem pelo Brasil. É uma oportunidade única de interagir com o que está acontecendo em nosso país vizinho. Ao participarem da ação, os jovens serão os protagonistas dessa missão, colocando o projeto em pé”, avalia ela

“O projeto Mi Casa, Tu Casa tira o protagonismo dos adultos, entregando-o aos jovens”

“Quem poderia mudar essa realidade não o faz. São adultos que carregam ideias fixas e preconceituosas. O projeto Mi Casa, Tu Casa tira esse protagonismo dos adultos, entregando-o aos jovens”, diz o conselheiro na Hands On Human Rights, Edgard Raoul.

“A partir do momento em que os jovens se conhecem e se entendem como seres humanos, qualquer diferença sobre nacionalidade, religião e cultura desaparece”, diz ele.

 

Como participar

O projeto do jornal Joca incentiva que seus leitores, escolas e outras instituições de ensino participem da arrecadação de livros voltados ao público infanto-juvenil tanto na Língua Portuguesa como da Língua Espanhola. Os livros podem ser enviados para a sede da Editora Magia de Ler, responsável pela publicação do jornal Joca.

Para facilitar o envio de respostas dos venezuelanos que quiserem trocar mensagens, serão enviados para os abrigos selos postais, papel e canetas.

O Joca ainda convida os participantes a escreverem uma dedicatória às crianças e jovens venezuelanos nos exemplares arrecadados, bem como cartas que contêm um pouco sobre os costumes e cultura de sua região, com a intenção de integrar as crianças que estão chegando ao País com as brasileiras, por meio do compartilhamento de suas experiências.

Para facilitar e possibilitar o envio de respostas dos venezuelanos que quiserem trocar mensagens, também serão enviados para os abrigos selos postais, papel e canetas.

Além disso, há uma campanha de crowdfunding, disponível no site http://conteudo.jornaljoca.com.br/mi-casa para cobrir as despesas do projeto, tais como a logística de entrega de livros e materiais para montagem dos armários-biblioteca, transporte e alimentação de equipe.

O incentivo é para que jovens de todo o país coloquem suas ideias em prática usando a criatividade – como unir a turma da escola para uma doação em conjunto, por exemplo.

Tags: ACNURCampinasEducaçãoHora CampinasJoca. ONU
CompartilheCompartilheEnviar
Tote Nunes

Tote Nunes

Notícias Relacionadas

A vacinação com a BCG é recomendada logo após o nascimento. Foto: Divulgação

Dário pede reunião com ministro para discutir falta de vacinas

9 de agosto de 2022
Até o momento, a segunda dose de reforço em Campinas é liberada para a população a partir de 40 anos. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Cidade de SP libera 4ª dose para população a partir de 18 anos

9 de agosto de 2022
Uma nova frente fria se aproxima e faz as temperaturas caírem na região de Campinas. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Virada no tempo: ventos fortes e queda acentuada de temperatura

9 de agosto de 2022
Nova sede da IMA no bairro São Bernardo: salários de R$ 1.447,11 até R$ 4.852,50 Foto: Claudinei Fortes/Divulgação

IMA divulga resultado de concurso público em Campinas; confira a lista

9 de agosto de 2022
Projeção da Acic: no varejo físico a expansão deve ser de 5,71% na Região Metropolitana de Campinas e de 16,54% em Campinas - Foto: Canva/Divulgação/Acic

Comércio eleva projeção de vendas para o Dia dos Pais

9 de agosto de 2022
Operação da PF contra o tráfico internacional de drogas: investigação a partir da apreensão de 16kg de cocaína escondidos dentro de um falso transformador - Foto: Divulgação PF

PF faz operação contra tráfico internacional de drogas a partir de Viracopos

9 de agosto de 2022






  • Carlos Brickmann
    Chumbo Gordo
  • Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Daniela Nucci
    Moda e Beleza
  • Flávio Benetti
    Vem de Boas
  • João Nunes
    Sala de Cinema
  • Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Retratos da Juventude
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Tadeu Fernandes
    Saúde
  • Thiago Pontes
    Ponto de Vista
  • Walmando Fernandes
    Conexão Seguro

Populares

  • Prouni: resultado da primeira chamada para o segundo semestre de 2022 é divulgado - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

    Resultado da 1ª chamada do ProUni 2022 do segundo semestre é divulgado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Antiga fábrica Chapéus Cury desaparece da paisagem urbana de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Rodeio de Indaiatuba está de volta! Confira a programação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas Shopping recebe a exposição ‘Mundo Jurássico’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Amigos e parentes despedem-se de Fabinho de Souza, servidor da Sanasa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist