O projeto “Caminhos do Brincar” transformou o trajeto percorrido diariamente por crianças e seus cuidadores entre suas casas e o Centro de Educação Infantil (CEI) Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, no bairro Satélite Íris. A entrega pela Prefeitura de Campinas do novo entorno ocorreu na última quarta-feira (11).
A proposta requalificou o entorno da escola, especialmente na Rua Fernando Pereira Neto, criando um espaço de proximidade com área de convivência, lazer e conforto para as famílias da região. A ação estimula a mobilidade segura na primeira infância e promove interações urbanas saudáveis no caminho até a escola.
O projeto é fruto de parceria entre a Prefeitura de Campinas, o Plano Primeira Infância Campineira (PIC), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes. A iniciativa é da Fundação Feac, com o desenvolvimento do escritório de arquitetura e urbanismo Ateliê Navio.

Caminhos do Brincar quer reforçar a segurança infantil
O objetivo do “Caminhos do Brincar” é reforçar a segurança infantil no entorno da escola e proporcionar espaços que estimulem o brincar. Para isso foram feitas intervenções no trânsito de duas ruas que passaram a ter sentido único de circulação nos trechos que recebem o projeto.
Também foram alterados os limites de velocidade na região, para a criação da chamada “Zona Calma” onde a velocidade permitida era de 50 e 40 quilômetros por hora (km/h), com a implantação do Caminhos do Brincar passou a ser de 30 km/h.
“Essa é uma intervenção fantástica que dá mais acolhimento e melhora o ambiente no entorno dessa escola aqui no Satélite Íris. É um projeto-piloto, que tenho certeza que vai dar certo e será expandido para outras unidades educacionais”, afirmou o prefeito Dário Saadi.
O prefeito reforçou também que o projeto foi uma iniciativa da Feac que investiu em toda a infraestrutura para criar um espaço lúdico no entorno do Centro Infantil. Para garantir a segurança para os alunos, a Emdec providenciou as intervenções necessárias no trânsito local.

Dinâmica de circulação
As mudanças promovidas no entorno da unidade foram iniciadas em outubro de 2024 e incluem alterações na dinâmica de circulação na região, colocando as crianças atendidas pela escola e seus cuidadores como figuras centrais. Para isso, foram usadas estratégias de urbanismo tático, que usa soluções de baixo custo e de rápida implementação para melhorar o desenho de uma via ou espaço público.
O superintendente socioeducativo da Fundação Feac, Jair Resende, contou que uma das missões da FEAC é atuar na área da infância, sobretudo, nas zonas de maiores vulnerabilidades.
“Aqui no Satélite Íris, implantamos a primeira zona calma focada na segurança e no desenvolvimento da criança no entorno de um equipamento público. Ou seja, de uma escola de educação infantil, e já estamos pensando, junto com a Prefeitura, em levar isso para outros territórios da cidade”, falou.
Para a diretora do Centro de Educação Infantil, Jacqueline Gimenez, o projeto Caminhos do Brincar, acima de tudo, é garantia de direito para as infâncias do território noroeste de Campinas.

“Nós nos sentimos privilegiados em participar dessa iniciativa da Prefeitura de Campinas junto com a Feac e o Ateliê Navio para trazer mais qualidade de infância, de convivência, de conhecimento para as crianças que são atendidas aqui pelo CEI. Somos uma parte pequena desse projeto e queremos, cada vez mais, a comunidade dentro da creche porque trabalhamos para a população, para as crianças e suas famílias”, enfatizou.
De acordo com a direção, ter as crianças perto da escola, brincando, conversando, contando histórias, em um espaço adequado é garantir qualidade de vida para a infância. “Garantia de presente e de futuro”, disse.











