Pouco mais de um ano após o início das aulas do projeto “Ginástica Rítmica – Formando Cidadãos”, em Amparo, pais, alunos e professores comemoram os resultados e as mudanças de comportamento das 160 crianças atendidas gratuitamente.
Entre os relatos de mudanças estão o uso menos frequente de eletrônicos como tablets e celulares, o aumento das amizades e das interações presenciais, mais disciplina e mais saúde, além de alterações no corpo, que ficou mais flexível, e a abertura de uma perspectiva de futuro com o esporte. O principal objetivo da ação é utilizar a ginástica como ferramenta de inclusão e responsabilidade social.
“Minha filha se desenvolveu demais”, diz Denise Guarizo de Lazari, mãe da Heloísa, de 10 anos.
“A autoestima e a coordenação motora melhoraram. Ela era meio preguiçosa, mas com a ginástica rítmica entrou num ritmo melhor. Diminuiu o uso de equipamentos eletrônicos, a parte tecnológica. Agora, ela tem ânimo para fazer uma caminhada com a gente, andar de bicicleta. Está mais ativa e muito menos sedentária”, completa. “Ela também está mais solta, era muito tímida e retraída. Melhorou, inclusive, na parte dos estudos, ela está indo melhor depois que começou a frequentar o projeto”, afirma.
Outro que percebeu uma diferença na rotina da filha em função das atividades foi Júlio César Spagiari, pai da Ana Beatriz, de 7 anos. “É uma oportunidade para praticar esporte e conhecer pessoas novas, tem sido muito bom para ela. Mesmo quando não está nas aulas, ela fica em casa brincando com o arco (um dos instrumentos da GR). Se deixar, ela fica o dia inteiro com ele. Com isso, acabou deixando de usar o tablet”, observa.
Além dessas transformações individuais, o projeto também apresenta resultados esportivos. Já revelou uma atleta para a equipe oficial do Município, que disputa competições estaduais, e selecionou dez alunas para uma competição, em junho, que teve a presença de equipes de outras cidades e regiões do Estado. Os resultados foram animadores.
O projeto
No primeiro ano, as aulas foram em dois núcleos: no Floresta Atlético Clube e na creche São Cristóvão. Neste segundo ano, além da creche, são outros dois locais: o Educandário Nossa Senhora de Amparo e o Amparo Atlético Clube. Nos dois primeiros, as vagas são voltadas para alunos das instituições, enquanto no terceiro foram abertas para toda a população da cidade. As aulas acontecem três vezes por semana.
O trabalho começou no segundo semestre de 2022. Todos os alunos receberam kits com uniformes completos para a prática do esporte que incluem sapatilha, collant, shorts e agasalho. Durante as atividades também há distribuição de lanches. O interesse foi tão grande que as vagas estão esgotadas e há uma lista de espera para o caso de eventuais desistências. Os interessados devem procurar os locais das aulas para mais informações.
Espelho
“Eu comecei na ginástica muito pequeno e acabei me apaixonando pela modalidade”, comenta o professor Vinícius Augusto César da Conceição, que dá aulas no projeto da GR de Amparo. “Esse contato com o esporte tem muita relação com a minha escolha profissional. Hoje sou professor de educação física, e isso se deve, em grande parte, a essa relação com a ginástica. Tento passar para meus alunos e alunas um pouco de tudo que eu aprendi.”
O projeto é uma realização da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, através da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esporte, do Governo do Estado de São Paulo e tem patrocínio da Ypê (Química Amparo) e Fernandez Indústria de Papel.
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