10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Educação e Cidadania

Projeto “Coração na Escola” capacita alunos e colaboradores de escolas para situações de emergência

Iniciativa, que será lançada nesta quarta-feira, deve revolucionar educação em saúde em Campinas para salvar vidas

Redação Por Redação
13 de agosto de 2024
em Educação e Cidadania
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Projeto “Coração na Escola” capacita alunos e colaboradores de escolas para situações de emergência

Projeto visa ensinar para alunos, professores e colaboradores de escolas públicas e privadas as principais noções em suporte básico de vida (SBV). Foto: Divulgação

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), o Hospital e Maternidade São Luiz Campinas (HSLC), da Rede D’Or, e a Surgical Educação lançam em Campinas, na próxima quarta-feira (14), o projeto “Coração na Escola”, que visa ensinar para alunos, professores e colaboradores de escolas públicas e privadas as principais noções em suporte básico de vida (SBV), com foco na ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e desobstrução das vias aéreas (desengasgo), técnicas que podem salvar vidas.

A iniciativa conta ainda com o apoio do Programa Primeira Infância Campineira (PIC), da Prefeitura de Campinas, e do Movimento “Vai Lucas”.

O lançamento do projeto, nesta quarta-feira, ocorrerá em dois colégios: às 7h30, no Instituto Educacional Dona Carminha, no bairro Vila Lemos, e à tarde, no Instituto Educacional Imaculada, no Jardim Guanabara, a partir das 13h30. Posteriormente, a ação seguirá por outras instituições de ensino como o Centro Educacional de Assistência Social Menino Jesus de Praga.

 

O projeto:

Desde 2018, é obrigatória a capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação, após a criação da “Lei Lucas” (Lei nº 13.722/2018), criada após a morte do menino Lucas Begalli, de 10 anos, em 2017, por asfixia durante um passeio escolar.

Recentemente, em 2022, outro incidente com a morte de um aluno por parada cardiorrespiratória durante uma aula de educação física na cidade de Campinas reacendeu a discussão sobre o tema.

O projeto “Coração na Escola” inova ao levar o foco da capacitação para os alunos, para que jovens e crianças saibam como agir e salvar vidas.

“O projeto “Coração na Escola” é fruto do compromisso das entidades promotoras em promover a saúde e a mudar o futuro em nossa comunidade. Ao capacitar nossos jovens e educadores, estamos não apenas preparando-os para agir em situações de emergência, mas também criando multiplicadores de conhecimento que podem salvar vidas em suas famílias e bairros”, afirma o médico Marcelo Amade Camargo, vice-presidente da SMCC, diretor clínico do Hospital São Luiz Campinas e um dos idealizadores do projeto.

“Estamos investindo no futuro da nossa sociedade para evitar a repetição de episódios tristes como os que ocorreram no passado. O diferencial do “Coração na Escola” é o nosso propósito de mudar a cultura. Por isso, incluir os alunos e capacitar jovens para que possam agir com eficiência e salvar vidas é o nosso grande diferencial”, destaca Luiz Guilherme Calderon, cofundador do Projeto.

Para Andréa Zamora, cocriadora da Lei Lucas e tia do menino que dá nome à lei, é muito importante este tipo de capacitação. “Primeiros-socorros são os 10 minutos de ouro, os 10 minutos que salvam vidas e que fazem a diferença entre a vida e a morte ou uma vida com sequelas.  Qualquer pessoa pode aprender e estar preparado a salvar a vida de alguém”, reforça.

A primeira etapa do projeto envolve ações intensivas em escolas públicas e privadas. Professores e alunos participarão de turmas com até 60 pessoas, divididas em blocos para uma melhor experiência de aprendizado.

Os instrutores são qualificados e certificados pela American Heart Association, contando ainda com a participação de médicos e enfermeiros da SMCC e do Hospital São Luiz Campinas. “A presença de profissionais experientes agrega valor e credibilidade ao projeto, oferecendo um aprendizado de excelência”, destaca o médico Bruno Pereira, presidente do Grupo Surgical.

O projeto adota metodologias ativas de aprendizagem, utilizando simuladores para prática imersiva e total engajamento dos participantes. Além disso, folders informativos impressos com resumos dos tópicos abordados e informações adicionais serão distribuídos, facilitando o acesso ao conteúdo.

 

Capacitação

As capacitações abordarão, de forma prática e teórica, temas como asfixia e desobstrução das vias aéreas em adultos, crianças e bebês, segurança da cena e das pessoas ao redor, acionamento do serviço de emergência, reconhecimento e tratamento da parada cardiorrespiratória (PCR), compressões torácicas em diferentes faixas etárias, uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e atendimento a desmaios e convulsões.

O “Coração na Escola” é mais do que um projeto educacional, é uma iniciativa que promete criar uma cultura de prevenção e prontidão em emergências médicas, impactando positivamente toda a comunidade de Campinas.

“Com essa parceria, a cidade de Campinas dá um passo significativo na promoção da saúde e no fortalecimento da educação em suporte básico de vida, tornando-se um exemplo para outras cidades”, concluem Dr. Marcelo e Luiz Guilherme.

Interessados em apoiar ou levar para sua escola o projeto “Coração na Escola” podem fazer contato pelo e-mail info@coracaonaescola.com.br.

 

SERVIÇO

Lançamento do programa “Coração na Escola”

Data: quarta-feira (14)

7h30: Instituto Educacional Dona Carminha. Rua Alaíde Nascimento de Lemos, 532 – Vila Lemos, Campinas

13h30: Instituto Educacional Imaculada. Avenida Barão de Itapura, 1735 – Jardim Guanabara, Campinas

Tags: Campinascapacitaçãocoraçãoescolaestudantesprimeiros socorrosprojetoSMCC
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

OSCs de Campinas podem concorrer a prêmio de R$ 20 mil
Educação e Cidadania

OSCs de Campinas podem concorrer a prêmio de R$ 20 mil

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Processo Seletivo Unificado para ingresso na pós-graduação da Unesp abre inscrições
Educação e Cidadania

Processo Seletivo Unificado para ingresso na pós-graduação da Unesp abre inscrições

Por Redação
8 de agosto de 2026

...

Impacto das telas na saúde mental já é debatido em 80% das escolas

Impacto das telas na saúde mental já é debatido em 80% das escolas

7 de agosto de 2026
Últimos dias de inscrições para curso gratuito de empreendedorismo

Últimos dias de inscrições para curso gratuito de empreendedorismo

6 de agosto de 2026
Escolas iniciam inscrições de alunos para concurso musical com foco nos 20 anos da Lei Maria da Penha

Escolas iniciam inscrições de alunos para concurso musical com foco nos 20 anos da Lei Maria da Penha

5 de agosto de 2026
Unicamp de Portas Abertas receberá 45 mil estudantes no campus de Barão Geraldo

Programa Unicamp de Portas Abertas: UPA 2026 espera mais de 50 mil estudantes

4 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Atropelamento na Bandeirantes, em Campinas, deixa um morto e outro ferido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.