Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e global, é natural que as qualidades interpessoais ganhem destaque entre profissionais. E, quando falamos de comunicação, estamos falando sobre uma das principais competências da atualidade. Na verdade, saber se comunicar, no fundo, é uma habilidade mínima.
Ainda mais neste contexto híbrido, que precisamos nos expressar de maneira eficiente tanto no ambiente presencial como no virtual que, diga-se de passagem, oferece inúmeras variáveis comunicacionais, como texto, vídeo, áudio ou tudo isso junto, misturado e ao mesmo tempo.
Mas, não se preocupe, ao contrário do que dizem por aí, essa habilidade – de se comunicar bem – pode ser adquirida com treino e muita leitura.
Quem se comunica nunca está só. Por isso, é importante manter o foco e a clareza na mensagem e conhecer bem o receptor ou a receptora da informação.
Para te ajudar nesta jornada, separei cinco práticas que podem potencializar a sua comunicação. Tome nota:
#1. Tenha sempre um foco em mente
Para início de conversa, toda boa comunicação deve ter um foco, independente do formato. É preciso que a mensagem tenha começo, meio e fim – para que o discurso não se disperse e você consiga alcançar a outra pessoa sem nenhum tipo de obstáculo.
#2. Saiba com quem está falando
Conhecer o receptor ou a receptora é uma ajuda e tanto, pois é esta pessoa que dará o “tom” da sua mensagem. Avalie se deve usar formalidades ou se cabe um diálogo mais descontraído. Desta forma, a comunicação flui melhor e o entendimento da mensagem é garantido.
#3. Escreva, leia e faça isso de novo
Escrever uma mensagem de forma correta e clara requer muito treino. Por isso, a prática mais adequada é: escrever, ler, reescrever e ler novamente. Esses passos possibilitam que erros sejam mais facilmente detectados.
#4. Use, sempre, a didática
Independente de quem seja o receptor ou receptora da mensagem, usar a didática é o lema da boa comunicação. Evite termos técnicos ou em outros idiomas. Caso seja necessário usá-los, traduza o termo em seguida. Sempre que o formato da mensagem permitir, use e abuse de imagens e vídeos.
#5. Sem desculpas: leia bastante
Essa prática é fundamental para uma boa comunicação. Afinal, é no exercício da leitura que você aprende novas palavras e novos jeitos de escrever. Se não tiver o hábito de ler, tente começar aos poucos até tornar essa atividade diária. Começar por conteúdos agradáveis ajuda a manter o ritmo.
Agora, você deve estar se perguntando: se eu colocar todas estas dicas em prática minha comunicação vai melhorar? A resposta é sim. E não.
Lembre-se que suas atitudes comunicam muito mais do que suas palavras. Então, por exemplo, não adianta dizer para seus familiares que é importante manter a casa em ordem e organizada se você deixa suas coisas espalhadas por todos os cantos. Sacou?
Flávio Benetti é professor, palestrante, publicitário e especialista em Comunicação interna e endomarketing. Considera-se um cara apaixonado pela vida, curioso por natureza, fã de tecnologia, design e fotografia