USP e Unicamp são as únicas universidades brasileiras a figurar no THE World Reputation Ranking 2025, que lista as 300 instituições do mundo com maior reputação acadêmica. A universidade de Campinas figura na posição de 151-200, enquanto a USP é a única universidade latino-americana a aparecer entre as 150 primeiras colocadas.
Além de USP e Unicamp, apenas mais uma universidade latino americana está entre as 200 melhores do mundo, a Universidade Nacional Autônoma do México (151-200). Entre asmelhores também estão a Pontifícia Universidade Católica do Chile (201-300) e a Universidade de Buenos Aires (201-300).
Na edição anterior do ranking, a Unicamp havia integrado o grupo das posições 151-175. A classificação, porém, mudou. Nesta edição, o ranking ampliou o número de universidades classificadas. Saiu de 200 do ano anterior para 300 agora. Na atual lista, as cem melhores universidades têm pontuações detalhadas e as demais são agrupadas nas posições 101-150, 151-200 e 201-300.
O ranking 2025 mostra que, na comparação com o ano anterior, a Unicamp ficou mais bem colocada nas áreas de ciências sociais e educação e manteve a posição em seis outras áreas: artes e humanidades, economia e administração, ciências de computação, ciências físicas, medicina e saúde e ciências da vida.
Na posição 101-150, a USP se equipara a instituições como a Universidade de Barcelona (Espanha), a Universidade de Tübingen (Alemanha), o Instituto de Tecnologia de Tóquio (Japão) e a Universidade Estadual de Ohio (Estados Unidos).
Pelo 14º ano consecutivo, a Universidade de Harvard lidera o ranking, seguida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e pela Universidade de Oxford, empatados na segunda colocação.












