A Secretaria de Saúde de Campinas realiza neste sábado (12) o 6º mutirão municipal de 2025 para prevenção e combate à dengue.
A mobilização acontece das 8h às 12h em cinco bairros da região Sudoeste. São eles:
Núcleo Residencial Vila Vitória
Conjunto Mauro Marcondes
Conjunto Habitacional Vida Nova 1
Conjunto Habitacional Vida Nova 2
Parque Aeroporto
O mutirão reúne pelo menos 150 agentes da Saúde, trabalhadores de Serviços Públicos, funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas e integrantes do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses.
O ponto de encontro dos profissionais será às 8h no Centro de Educação Infantil (CEI) Dulcineia Regina Bittencourt Alves, que fica Rua Plínio de Moraes, 117, no Conjunto Habitacional Vida Nova.
Os locais foram escolhidos a partir da análise epidemiológica, que considerou o potencial de transmissão da dengue nas últimas quatro semanas.
A Administração repete a estratégia de usar um drone para localizar grandes criadouros como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono.
Entre 1º de janeiro e 11 de abril, Campinas contabilizou 19.021 casos de dengue. Três pessoas morreram.
Os trabalhadores da Impacto usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Todos vestem calça cinza, e têm crachá. Já os agentes de saúde usam identificação da Prefeitura. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo 199, da Defesa Civil.
O mutirão é multissetorial e conta com apoio de profissionais das secretarias de Habitação, Educação, Desenvolvimento e Assistência Social, Trabalho e Renda, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, além da Guarda, Defesa Civil, Sanasa e Emdec.
A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico.
“Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação”, alerta a Pasta.
Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.
Mais informações estão no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br.











