A região da Serra da Mantiqueira tem se notabilizado por um crescimento sustentável e consistente do enoturismo nos últimos anos. Essa expansão se dá por conta da qualificação da rede de serviços, da busca por produtos enogastronômicos de excelência e pela profissionalização dos segmentos de apoio e fomento ao setor, sejam públicos ou privados. Nesta cadeia entram iniciativas de capacitação de famílias e empresas que vivem do enoturismo e também projetos de fortalecimento mútuo, com visão estratégica do marketing.
É neste contexto que a Mantiqueira ganha nesta quinta-feira (10) um projeto de relevância enonômica e turística que busca alinhar os diferenciados empreendimentos da região num esforço comum. Trata-se da Rota dos Vinhos, iniciativa de um grupo independente que tem pelo menos três objetivos bem claros: fortalecer a economia local, aumentar a permanência de turistas na região e apoiar os empresários, de pequeno, médio ou grande perfis.
A Rota dos Vinhos da Mantiqueira identificou, segundo os seus idealizadores, uma lacuna a ser ocupada na região: unir os empresários, funcionários e gestores em torno de um projeto maior de fortalecimento mútuo. “A Rota dos Vinhos busca trazer visibilidade para o enoturismo na região e fortalecer o cooperativismo entre as vinícolas. A ideia é que uma divulgue a outra e aumente o desenvolvimento do comércio local”, afirma Clarissa Oliveira dos Santos, sócia e uma das responsáveis pelo projeto.
“Acreditamos que isso possa se tornar um grande círculo virtuoso, ou seja, as vinícolas possam indicar as pousadas, que indiquem outros comércios e assim a gente possa trazer essa corrente do bem, de divulgação mútua”, explica Clarissa.
O projeto está sustentado em dois municípios de alta relevância turística, cidades que reúnem belezas naturais, clima aconchegante para quem gosta de temperaturas mais amenas e um circuito enogastromômico e hoteleiro muito apreciado. Campos do Jordão, por exemplo, é considerada uma espécie de Suíça brasileira, com forte vocação para o turismo, além de ser um polo de malhas, chocolates e delícias gastronômicas. O outro município é São Bento do Sapucaí, com suas paisagens deslumbrantes e atrativos para esportes de aventura, como montanhismo, escalada e trilhas por bikes e veículos 4X4. O conjunto rochoso da Pedra do Baú é o grande destaque, atraindo amantes da natureza e observadores das imagens belas da vida.
“Acreditamos que podemos contribuir bastante com o enoturismo da região. A gente acha que é um novo marco, a nova era do turismo”, define Clarissa
Inauguração on-line
O trabalho de conectar as vinícolas, as pousadas e as atrações tem ocorrido de maneira virtual, em respeito ao distanciamento e aos protocolos sanitários em razão da pandemia do novo coronavírus. Essa preocupação, inclusive, tem mobilizado todos os empresários da região atendida pela Rota dos Vinhos da Mantiqueira. Eles entendem que respeitar as regras é vital não só do ponto de vista sanitário, mas também econômico, já que os turistas, em sua maioria, valorizam espaços que não geram aglomeração e que passam segurança e conforto aos clientes.
E, em tempos de pandemia, a inauguração da Rota nesta quinta-feira (10 de junho) será totalmente remota. Proprietários de pousadas e das vinícolas, além de gestores do enoturismo regional, estarão reunidos virtualmente para celebrar o projeto. Para isso, uma sala de plataforma on-line foi criada para agregar todos os envolvidos.
O projeto
Além da divulgação em si e da união dos empreendedores, a Rota dos Vinhos da Mantiqueira vai oferecer ao turista uma oportunidade de fazer o circuito de visitação para que ele tenha a experiência de conhecer lugares incríveis e saber mais sobre cada um dos negócios ali instalados, parte deles resultado de décadas de investimento e de sonhos acalentados por famílias há várias gerações. O turista será incentivado a percorrer, por exemplo, as vinícolas participantes do projeto. Em cada um desses lugares, ele terá uma espécie de carimbo de passagem. Para isso, o time da Rota criou uma passaporte exclusivo para orientar e organizar as visitas e as passagens.
Além disso, os empresários que se uniram em todo da ideia exibirão em suas propriedades um mapa que dimensiona o roteiro de visitas e que dá uma ideia geográfica do que o turista vai encontrar. A Rota está organizada no chamado Triângulo das Serras, um conjunto de vértices que perfaz os municípios de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Sapucaí-Mirim e Santo Antônio do Pinhal.
“O objetivo do projeto é realmente essa conexão. Trazer essas atrações turísticas, ajudando o produtor local”, finaliza Clarissa