10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Turismo

Rotas do Vinho de SP jogam luz no enoturismo e valorizam regiões produtoras

O programa nasceu após a interlocução do governo de São Paulo com o empresariado do Interior paulista e produtores de vinho

Redação Por Redação
30 de agosto de 2024
em Turismo
Tempo de leitura: 6 mins
A A
Rotas do Vinho de SP jogam luz no enoturismo e valorizam regiões produtoras

Tarcísio durante o lançamento do projeto Rotas do Vinho de SP: programa nasceu após a interlocução do governo de São Paulo com o empresariado do Interior paulista e produtores de vinho - Foto: Divulgação

O estado de São Paulo já é uma potência enoturística, com regiões que historicamente vinham agregando ao PIB paulista a sua contribuição cultural, familiar e produtiva. Agora, toda essa força vitivinícola está devidamente organizada,identificada e catalogada com a criação do inédito programa Rotas do Vinho de SP. O projeto acaba de ser lançado em cerimônia concorrida no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. O evento estava lotado de gestores de vinícolas instaladas no estado e de lideranças do agro que há décadas estão trabalhando com a viticultura.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Repub), mostrou-se entusiasmado na cerimônia. Ele exaltou a força do segmento e parabenizou os idealizadores do projeto. O programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico regional e sustentável com geração de emprego e renda para a população, reconhecimento das vocações regionais e incentivo à produção de vinho em São Paulo.

 

Ao fazer esse movimento, o estado paulista chama atenção para a valorização do potencial econômico, turístico e, sobretudo, cultural da viticultura.

 

A ação é intersecretarial, ou seja, mobilizou várias pastas do governo paulista, o que deu ao programa um selo de grande evergadura. Na prática, o projeto vai incentivar o enoturismo em cinco regiões do Estado. Campinas é considerado um enodestino (veja mais abaixo).

“Hoje é um dia de celebrar mais uma vitória. Com o programa Rotas do Vinho de São Paulo, vamos impulsionar o turismo. E devemos isso à cadeia produtiva do vinho que acreditou nesse projeto fantástico,” afirmou Tarcísio.

“Descobrindo quais são as vocações econômicas de cada região, apoiamos e desenvolvemos novos negócios. E o mais importante de um programa como esse é que agora todo mundo vai saber que em São Paulo tem vinhos de altíssima qualidade. Temos também os melhores vinhos do Brasil”, acrescentou o governador.

A cerimônia de lançamento do programa contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, dos secretários Arthur Lima (Casa Civil), Roberto de Lucena (Turismo e Viagens), Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico) e Marília Marton (Cultura, Economia e Indústria Criativas), Vahan Agopyan (Ciência, Tecnologia e Inovação), além de parlamentares, gestores e representantes de entidades e produtores da cadeia produtiva paulista do vinho.

Entre as lideranças que têm papel essencial no projeto é a presidente da Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados do Estado de São Paulo, Célia Pinotti Carbonari. Ela é sócia-proprietária da Vinícola Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí, próximo a Campos do Jordão, na Mantiqueira Paulista.

“No Estado de São Paulo, os cenários encantadores escondidos entre colinas, vales e serras, além das culturas diversas, convidam à aventura e revelam lugares surpreendentes onde o vinho e suas vinícolas abrem as portas para novos roteiros”, escreveu Célia na revista digital que marcou o lançamento do projeto Rotas do Vinho de SP e da qual foi a curadora e responsável pelo projeto editorial. O portal Hora Campinas apoiou o desenvolvimento do conteúdo.

 

No evento, Célia Carbonari destacou que tinha uma “missão importante” por ser a “porta-voz” dos 220 colegas produtores de vinho no estado de São Paulo. “Foi uma noite memorável”, resume Célia.

 

Célia Carbonari durante evento no Palácio dos Bandeirantes: “Noite memorável – Foto: Divulgação

 

Clique aqui para baixar e ler a revista

 

Como nasceu a ideia

O programa nasceu após a interlocução do governo de São Paulo com o empresariado do Interior paulista e produtores de vinho. Aproveitando da boa fase da produção de vinho no estado, que registrou um aumento de 800% no número de videiras destinadas à vitivinicultura em 2023, a iniciativa conectou o conjunto de 66 vinícolas, inclusive premiadas em concursos nacionais e internacionais, que oferecem, além do vinho que é produzido, experiências para os visitantes e turistas.

 

Ao todo, cinco rotas foram traçadas para convidar os visitantes a conhecer os sabores e as belezas da cultura vinífera do estado.

 

São elas, Rota da Alta Mogiana (Ribeirão Preto e região); Rota dos Bandeirantes (São Roque e região); Rota do Circuito das Frutas (Jundiaí e região); Rota Serra dos Encontros (Espírito Santo do Pinhal e região) e Rota do Alto da Mantiqueira (São Bento do Sapucaí e região), que envolvem 55 vinícolas.

Outras 11 vinícolas foram organizadas como enodestinos e estão localizadas em dez municípios: Campinas, Piracicaba, Águas da Prata, Amparo (2), Leme, Penápolis, Bofete, São Paulo, São Miguel Arcanjo e Ribeirão Branco.

 

O programa Rotas do Vinho de São Paulo abre oportunidades para novos negócios também para municípios localizados num raio de até 50 quilômetros das áreas produtoras, que acabam beneficiados a partir do empreendedorismo local alimentado pela cadeia produtiva do vinho. Pelo projeto, além das vinícolas, outros empreendimentos relacionados poderão acessar as linhas de crédito da DesenvolveSP, agência de fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) para alavancar seus negócios.

 

Confira as cinco rotas e enodestinos, distribuídos por São Paulo, com suas respectivas vinícolas:

 

Alta Mogiana

(Ribeirão Preto e região)

Vinicola Biagi – Cravinhos

Vinícola Terras Altas – Ribeirão Preto

Arcano vitivinicultura – Franca

Casa Verrone – Itobi

Vinícola Marchese Di Ivrea – Ituverava

 

Rota dos Bandeirantes

(todas em São Roque)

Adega Frank

Quinta do Olivardo

Vinhos Alma Galiza

Vinhos RilaVida

Vinícola Bella Quinta

Vinícola Canguera

Vinícola Casa da Árvore

Vinícola Ferreira & Passero

Vinhos São Roque

Vinícola Góes

Vinícola Palmeiras

Vinícola Quinta dos Guimarães

Vinícola XV de Novembro

Vitivinícola Bella Aurora

Vila Don Patto

Vinhos Sorocamirim

Vinícola Terra do Vinho

 

Rota do Circuito das Frutas

(Jundiaí e região)

Jundiaí

Adega Beraldo di Cale

Adega Fontebasso

Adega Marquesim

Adega Sibinel

Adega Maziero

Casa de Pizzo

Vinícola Galvão

Vinícola Castanho

Vinícola do Português

Vinicola Martins

Vinícola Oliveira

Vinícola Saccomani

Casa Cereser

Vinícola Villa Tordin – Valinhos

Adega Família Ferragut –Vinhedo

Vinícola Bramasole – Indaiatuba

Vinícola Micheletto – Louveira

 

Rota Serra dos Encontros

(Espírito Santo do Pinhal e região)

Espírito Santo do Pinhal

Casa Almeida Barreto

Terra de Antônio

Vinícola Amana

Vinícola Floresta São Pedro

Vinícola Guaspari

Vinícola InnVernia

Vinícola Merum

Vinícola Mirantus

Vinícola Terra Nossa

Vinícola Bonventi

Santo Antônio do Jardim

Vinícola Lattarini

Vinícola L’Origine

 

Rota do Alto da Mantiqueira

(São Bento do Sapucaí e região)

Vinícola Ferreira – Campos do Jordão

Vinícola Três Batalhas – Águas da Prata

Vinícola Boutique Espaço Essenza – Santo Antônio do Pinhal

Entre Vilas – São Bento do Sapucaí

Vinícola Raízes do Baú – São Bento do Sapucaí

Vinicola Villa Santa Maria – São Bento do Sapucaí

 

Enodestinos

Vinicola San Raphael – São Miguel Arcanjo

Vinícola Urbana Alma Gêmea – São Paulo

Vinícola Refúgio – Bofete

Vinícola Ferracini – Penápolis

Cave D’Eliza – Leme

Vinícola Carmela – Amparo

Vinícola Terrassos – Amparo

Vinícola Walachai – Campinas

Vinícola Alma da Videira – Piracicaba

Vinícola Davo – Ribeirão Branco

 

 

 

A expectativa é que o movimento econômico gerado pelas rotas possa fomentar empreendimentos como hospedagens, restaurantes e outros tipos de comércios e serviços, além de atrair mais empresas relacionadas ao segmento, visando gerar renda, emprego e crescimento no estado.

Hoje, São Paulo representa mais de 11% dos empregos do Brasil na área de fabricação de vinhos. A expectativa é que as Rotas do Vinho aumentem essa geração de trabalho no estado.

 

 

Todas as informações sobre as rotas e os destinos para os turistas que querem conhecer e vivenciar o melhor da cultura vitivinícola do estado estão disponíveis na página https://rotasdovinho.sp.gov.br

 

Sobre o programa

O programa Rotas do Vinho de São Paulo é fruto de um extenso mapeamento das vinícolas e produtores de vinho do estado cadastrados no programa Sabor de SP. Até o momento, foram identificadas 66 vinícolas, organizadas em diferentes rotas e enodestinos.

Com o objetivo de fortalecer o enoturismo em São Paulo, a iniciativa visa a criação de condições favoráveis para o desenvolvimento das regiões produtoras, estimulando a economia local, gerando empregos e renda, além de promover a cultura do vinho como elemento essencial da identidade dessas comunidades.

 

Tags: Célia Pinotti CarbonarienoturismoHora CampinasRotas do Vinho de São Paulo; governo de SPTarcísio de FreitasTurismo
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Festa de Agosto celebra 197 anos de Socorro com programação de eventos
Turismo

Festa de Agosto celebra 197 anos de Socorro com programação de eventos

Por Redação
7 de agosto de 2026

...

O que fazer na capital São Paulo em 04 dias?
Turismo

O que fazer na capital São Paulo em 04 dias?

Por Redação
6 de agosto de 2026

...

Fazenda centenária em Paraibuna aposta no turismo rural e amplia procura para hospedagens e casamentos

Fazenda centenária em Paraibuna aposta no turismo rural e amplia procura para hospedagens e casamentos

2 de agosto de 2026
Viagem de Maria Fumaça proporciona imersão na cultura italiana da Serra Gaúcha

Viagem de Maria Fumaça proporciona imersão na cultura italiana da Serra Gaúcha

1 de agosto de 2026
Lagos e jardins fazem dos parques de Gramado um passeio obrigatório na Serra Gaúcha

Lagos e jardins fazem dos parques de Gramado um passeio obrigatório na Serra Gaúcha

30 de julho de 2026
Cruzeiros

Cruzeiros: uma forma diferente de conhecer o litoral e viver novas experiências

28 de julho de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.