A rua 13 de Maio, no Centro de Campinas, terá uma nova decoração com a instalação de sombrites. O projeto, desenvolvido e doado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), tem investimento de cerca de R$ 220 mil de patrocinadores.
Sombrite é uma espécie de tela que bloqueia parte da luz solar. A estrutura tem cor azul, com desenhos de andorinhas, e renovará a decoração de guarda-chuvas coloridos. A cobertura de polietileno, material de trama fechada com proteção contra raios ultravioleta, estará sobre seis quadras do calçadão. A Prefeitura fará a manutenção dos sombrites, cuja instalação não vai ter custo para a municipalidade.
A confecção e instalação da estrutura será feita em cerca de 40 dias, a partir de setembro.
Renovação
A expectativa da Prefeitura é que a nova decoração traga inovação para a 13 de Maio e também contribua com a requalificação do Centro. O Movimento Avança Campinas fez a proposta para instalação desse tipo de cobertura. Em seguida, a Acic a adaptou, criou uma padronização e buscou os recursos para instalar a estrutura.
Tanto a diretoria da Acic quanto a da Setec (Serviços Técnicos Gerais), autarquia que cuida do solo público em Campinas, aprovaram em definitivo o projeto, e o Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) receberá a apresentação da iniciativa nesta semana. Previamente, o Conselho já aprovou a instalação de decoração aérea na rua 13 de Maio.
De acordo com a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, além de proteger contra o sol, a cobertura em sombrite decorará a 13 de Maio, “com uma cor azul como a do céu e desenhos de andorinhas, lembrando a revoada dos pássaros, que já fez a cidade ser conhecida como a ‘Terra das Andorinhas’. É um presente para a cidade no ano em que completou seus 250 anos”, destaca.
Os sombrites serão instalados em seis quarteirões, a partir do trecho atrás da Catedral até próximo à Estação Cultura. A estrutura de treliça de seis metros de altura instalada pela empresa Patriani em 2022 continuará para abrigar os guarda-chuvas, quando foi feito o projeto de requalificação para o calçadão.
Para a secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, a novidade é bem-vinda. “Mudar o elemento decorativo do calçadão da rua 13 de maio será mais um atrativo para os visitantes. O sombreamento será mantido, dando conforto para quem faz as compras no comércio e transita pelo local. Essa iniciativa também colabora com a revitalização da região central de Campinas, mostrando o interesse em inovar.”
Para realizar o projeto, a Acic buscou parcerias com patrocinadores. São as empresas BDI Real State, Soedil, Porsche Stuttgart e BR Parking – a Secretaria Municipal de Urbanismo organizou as parcerias. A nova cobertura será instalada na estrutura já existente, doada pela empresa Patriani.
Como será a cobertura?
O sombrite será uma tela de sombreador personalizada com desenhos de andorinhas feito com silk screen. A tela é feita de polietileno de alta densidade com 220 gramas. Esse material bloqueia 90% dos raios ultravioleta e reduz em 50% a temperatura do ambiente. O serviço terá garantia por um ano contra defeito de fabricação. Serão 61 peças de 6,05 metros por 6,12 metros, totalizando 2.258 metros quadrados.
A atual decoração com guarda-chuvas será retirada pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) de acordo com o cronograma de instalação da nova estrutura.
A Construtora Patriani instalou os itens em novembro de 2022 junto com a doação do novo mobiliário urbano. Na época, a empresa venceu o chamamento público para projetos de requalificação da rua 13 de Maio.
A escolha dos sombrites para substituir os guarda-chuvas, além da renovação, deve-se à melhor durabilidade do novo material e menor necessidade de manutenção.