As equipes São Bernardo e São Marcos foram as vencedoras da Taça das Favelas, que teve as finais disputadas neste sábado, 23/07, no Estádio Moisés Lucarelli. No masculino, o São Bernardo venceu o Satélite Íris por 3 a 1. Na partida entre os times femininos, o São Marcos ganhou do Paranapanema por 1 a 0.
Essa foi a segunda edição da Taça das Favelas, que já faz parte do calendário oficial de eventos de Campinas. A primeira edição foi em 2019, mas o evento ficou suspenso durante dois anos por causa da pandemia de covid-19.
O torneio tem o objetivo de promover a conscientização e a inclusão por meio do esporte, a integração das comunidades e o fortalecimento da juventude das favelas e núcleos residenciais. “É um projeto que viabiliza muita oportunidade para esses jovens, é uma vitrine para eles, muito além de ganhar e perder”, acrescentou a presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Michele Eugênio.
A Taça das Favelas de 2022 teve 3.012 inscritos, sendo 2.137 para os times masculinos e 875 para os femininos. Após as peneiras, foram selecionados 640 atletas homens e 320 mulheres. Em 2019, primeira Taça das Favelas, a Vila Brandina foi a campeã na categoria masculina, enquanto o São José ficou com o título no feminino.