A Polícia Militar preparou uma operação especial de patrulhamento para reforçar a segurança dos turistas, equipes e fãs de automobilismo que estarão no Grande Prêmio de São Paulo 2021, de 12 a 14 de novembro, no Autódromo de Interlagos. Cerca de 5 mil policiais de diferentes unidades serão empenhados exclusivamente nas ações de policiamento no entorno do autódromo. A corrida será no domingo (14), com largada às 14h.
O GP Brasil de F1 mudou de nome este ano porque um novo contrato foi formalizado com a Federação Internacional de Automobilismo, com validade até 2025. O evento será comandado pela empresa de investimentos baseada em Abu Dhabi, Mubadala, que indicou o empresário Alan Adler para liderar. Para a edição 2021 do Grande Prêmio de São Paulo, o autódromo passou por melhorias – não apenas na pista, mas também em importantes áreas externas. O orçamento das reformas é de cerca de R$ 10 milhões. A bandeirada final será dada pela campeã olímpica Rebeca Andrade.
Empregos
O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (10) que a realização do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 deve gerar impacto financeiro de R$ 810 milhões, 8,5 mil empregos temporários e público superior a 150 mil expectadores no próximo final de semana. O Autódromo de Interlagos tem autorização para receber 100% de sua capacidade, seguindo um rígido protocolo de segurança para o público.
“Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, o impacto financeiro e a geração de empregos são resultados diretos dos 150 mil ingressos vendidos antecipadamente pela primeira vez nos últimos 10 anos. Deste público, 77% são pessoas não residentes na Capital, o que faz do Grande Prêmio São Paulo o evento com maior público de turistas no calendário oficial da cidade”, disse Doria.
Além do impacto econômico e geração de empregos, o GP São Paulo é considerado estratégico por marcar o retorno dos grandes eventos internacionais, garantindo uma exposição publicitária estimada em US$ 302 milhões (R$ 1,7 bilhão), 54,2% maior que em 2019 – em 2020 foi cancelado devido à pandemia da Covid-19. A prova é transmitida para quase 200 países, incluindo os principais emissores de turistas para o Brasil, chegando a 500 milhões de espectadores.
Com a programação do GP começando na sexta-feira (12) e o feriado de segunda (15), é esperada que a permanência dos turistas na cidade seja, em média, superior a quatro dias, o que aumenta o consumo dos mais diversos produtos e serviços – gasto diário passa de R$ 756 para R$ 817 por turista.