A Secretaria de Saúde de Campinas zerou a demanda reprimida para realização de consultas oftalmológicaspelo SUS Municipal. O resultado é consequência da reestruturação da linha de cuidado desta especialidade e a implementação de uma série de estratégias para ampliar a oferta de atendimentos e qualificar o acesso dos pacientes.
A média mensal de consultas chegou a 3 mil ao longo de 2025, aumento de 50% no comparativo com o ano passado. Em setembro de 2024, o SUS Municipal tinha demanda acumulada de 14.537 pacientes.
2024
- Média de vagas de consultas (adultos + crianças) – 2 mil
- Demanda em setembro: 14.537pacientes
2025
- Média de vagas de consultas (adultos + crianças) – 3 mil
- Demanda em setembro: 2.461 pacientes
O que mudou?
A reorganização da linha de cuidado oftalmológico em Campinas ocorreu após medidas planejadas e executadas de forma integrada entre a gestão municipal e serviços de saúde.
Entre as principais mudanças feitas está a revisão dos processos de trabalho das unidades envolvidas na oferta de atendimentos nesta especialidade.
Além disso, a criação da Diretoria de Regulação pela Secretaria de Saúde em 2023 permitiu, de forma gradativa, qualificação das filas, incluindo a redução da perda de consultas disponíveis, além de maior eficiência nos agendamentos e condução dos atendimentos.
Somente neste ano foram contratados quatro médicos oftalmologistas. Isso permitiu a ampliação do funcionamento do Centro de Exames e Especialidades Médicas (CEEM), no Centro, com fortalecimento dos serviços ofertados pelo Município e a revisão da oferta de atendimentos feitos de maneira conveniada.
“Essa reorganização reafirma o compromisso do município com a saúde da população e com a construção de uma rede assistencial mais eficiente, humanizada e centrada nas necessidades dos usuários”, explicou a coordenadora da Atenção Secundária, Sara Sgobin.
Outubro Brilhante
Outra iniciativa do Município na área de oftalmologia é o Outubro Brilhante, campanha iniciada na quarta-feira, 1º, para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde visual. Até o fim deste mês serão realizados 3.434 atendimentos a pacientes em serviços da Saúde e de instituições parceiras.
A maioria das consultas está concentrada no CEEM. A unidade foi aberta em dezembro de 2024 e marcou o início de um novo modelo de saúde na cidade com a setorização dos atendimentos em especialidades.
O CEEM tem um Ambulatório de Oftalmologia que desde abril funciona inclusive aos sábados pela manhã, o que facilitou o acesso sobretudo para quem trabalha em dias úteis durante o horário comercial. Os pacientes do SUS Municipal são atendidos na unidade mediante encaminhamento dos centros de saúde (CSs) por meio da Central de Regulação de Vagas.
A campanha foi instituída pela Administração em 2017. À época também foi regulamentada a lei que institui a Semana de Prevenção e Combate à Cegueira, que definiu que ações educativas sobre o tema devem ser feitas anualmente em outubro para orientar a população sobre a saúde ocular, com enfoque na prevenção à cegueira.
Outubro Brilhante – número de consultas
- CEEM: 1.018 (adultos) e 398 (pediátrica)
- Instituto Penido Burnier: 424 (adultos) e 120 (pediátrica)
- Hospital PUC-Campinas: 97 (adultos) e 21 (pediátrica)
- São Leopoldo Mandic: 720 (adultos)
- Complexo Hospitalar Ouro Verde: 398 (adultos) e 50 (pediátrica)
- Ambulatório Médico de Especialidades (AME): 188 (adultos)
- Total: 2.845 (adultos) e 589 (pediátrica)
Óculos e reforço
As crianças e adolescentes atendidos, que tiverem indicação médica para uso de óculos, receberão gratuitamente as lentes e armações. Elas serão doadas pelas seguintes instituições privadas: Óptica Mario Neto, Ótica & Cia, Ótica Conceição, Unik e Zeiss Vision.
O Outubro Brilhante também foi reforçado com uma oferta de 30 exames de diagnóstico pela clínica Holanda Oftalmologia. A lista integra a linha de cuidado em oftalmologia e inclui avaliações como retinografia, paquimetria, tomografia de coerência óptica e campimetria.