O Sebrae-SP lançou o programa Potência Negra, direcionado para mulheres negras que desejam iniciar seu negócio ou incrementar um empreendimento já existente. O programa Potência Negra é uma capacitação totalmente gratuita. As aulas serão online, transmitidas pelo YouTube, no horário das 20h às 22h. Os temas abordados serão: seja uma empreendedora com atitudes certeiras; comece seu planejamento financeiro; como criar anúncios digitais efetivos; comece a organizar suas ideias de negócios; e oficina de pitch. As aulas vão ocorrer às quintas-feiras, de 8 de agosto a 5 de setembro.
As inscrições podem ser realizadas por este Link
As concluintes do programa também terão direito a uma mentoria remota individual para tirar dúvidas e poderão participar da rede de network Conecte-se do App do Sebrae – Rede de Mulheres Empreendedoras Negras.
“Fortalecer o empreendedorismo feminino é uma das agendas importantes da atuação do Sebrae e, com o Potência Negra, trabalhamos equidade de gênero e racial. Esse é um desafio que temos no sentido de romper o racismo estrutural e sistêmico existente na nossa sociedade”, afirmou o diretor-superintendente Nelson Hervey Costa.
“Mais do que incentivar as pessoas a empreender – e quando falamos disso falamos de emancipação, empoderamento e explorar o potencial que a mulher tem – estamos falando de superar uma série de barreiras que existem em um país tão complexo quanto o Brasil”, disse o diretor técnico Marco Vinholi.
De acordo com o Relatório Técnico Empreendedorismo Feminino, lançado pelo Sebrae com dados do 4º trimestre de 2023, dentro do universo das mulheres donas de negócio, 49,8% se declaram negras.
Ainda de acordo com o relatório, as mulheres negras são uma população mais vulnerável no mercado de trabalho e encontram no “ser dona do próprio negócio” uma chance de se estabelecer e acessar oportunidade. Durante a pandemia, a população negra e as mulheres negras foram as mais afetadas.