10 de agosto de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Secretário avalia ampliar tempo de contrato na nova concessão do transporte

Ideia é tornar serviço mais atraente; hoje o tempo é de 15 anos, com mais 5 de prorrogação

Tote Nunes Por Tote Nunes
11 de maio de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 2 mins
A A
Passageiros em ônibus do sistema opúblico de transporte em Campinas. Fotos: Leandro Ferreira \ Hora Campinas

Passageiros em ônibus do sistema opúblico de transporte em Campinas. Fotos: Leandro Ferreira \ Hora Campinas

O secretário de transportes de Campinas, Vinícius Riverete disse nesta terça-feira (11), que o edital de licitação do sistema de transporte lançado em 2019 vai ser revisto, numa tentativa de tornar a concorrência mais atraente. Para isso, admite a possibilidade de ampliar o tempo de contrato.

A licitação feita durante o governo Jonas Donizette e que acabou suspensa, previa a concessão do sistema pelo prazo de 15 anos, prorrogáveis por mais cinco. “Não estou dizendo que isso (aumento do tempo) vai acontecer, mas essa é uma possibilidade”, disse o secretário.

“Estamos herdando uma concessão de 15 anos, mas temos de aproveitar o momento para fazer um edital que dê coerência e que apareça interessados”, disse. “Em São José (dos Campos), por exemplo, fizeram uma esses dias, e deu deserta”, afirmou.

Para Riverete, o novo edital terá de ser mais “realista”, adequado ao novo momento do País e da cidade.

O secretário avalia que o pós-pandemia vai provocar forte um impacto no sistema de transporte público. “A possibilidade de aumento do home-office é muito grande”, disse ele, avaliando que isso poderá provocar uma queda significativa no número de passageiros. Diz que já vem enfrentando esse problema. “Tínhamos 600 mil passageiros dia. Agora temos 250”, afirmou. Ele lembra ainda o aumento de passageiros que passaram a optar pelo uso de veículos de aplicativos de transporte.

Por isso, afirma ele, a licitação terá de ser revista. Haveria adaptações, por exemplo, nos trajetos – que teriam ser menores; menos demorados. Outro ponto, seria a redução de ônibus elétricos. “Não adianta dizer que vamos colocar mil ônibus elétricos, porque não vamos”, afirmou.

A concorrência de 2019 previa a possibilidade de uma frota de perto de 800 ônibus, que seria renovada após um prazo de transição de dois anos e, quase a metade seria composta por veículos elétricos, entre eles, os articulados que iriam operar nos corredores BRT.

A licitação do governo anterior previa a incorporação de 319 ônibus elétricos à frota operacional, representando em torno de 44% do total de veículos. Os assentos em ônibus elétricos representariam mais de 52% do total da nova frota.

A licitação redesenhou a cidade com seis áreas operacionais do transporte (hoje são quatro) e a demarcação da chamada “Área Branca” – uma região de circulação do transporte coletivo no Centro, restrita a veículos de energia limpa, como ônibus elétricos ou de tecnologia não poluente. Essa Área Branca tem três quilômetros quadrados e sete quilômetros de perímetro.

Riverete diz que tem prazo até dezembro para lançar o edital, mas disse acreditar que o trabalho estará concluído em outubro.

Tags: CampinasEmdecHora Campinasmobilidade urbanatransporte
CompartilheCompartilheEnviar
Tote Nunes

Tote Nunes

Notícias Relacionadas

Hospital de Clínicas faz parte da rede integrada por 93 hospitais para o diagnóstico laboratorial e atendimento a pacientes graves com a doença Foto: Divulgação

HC e Hospital de Sumaré integram força-tarefa contra a monkeypox

10 de agosto de 2022
Colegiado tem caráter consultivo e objetiva estudar e propor diretrizes para a formulação e a implementação da política municipal de desenvolvimento urbano sustentável Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Conselho da Cidade abre inscrições à sociedade para a gestão 22/24

10 de agosto de 2022
Reunião na Câmara: alteração na Lei Orgânica do Município criou as emendas, em 2021 Foto: Divulgação

Emenda impositiva muda regra na Câmara; entenda essa modalidade

10 de agosto de 2022
Chuva na Rodovia D. Pedro, volume ainda longe de acabar com o déficit pluviométrico, mas que acabou com a estiagem prolongada na região Foto: Marcelo Pereira/Hora Campinas

Campinas terá frio de 10ºC, chuva e ventos de 80 km/h entre hoje e amanhã

10 de agosto de 2022
A tentativa de feminicídio foi registrada na 2ª DDM de Campinas. Foto: Arquivo

Mulher de 51 anos é atacada a facadas no Jardim Campos Elíseos

9 de agosto de 2022
Valinhos apresenta mais casos suspeitos de varíola dos macacos, que aguardam resultados de exames. Foto: Arquivo

Valinhos é a 9ª cidade da RMC com confirmação de monkeypox

9 de agosto de 2022






  • Carlos Brickmann
    Chumbo Gordo
  • Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Daniela Nucci
    Moda e Beleza
  • Flávio Benetti
    Vem de Boas
  • João Nunes
    Sala de Cinema
  • Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Retratos da Juventude
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Tadeu Fernandes
    Saúde
  • Thiago Pontes
    Ponto de Vista
  • Walmando Fernandes
    Conexão Seguro

Populares

  • Prouni: resultado da primeira chamada para o segundo semestre de 2022 é divulgado - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

    Resultado da 1ª chamada do ProUni 2022 do segundo semestre é divulgado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Antiga fábrica Chapéus Cury desaparece da paisagem urbana de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Rodeio de Indaiatuba está de volta! Confira a programação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas Shopping recebe a exposição ‘Mundo Jurássico’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A personagem que inspirou o nome da cantora campineira Sandy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist