Começou a funcionar em Hortolândia nesta sexta-feira (22), em caráter experimental, o serviço de telemedicina. O início da implantação do novo serviço ocorreu na sala do Paço Municipal, sede da Prefeitura, onde os profissionais atendem os pacientes de maneira remota.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a telemedicina é um serviço on-line de atendimento e realização de consultas para pacientes da rede municipal. Para isso, o paciente precisa ter acesso à um celular ou computador, com sistema de câmeras e áudio, tanto microfones quanto autofalantes, ou fones.
Por meio de um link oferecido pela unidade de saúde, o paciente será atendido por um profissional para avaliar resultados de exames ou dar orientações em saúde. Nessa fase de implantação, que deve durar entre dois a quatro meses, o serviço funciona em caráter experimental. Durante esse período, será observado o funcionamento do serviço, com a realização dos ajustes e correções que forem necessários.
Por enquanto, o serviço é oferecido uma vez por semana, às sextas-feiras, das 8h às 12h, para pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara. De acordo com a Secretaria de Saúde, a unidade é a que registra maior demanda de atendimentos da rede municipal de saúde. Nesse período de implantação, o serviço atenderá pacientes que já passaram por uma primeira consulta presencial na unidade. As consultas remotas serão, portanto, as de retorno.
Nesta sexta-feira, foram atendidos cinco pacientes. A primeira pessoa a ser atendida pela telemedicina foi a cozinheira Sabrina Rodrigues de Barros, de 37 anos. A paciente elogia o novo serviço.
“A consulta foi tranquila e rápida. No começo, a gente fica meio perdida. Fui bem atendida e orientada pela médica. Marquei os exames que tenho que fazer. Esse novo serviço vai ajudar e facilitar a vida de muitas outras pessoas”, destaca a paciente.
De acordo com a Secretaria de Saúde, após a fase de testes, a previsão é que o novo sistema seja disponibilizado gradativamente para todos os pacientes atendidos pela rede municipal de saúde.