Impulsionados pela pandemia, o trabalho remoto e híbrido caíram no gosto dos colaboradores no mundo todo e ao que tudo indica irão permanecer. Um estudo da WeWork Latam – Tendências e Perspectivas do Trabalho – aponta que 94% dos trabalhadores não desejam mais trabalhar exclusivamente em um escritório. Uma tendência comum no mercado de tecnologia é contar com a força de trabalho que ultrapassa cidades, estados e até fronteiras.
Graças à transformação digital viabilizada por tecnologias que ajudam pessoas a ficarem mais conectadas, as equipes que trabalham à distância conseguem superar as barreiras geográficas. Um exemplo é o PABX em nuvem, diferente do PABX tradicional, ele proporciona uma série de aplicações com base na tecnologia VoIP. Dessa forma, consegue proporcionar uma comunicação de melhor qualidade, garantir mobilidade e até fornecer dados de voz para a utilização em decisões estratégicas de gestão.
Cerca de 76% das pessoas que procuram a Callface, empresa de soluções de comunicação por voz com sede em Campinas, estão em busca de mobilidade. “Este é um fator de impacto, tanto para quem usa o PABX Virtual internamente quanto externamente. Afinal, nos permite levar o ramal para onde quisermos. É uma liberdade que foi conquistada durante a pandemia, mas se tornou necessária nos dias de hoje”, diz o CEO da empresa, Vinicius Pires.
“Temos visto a redução das vagas de trabalho 100% remotas em alguns setores, no entanto, temos percebido que o trabalho híbrido tende a aumentar. E são as empresas com este regime de jornada que mais estão nos procurando nesse momento”, revela Vinicius. A tendência faz parte do mercado. Segundo o levantamento “The Future of Work Trends Forecast 2024”, realizado pelo IWG, entre 30% e 50% dos trabalhadores de escritórios continuarão a trabalhar de forma híbrida a longo prazo. Além disso, 75% dos CEOs entrevistados dizem esperar que suas empresas continuem nesse modelo por pelo menos mais cinco anos.
A salestech Fieldy, que trabalha com soluções inovadoras em vendas B2B para todo o Brasil, é um exemplo de utilização do PABX em nuvem tanto em seu aplicativo quanto em seu dia a dia. “O PABX Virtual possibilita que a equipe consiga ter acesso à telefonia da empresa de qualquer local. Então, se estou no notebook consigo fazer ligações por lá e já registrar as informações necessárias, porém se estou em alguma atividade externa, caso alguém precise de um contato conosco, estamos online também”, afirma Érica Baade, Head de Parcerias da Fieldy.
Érica é um dos casos de profissionais que foram contratados remotamente graças a essas tecnologias. A Fieldy tem sede em Campinas, mas ela mora em Jaraguá do Sul, interior de Santa Catarina. Mesmo sem morar na cidade sede da empresa, seu perfil se encaixava com a vaga e ela pode ser contratada.