Muitas pessoas se perguntam o que o mercado de seguros tem a ver com sustentabilidade, práticas responsáveis, sociedade e meio ambiente. Para a surpresa de alguns, tem tudo a ver. As seguradoras têm o papel fundamental de auxiliar empresas na gestão de riscos socioambientais, por isso, não é só uma questão de vender seguros, mas de orientar para prevenir eventuais incidentes e ser um parceiro na proteção financeira da empresa, seja ela indústria ou prestadora de serviço, além de contribuir com o desenvolvimento da sociedade e preservação de recursos naturais.
Além do papel de auxiliar o cliente, é importante considerar ações em relação ao meio ambiente, com as pessoas e com as práticas de governança corporativa. A responsabilidade é de todos em nosso dia a dia, em nossas atitudes e, principalmente, em como queremos um mundo melhor para nós e para as futuras gerações.
Uma iniciativa interessante, adotada por algumas empresas do setor, é a adesão ao Pacto Global que defende dez princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Organização Internacional do Trabalho sobre os princípios e direitos fundamentais no trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.
Seguir esses princípios em suas operações potencializa uma atuação cada vez mais responsável com os temas advogados pela ONU, além de garantir a realização de ações alinhadas às melhores práticas para a construção de uma sociedade mais justa.
Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas globais. A expectativa é que sejam atingidos até 2030, promovendo o desenvolvimento socioeconômico sustentável mundial, por meio de pautas que contemplam saúde, educação, água, energia, meio ambiente e igualdade de gênero.
Por isso, acredito que as seguradoras, ao fazer investimentos sustentáveis com base em um conjunto de normas e práticas ASG (Ambiental, Social e Governança), estão no caminho certo. Toda e qualquer organização que se empenha em ter um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente colhe o melhor desempenho nos negócios a longo prazo e na criação de valor da marca. Somos todos responsáveis, direta ou indiretamente.
Walmando Fernandes, administrador de empresas e MBA em gestão empresarial, é Head da Porto na região de Campinas