Após vencer a Ponte Preta por 1 a 0, no Dérbi 200, o Guarani volta a campo nesta terça-feira (22) e encara o Remo, às 21h30, no estádio Baenão, em Belém, pela 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. 5º colocado na tabela de classificação, o Bugre enfrenta Leão Azul, atualmente na 14ª posição, com o objetivo de conquistar os três pontos e entrar no grupo dos quatro primeiros colocados da competição nacional.
Para a partida na capital paraense, o técnico Daniel Paulista tem dois desfalques confirmados no setor ofensivo. Trata-se do meia Régis e do atacante Bruno Sávio que estavam pendurados e foram advertidos com o terceiro cartão amarelo na última rodada.
Sem o camisa 78, herói do Dérbi 200, Andrigo surge como opção para voltar ao time titular após recuperação de fascite plantar no pé esquerdo. Caso não reúna condições de começar o jogo, o volante Tony pode ser escalado como armador novamente, assim como aconteceu no empate diante do CSA, na última semana.
A ausência de Bruno Sávio, titular absoluto e responsável por dois gols desde o início da temporada, deve significar mais uma chance para Matheus Souza como titular. O centroavante Lucão do Break e o jovem Allan Victor, emprestado pelo Santos até o final da Série B, também são opções, mas correm por fora para iniciar a partida de hoje.
Após sofrer incômodo muscular no último sábado (19), o zagueiro Carlão viajou com o elenco e a tendência é que fique á disposição da comissão técnica. Sem imprevistos de última hora, o Guarani deve entrar em campo na noite de hoje com Gabriel Mesquita, Diogo Mateus, Thales, Carlão (Ronaldo Alves) e Bidu; Bruno Silva, Rodrigo Andrade e Andrigo (Tony); Matheus Souza (Lucão do Break), Júlio César e Davó.
E o Remo?
Após não entrar em campo na última rodada da Série B por conta das fortes chuvas em Florianópolis, antes do confronto com o Avaí, o Remo tem como objetivo fugir das últimas colocações do campeonato nacional e garantir os três pontos diante do Guarani, depois de ser derrotado pelo Botafogo e empatar com o Vitória.
Para o confronto desta noite, o técnico Paulo Bonamigo tem cinco desfalques confirmados. Trata-se dos zagueiros Sueliton e Rafael Jansen, os laterais Wellington Silva e Marlon, além do volante Anderson Uchôa. Com esses problemas, Kevem deve ser escalado na zaga, Vinícius Kiss e Rafinha no meio, e Felipe Gedoz pode começar o jogo no banco de reservas.
A partida de hoje marca o reencontro do zagueiro Romércio com o Guarani. Contratado pelo Alviverde no início de 2020, o zagueiro se despediu de Campinas após a disputa do Campeonato Paulista deste ano e veste a camisa do Remo para a disputa da Série B.
Diante deste cenário e sem imprevistos de última hora, o Remo deve entrar em campo hoje com Vinícius; Thiago Ennes, Romércio, Kevem e Igor Fernandes; Vinícius Kiss, Lucas Siqueira e Rafinha; Jefferson, Dioguinho e Renan Gorne.
Tabu
O Guarani encara o Remo na noite de hoje em busca de quebrar um tabu de 22 anos sem vencer o rival paraense. O último triunfo alviverde aconteceu no 10 de março de 1999, quando venceu por 3 a 1, no Brinco de Ouro da Princesa, com gols de Pichetti, Robson Ponte e Gilson Batata. Marcelo Lemos descontou para o adversário.
Em território paraense o Bugre não vence o adversário desde o dia 31 de agosto de 1994, quando derrotou o Leão Azul por 2 a 0, no Baenão, com dois gols do ídolo Amoroso, em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro da Série A.
Na história, Remo e Guarani se enfrentaram em 11 oportunidades, com cinco partidas em Campinas e seis em Belém. Ao todo, são quatro vitórias do Alviverde, quatro empates e três triunfos do time paraense. O último confronto em Belém aconteceu no dia 16 de maio de 2006, e a equipe da casa venceu por 2 a 0, com dois gols de Gileno.
No mesmo ano, os clubes se enfrentaram no Brinco de Ouro da Princesa, no dia 19 de setembro, e o Bugre saiu derrotado novamente, agora por 1 a 0, com gol marcado pelo meia Alex Oliveira.