De acordo com a pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023, realizada pela Organis, Associação de Promoção dos Orgânicos, a cada 1.000 brasileiros, 360 se declaram consumidores de alimentos orgânicos. É um crescimento de 16% em relação ao estudo
anterior realizado em 2021.
A estimativa para 2023 é de que este setor supere a marca de R$7 bilhões.
A busca por saúde, a preocupação com o meio ambiente, o aumento da oferta e a diminuição no custo dos produtos, em relação aos convencionais, têm colaborado com este aumento.
Neste contexto, a Mercado Diferente, foodtech de assinatura de alimentos orgânicos do Brasil, acaba de anunciar a expansão de sua área de atuação para Campinas.
O movimento ocorre após a consolidação da startup na Grande São Paulo e reforça o seu posicionamento de trazer comodidade e fácil acesso à alimentos orgânicos para mais brasileiros, além de apoiar o combate ao desperdício de alimentos.
Eduardo Petrelli, CEO da Diferente, afirma que o anúncio ocorre depois de inúmeros pedidos de consumidores que moram na região. Ainda segundo ele, as entregas passaram a ser realizadas a desde o último dia 15.
Os pedidos serão separados no Centro de Distribuição da startup, localizado em São Paulo, ao lado da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), e de lá serão enviados aos clientes campineiros. “Vale ressaltar ainda que, em média, os alimentos são colhidos três dias antes de chegarem na casa dos consumidores”, ressalta Petrelli.
“Aos poucos estamos ampliando a operação para localidades em que havia uma demanda latente pelas nossas cestas. Esse foi o caso de Campinas. Entendemos que se quisermos seguir crescendo com o nosso propósito, precisamos levá-las aos grandes pólos. Além disso, estamos cientes do crescimento gradativo de pessoas interessadas no consumo de alimentos orgânicos de uma maneira fácil e barata”, avalia o empreendedor.