Passam a vigorar a partir desta segunda-feira (6) os novos valores das tarifas das linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos. São as linhas metropolitanas que ligam Campinas a cidades da região, como Valinhos, Vinhedo, Jaguariúna, Sumaré e Hortolândia, dentre outras.
Consulte aqui os novos valores de acordo com a cidade e trajeto.
As tarifas variam de acordo com as peculiaridades de cada linha, como trajeto percorrido e também o tipo de serviço prestado – comum, seletivo, especial, corredor e VLT, por exemplo.
O reajuste médio é de 4%. Conforme a EMTU, o percentual de reajuste nas linhas intermunicipais é inferior à inflação de 5,09%, com base na projeção do IPC-Fipe.
“O novo valor reflete a necessidade de manter a sustentabilidade financeira e a qualidade dos serviços prestados à população. O reajuste foi decidido após análise das despesas operacionais crescentes, incluindo custos com manutenção, combustível, mão de obra e infraestrutura. No caso dos veículos elétricos, leva-se em conta também a elevação do custo da energia elétrica. O objetivo da medida é garantir a eficiência, a segurança e a modernização do sistema de transporte público, e o reajuste da tarifa é necessário para assegurar a continuidade desses padrões”, informa ainda a nota.
Passe Livre Escolar e Meia Tarifa
Alunos e professores que pretendem requisitar o Passe Livre Escolar ou o Meia Tarifa do transporte metropolitano podem preencher os formulários de solicitação no site da EMTU a partir das 13h desta segunda-feira, 6 de janeiro.
As vendas dos créditos eletrônicos da cota Meia Tarifa e da utilização da cota do Passe Livre Escolar para quem já teve sua solicitação aprovada pelo site serão iniciadas a partir de 1º de fevereiro. A liberação do banco de dados 2025 para as escolas atualizarem o cadastro de estudantes e professores no Portal Parceiros da EMTU ocorreu no último dia 2.
Em 2024, até 30/11, foram emitidos pela EMTU 89.647 passes escolares nas cinco regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba), sendo 40.050 Passes Livres e 49.597 Meia Tarifas.
Quem tem direito
O Passe Livre Escolar isenta alunos do ensino regular, técnico ou superior de escolas públicas do pagamento da tarifa para o deslocamento intermunicipal entre a residência e a escola. Conforme prevê a legislação em vigor, o solicitante deve ter renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional (atualmente R$2.277,00), ou integrante de bolsas como Fies, Prouni, cotas sociais. O estudante que não tiver direito à gratuidade total pode solicitar a Meia Tarifa, que concede desconto de 50% no pagamento da passagem. Já o professor pode requisitar a Meia Tarifa se residir em um município e lecionar em outro na região metropolitana.
Como solicitar
O primeiro passo é a instituição de ensino registrada junto à EMTU fazer o cadastramento do aluno ou professor no Portal Parceiros-Instituição de Ensino-EMTU/SP, de acesso exclusivo da escola. Depois desse registro, o interessado deverá acessar o site da EMTU na opção Passe Escolar para preenchimento do formulário, envio de documentos digitalizados previamente, impressão e pagamento da taxa do boleto no valor correspondente a R$ 27,65. A liberação do benefício dependerá da análise e aprovação da documentação e do trajeto realizado.











