A Seleção Brasileira está convocada para a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. Em busca da tão sonhada sexta estrela dourada, o técnico Tite anunciou os 26 atletas que defenderão a amarelinha no Mundial na tarde desta segunda-feira (7). A novidade neste ano é o acréscimo de três nomes em relação ao último torneio, quando eram chamados 23 atletas. Na atual lista, 16 atletas disputarão a Copa do Mundo pela primeira vez. Pelas redes sociais, os jogadores chamados festejaram a notícia.
Entre os mais experientes, o destaque fica por conta de Thiago Silva, que vai para a sua quarta participação na principal competição do mundo.
No cargo desde 2016, o treinador da Seleção Brasileira tem apenas cinco derrotas em 76 jogos – 58 vitórias, 13 empates e 5 derrotas – teve todo o ciclo do Mundial para fazer testes e escolher o melhor conjunto para a competição que tem início no dia 20 de novembro com a partida entre o Catar, seleção anfitriã, contra o Equador.
A estreia brasileira está marcada para o dia 24 de novembro contra a Sérvia. A seleção pentacampeã do mundo está no grupo G, que também conta com Camarões e Suíça.

Confira a lista dos 26 nomes que defenderão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo
GOLEIROS
Alisson – Liverpool (ING)
Ederson – Manchester City (ING)
Weverton – Palmeiras (BRA)
LATERAIS
Alex Sandro – Juventus (ITA)
Alex Telles – Sevilla (ESP)
Dani Alves – Pumas (MEX)
Danilo – Juventus (ITA)
ZAGUEIROS
Bremer – Juventus (ITA)
Éder Militão – Real Madrid (ESP)
Marquinhos – Paris Saint Germain (FRA)
Thiago Silva – Chelsea (ING)
MEIAS
Bruno Guimarães – Newcastle (ING)
Casemiro – Manchester United (ING)
Everton Ribeiro – Flamengo (BRA)
Fabinho – Liverpool (ING)
Fred – Manchester United (ING)
Lucas Paquetá – West Ham United (ING)
ATACANTES
Antony – Manchester United (ING)
Gabriel Jesus – Arsenal (ING)
Gabriel Martinelli – Arsenal (ING)
Neymar Jr. – Paris Saint Germain (FRA)
Pedro – Flamengo (BRA)
Raphinha – Barcelona (ESP)
Richarlison – Tottenham (ING)
Rodrygo – Real Madrid (ESP)
Vinicius Jr. – Real Madrid (ESP)
Questionamentos e ausências
Tite foi questionado, em entrevista coletiva, sobre a presença de Daniel Alves na lista. O lateral-direito, de 39 anos, atualmente defende o Pumas (México), mas não disputa uma partida oficial desde 24 de setembro e vem treinando com o time B do Barcelona (Espanha), atrás da melhor forma física. Ele é o jogador mais velho a ser chamado para defender o Brasil em um Mundial.
O veterano, que disputará o quarto Mundial da carreira, era dúvida, após ficar fora dos jogos contra Gana e Tunísia, nos dias 23 e 27 de setembro, os últimos antes da convocação desta segunda. Para começar a responder, Tite pediu ao preparador físico da seleção brasileira, Fábio Mahseredjian, que explicasse a ausência do lateral na ocasião, antes de justificar os papéis técnico e tático do jogador na equipe.
“O Dani não veio na convocação de setembro por causa de problemas físicos diagnosticados pelo nosso fisiologista. Ele estava com baixos níveis de potência e força. Dissemos a ele que precisava melhorar esses índices. E ele respondeu: missão dada é missão a ser cumprida. Ele mostrou grande evolução. Quero agradecer à comissão do Rafa Marquez [técnico do Barcelona B], que nos mostrou números que deram segurança no aspecto físico, mostrando que o Dani Alves, que treina com eles desde 12 de outubro, é o mesmo que esteve conosco em 2022 e na Olimpíada [em Tóquio, no Japão, no ano passado]. No aspecto físico, ele se encontra apto”, esclareceu Mahseredjian.
“As pessoas têm que entender que os laterais na equipe brasileira, na medida que temos pontas, são laterais construtores. A qualidade técnica individual que o Dani Alves empresta nesse sentido é impressionante, sendo um articulador, um organizador. Não temos nele um jogador que vai e volta. Essa é a função dele”, completou Tite.
Na outra ponta, o técnico brasileiro enalteceu a renovação do elenco que vai ao Catar, principalmente no setor ofensivo. Dos 26 convocados, 16 disputarão uma Copa pela primeira vez, sendo sete atacantes (entre os nove chamados): Vinícius Júnior, Rodrygo, Raphinha, Richarlison, Pedro, Antony e Gabriel Martinelli. Os demais estreantes são o goleiro Weverton, os zagueiros Bremer e Éder Militão, os laterais Alex Telles e Alex Sandro, os volantes Fabinho e Bruno Guimarães e os meias Lucas Paquetá e Everton Ribeiro.
“Quero bater na tecla do equilíbrio. Isso é fundamental não só no esporte, mas na vida. Temos uma geração de atletas de alto nível, que estão se convocando. Não sou ‘eu’, eles estão buscando e o fazem na medida que têm versatilidade. Priorizamos atletas importantes no meio para frente, sem fugirmos à ideia de termos uma equipe equilibrada. Para vencermos em alto nível, precisamos de criação e gols. Temos uma parcela maior de atletas convocados nesse sentido, mas a consistência defensiva gera o ponto de equilíbrio para vencermos”, comentou Tite, detalhando, em especial, a presença de Martinelli, o mais jovem da lista, com 21 anos e três meses.
“Martinelli é um externo, um ponta agressivo, que tem sido um dos destaques do Arsenal, líder da Premier League [Campeonato Inglês]. É um jogador de transições em velocidade, esteve conosco em duas convocações e veio mantendo o alto nível. É um atleta que [se encaixa] nas características, no modelo de jogo. Precisamos de jogadores incisivos pelos lados”, concluiu o treinador.









