Técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura iniciaram nesta quinta-feira (22), ações de combate à dengue no bairro Vila Olímpia, na área de abrangência do Centro de Saúde José Alfio Piason (San Martin), região norte de Campinas. Nas últimas seis semanas, a região registrou oito casos confirmados de dengue e 20 casos suspeitos foram notificados.
O trabalho – que deve se prolongar até amanhã (23) – consiste em visita a imóveis para orientação dos moradores sobre medidas de prevenção das arboviroses, para o controle de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e entrega de panfleto informativo.
Além disso, serão realizados também os chamados bloqueios químicos – com a aplicação de nebulização com inseticida, que segundo os técnicos é uma forma eficaz de matar o mosquito e interromper a transmissão da doença. Ao menos 30 profissionais foram mobilizados para a ação, que já teve uma primeira edição no dia 16 de abril.
Cuidados
A Secretaria de Saúde estima que 80% dos focos estão nos quintais e dentro de casa.
Entre os cuidados, os moradores devem manter caixa d’água fechada ou telada; limpar as calhas e, caso necessário, desentupi-as; trocar a água de vasos de plantas e lavar o recipiente com bucha e sabão para remover os ovos do mosquito.
As pessoas que têm bromélia devem regar a planta com mangueira de pressão uma vez por semana e limpar a face interna de todas as folhas (onde a água fica acumulada, o que favorece a proliferação de ovos e larvas do mosquito).
Outra recomendação é evitar o acúmulo de entulho e recicláveis. Quem precisa descartar este material, deve levar até um dos 16 ecopontos da cidade. Os endereços podem ser consultados na página http://www.campinas.sp.gov.br/governo/servicos-publicos/ecopontos/index.php.