A secretaria de Transportes e a Emdec – a empresa municipal que disciplina o sistema de trânsito em Campinas – iniciaram ontem (17) um trabalho de reavaliação dos tempos dos semáforos em 42 travessias na avenida John Boyd Dunlop. O trabalho – que pretende ampliar a segurança do pedestre – vai se prolongar até a próxima semana e vai cobrir o trecho entre a Praça Santa Catarina (Vila Teixeira) e a altura da Rua Edson Luiz Rigonatto (Parque Itajaí).
Os técnicos simulam e cronometram a travessia para avaliar se o tempo está adequado
Os técnicos simulam e cronometram a travessia para avaliar se o tempo está adequado. Para fazer a avaliação, são considerados a distância percorrida, a demanda de pedestres e o volume de tráfego. Quando necessários, os ajustes são feitos no próprio local, por meio dos controladores eletrônicos.
Num balanço parcial da ação, três pontos tiveram o tempo de travessia ampliados. No Jardim Aurélia, os equipamentos foram ajustados no período das 6h às 14h na altura da Avenida Império do Sol Nascente, próximo ao Atacadão, e na altura do Shopping Unimart.
No Parque Itajaí, foi ampliado o tempo de travessia no cruzamento da Dunlop com a Rua Cláudio Delfino, na altura da Praça da Concórdia.
As 42 travessias que já contam com equipamentos para pedestres representam 84% dos 50 cruzamentos semaforizados existentes no trecho. Outros três pontos da avenida devem receber semáforos para pedestres.
O cruzamento da John Boyd Dunlop com a Avenida Brasília é um dos locais a serem contemplados, no conjunto das obras do BRT Campo Grande. Semáforos para pedestres e ciclistas serão ativados, conectando à ciclovia Opasa.
No último dia 15 de junho, novos semáforos foram implantados no acesso da avenida ao Jardim Nova Esperança, incluindo equipamentos para travessia de pedestres, na altura das vias Benedito Franco e Padre Ezequiel Ramin.