PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

Tecnologia e o mercado de seguros – por Walmando Fernandes

Walmando Fernandes Por Walmando Fernandes
21 de janeiro de 2022
em Colunistas
Tempo de leitura: 2 mins
A A
Tecnologia e o mercado de seguros – por Walmando Fernandes

A pandemia intensificou o uso das tecnologias digitais no Brasil e as pesquisas confirmam isso. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros (TIC Domicílios) 2020, divulgada no final do ano passado, aponta que 83% dos domicílios tiveram acesso à internet naquele ano. Isso corresponde a 61,8 milhões de domicílios com algum tipo de conexão à rede. Houve o aumento de 12 pontos percentuais de um ano para outro – em 2019, esse percentual era de 71%.

A internet e os dispositivos móveis tiveram papel central na pandemia, o que permitiu a continuidade das atividades empresariais com o home office, comércio com as vendas on-line, prestação de várias modalidades de serviços, educação com o ensino a distância, consultas médicas remotas, entre outras.

Esse crescimento mostra como as ferramentas digitais existem para facilitar e serem um meio de contato para o universo dos corretores de seguro, que hoje somam, no Brasil, cerca de 115 mil profissionais, segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados). O corretor pode utilizá-las de forma estratégica para atração – ou prospecção -, engajamento e conversão no processo de venda.

Além de postar conteúdos interessantes e atrativos nas redes sociais, o mais importante é responder aos comentários, principalmente quando acompanhados de dúvidas. Ao interagir, é possível perceber o tipo de conteúdo necessário no momento, indicando um serviço específico ou atendendo a uma dificuldade do cliente.

 

Boas conversas tendem a gerar bons negócios.

 

É importante oferecer informação e soluções ao cliente, incluindo carências e coberturas, esclarecer e divulgar diferentes tipos de seguros. Um exemplo: com o maior número de pessoas trabalhando em home office, houve aumento nas entregas por serviço de delivery, e há coberturas para essas modalidades. Essas informações podem ser exploradas em um blog para ampliar o engajamento do corretor na internet ou usar o conteúdo em canais digitais para estreitar o relacionamento com os clientes.

Além disso, há seguradoras que contam com soluções e plataformas digitais para auxiliar corretores a terem mais agilidade e autonomia na criação e personalização de materiais para campanhas de marketing. É possível incluir logotipos em qualquer formato e personalizar gratuitamente peças digitais, acompanhando a performance das campanhas de marketing em tempo real e sem custo adicional.

 

Para o cliente, o meio digital propicia um atendimento prático e, também, possibilita receber um conteúdo mais abrangente, muito além de apenas uma cotação de preços.

 

O corretor torna-se um consultor sobre os seguros mais adequados para cobrirem tanto a pessoa como a empresa. Com as orientações em mãos, o cliente pode pesquisar sobre cada produto oferecido e refletir o que melhor atende suas necessidades. E isso sem sair de casa, de forma prática, ágil e com a melhor relação custo-benefício.

 

Walmando Fernandes, administrador de empresas e MBA em gestão empresarial, é Head da Porto Seguro na região de Campinas

Tags: colunistascomportamentoconexãoConexão SeguroEconomiaInternetmercadoSeguroSuseptecnologias digitaisWalmando Fernandes
CompartilheCompartilheEnviar
Walmando Fernandes

Walmando Fernandes

Conexão Seguro

Notícias Relacionadas

Falar bem não foi sorte. Foi escolha, coragem e constância – por Cecília Lima
Colunistas

Falar bem não foi sorte. Foi escolha, coragem e constância – por Cecília Lima

Por Cecília Lima
6 de novembro de 2025

...

O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães
Colunistas

O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

Por Retrato das Juventudes
6 de novembro de 2025

...

Os dilemas do Brasil que chegam à COP30 – por José Pedro Martins

Os dilemas do Brasil que chegam à COP30 – por José Pedro Martins

5 de novembro de 2025
Obrigação do comprador do imóvel e as taxas condominiais: recebimento de chaves – por Renato Ferraz Sampaio Savy

Obrigação do comprador do imóvel e as taxas condominiais: recebimento de chaves – por Renato Ferraz Sampaio Savy

4 de novembro de 2025
Entre fones e suor: a solidão coletiva – por Thiago Pontes

Entre fones e suor: a solidão coletiva – por Thiago Pontes

4 de novembro de 2025
O acordo pandêmico da OMS: um catalisador essencial para a equidade e preparação global para a saúde (1) – por Carmino de Souza

O acordo pandêmico da OMS: um catalisador essencial para a equidade e preparação global para a saúde (1) – por Carmino de Souza

3 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.