28 de junho de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Transplantados de SP podem receber 4ª dose contra Covid

Estudo mostra que imunidade ao vírus nesses grupo pode ser até dez vezes menor

Redação Por Redação
8 de setembro de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 2 mins
A A
Possível aplicação de quarta dose se baseia em estudo que comparou pacientes transplantados e funcionários do Hospital do Rim. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Possível aplicação de quarta dose se baseia em estudo que comparou pacientes transplantados e funcionários do Hospital do Rim. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Representantes do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo anunciaram nesta quarta-feira (8) que estudam a aplicação de uma quarta dose de vacina contra a Covid-19 em pessoas transplantadas. Eles avaliam que a resposta imune apresentada por pacientes transplantados é bem mais baixa do que na população em geral.

Segundo José Medina, integrante do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo e superintendente do Hospital do Rim, na capital paulista, a baixa imunidade ocorre com todas as vacinas aplicadas no Brasil. Uma das causas para essa baixa resposta, de acordo com Eloísa Bonfá, diretora do Hospital das Clínicas, pode se referir aos medicamentos tomados pelos transplantados.

“Nos pacientes transplantados que receberam a primeira e segunda dose de outras vacinas, da Pfizer, da AstraZeneca ou da Moderna, a resposta foi tão precária quanto a resposta da CoronaVac. Por isso que a nossa proposta agora é fazer reforço da quarta dose, talvez de uma quinta dose, para aquelas pessoas que não tiveram uma resposta adequada”, explicou Medina.

Medina disse que um estudo feito com 12 mil transplantados apontou que 21% deles tiveram Covid-19. Um em cada quatro desses pacientes transplantados positivos para a Covid-19 morreu por causa da doença. “Isso é dez vezes maior do que na população em geral”, disse.

O estudo comparou pacientes transplantados e funcionários do Hospital do Rim. Após a primeira dose da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, a soroconversão ou formação de anticorpos contra a covid-19 foi de 79% entre os funcionários. Já nos transplantados, foi apenas de 15%.

“A resposta sorológica do paciente transplantado contra o vírus induzida pela vacina foi cinco vezes menor que na população de funcionários do hospital”, disse Medina. Já após a segunda dose, a resposta foi de 98% entre os funcionários e apenas 45% entre os pacientes transplantados.

Por isso, segundo ele, foi iniciado um estudo para avaliar a resposta após a aplicação de uma terceira dose da vacina CoronaVac em pacientes transplantados. “O estudo foi feito antes do assunto da terceira dose ser abordado na população em geral, porque essa resposta no transplantado estava nos intrigando muito. E a terceira dose aumentou para 53% a resposta nos pacientes transplantados”, disse.

Ao contrário do governo federal, o estado de São Paulo está utilizando a CoronaVac como dose de reforço para idosos e pacientes imunossuprimidos. Para o governo federal, somente outras vacinas devem ser aplicadas como dose adicional para essa população, principalmente a Pfizer/BioNTech, já que a resposta imune apresentada pela CoronaVac tende a ser menor para esse público.

Especialistas também têm criticado o governo paulista pelo uso da CoronaVac como dose de reforço para idosos, já que a resposta desse imunizante tende a ser mais baixa entre os idosos.

São Paulo começou a aplicar a terceira dose de vacina contra a Covid-19 na segunda-feira (6). Em Campinas, a aplicação começa neste sábado (11). Essa vacinação, segundo o governo de São Paulo, será escalonada, iniciando pelas pessoas com idade acima de 90 anos. No primeiro dia de vacinação, quase 99% das doses adicionais aplicadas foram de CoronaVac.

Tags: covidimunidadereforçoSPtransplantadosVacina
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

O governo Rodrigo Garcia esteve na Unicamp para a inauguração do novo instituto. Foto: Divulgação

Atendimento oncológico pelo SUS ganha serviços em Campinas

28 de junho de 2022
Rodrigo Garcia assina a liberação para a obra, que custará R$ 35,7 milhões. Foto: Divulgação

Governo autoriza construção de viaduto para ligar Hortolândia e Sumaré

28 de junho de 2022
Cada litro doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Foto: Weverson Felipe/Divulgação

Banco de leite materno da Maternidade precisa de doações

28 de junho de 2022
Os cursos superiores das Factecs do estado são gratuitos. Foto: Arquivo

Vestibular da Fatec de Americana oferece curso de Design de Moda

28 de junho de 2022
Vista de Hortolândia: Prefeitura da cidade realiza concursos públicos. Foto: Divulgação/PMH

Concorrência em concurso de Hortolândia é o dobro que a de medicina na Unicamp

28 de junho de 2022
Câmara de Campinas faz reunião extraordinária para votar reajuste de servidores públicos - Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara de Campinas

Câmara vota nesta quarta-feira reajuste dos servidores públicos

28 de junho de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Fachada da unidade: instalações foram concebidas para atender a um grande fluxo de pacientes com surdez profunda e candidatos à reabilitação por Implante Coclear Foto: Antoninho Perri/Unicamp/Divulgação

    Campinas inaugura hospital de excelência para cirurgias de cabeça e pescoço na Unicamp

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Assalto no shopping D. Pedro: veja fotos e vídeos da correria

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Leilão do Detran em Valinhos tem Audi A3 por R$ 8,5 mil

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Academias de Campinas dão adeus a Fernando Antonio Abrahão e Dalton Tóffoli Tavolaro

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Moda atemporal: conforto, elegância e sustentabilidade para usar todo o ano – por Daniela Nucci

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist