Reginaldo Pupo
Especial para o Hora Campinas
Terá início nesta quinta-feira (30), na estância hidromineral de Águas de Lindóia, a 45ª edição da Abav-SP (Associação Brasileira das Agências de Viagens) TravelSP, feira voltada a agentes de viagens que será realizada nos dias 30 e 31 de março no Centro de Eventos do Hotel Monte Real.
Será uma grande oportunidade para que os profissionais do trade turístico possam conhecer as novidades do segmento. O evento reunirá representantes de quase todas as cadeias que compõem o turismo, como hotéis, associações, prefeituras, fornecedores, seguradoras, entre outras empresas e instituições. Os agentes também terão a oportunidade de participar de diversas mesas redondas com profissionais que ministrarão palestras.
“Faltam poucas horas para a abertura da feira. Os agentes de viagens viverão momentos inesquecíveis com inspirações para inovar a maneira de realizar seus negócios. Preparamos tudo com muita atenção, pensando em cada detalhe para entregar um evento repleto de novidades, conteúdos e muito networking”, comenta Fernando Santos, presidente da Abav-SP e Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior de São Paulo).
Nos dois dias de encontro, às 17h, eles poderão aproveitar um happy hour especial, realizado em parceria com diversos expositores. A Hero Seguros promoverá uma festa amanhã no dia 30, às 19h, com a Banda Trio Arena, no Butequim da Praça, a 100 metros do Hotel Monte Real. O convite para o evento deverá ser retirado pelos agentes de viagens no Pavilhão Azul, no estande 23, com o time da empresa.
Novidades
Na quinta e sexta-feira, as palestras e painéis, das 9h30 às 13h10, terão transmissão ao vivo pelo canal oficial do YouTube da Abav-SP e Aviesp. A 45ª Abav TravelSP terá estande exclusivo de convivência, reencontro e networking entre os associados e expositores.
Localizado no Pavilhão Azul, o espaço terá brindes para os agentes de viagens associados, além de atendimento jurídico, esclarecimento de dúvidas sobre o seguro de responsabilidade civil e um local aconchegante para descansar e comer petiscos e bebidas não alcoólicas, das 14h às 17h.
Nos dois dias, das 14h às 17h, próximo à entrada da sala do associado, o escritor e ex-prefeito de Bertioga (SP) José Mauro Dedemo Orlandini estará na feira vendendo o seu livro “Orlandini” por R$ 60. Como brinde, as pessoas que comprarem receberão uma caricatura personalizada. Os valores arrecadados serão revertidos para o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Bertioga.
Carlos Prado, presidente da Tour House, das 16h às 17h, em frente ao bonde no Pavilhão Azul, também estará vendendo e autografando o seu mais novo livro “Turismo um grande negócio para o Brasil”, que fala sobre ideias e projetos para alavancar a indústria do país, por R$ 65. Toda a renda da venda dos livros será destinada ao Instituto Educatodos, que tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino fundamental em escolas públicas.
Para se inscrever, basta acessar www.abavtravelsp.com.br, clicar na aba inscrição e escolher a categoria desejada: agente de viagens associado, não associado, gestores de viagens, visitante do trade, imprensa ou assessoria de imprensa. No site, o profissional do setor clicará em “+ nova inscrição”, fará o cadastro com o CNPJ da empresa e, na sequência, o CPF. Em caso de dúvidas, deve-se enviar e-mail para [email protected].
WTM Latin America
Já na capital paulista, entre os dias 3 e 5 de abril, acontece mais uma edição da WTM Latin America, que comemorará 10 anos. A organização destaca a chegada de novos expositores do Brasil e de diferentes partes do mundo que estarão no Expo Center Norte.
Destinos turísticos, operadoras, empresas de receptivo, companhias de aviação, redes hoteleiras e empreendimentos independentes de hospitalidade confirmam seus espaços na planta do evento para aumentar o networking e expandir os negócios no Brasil e na América Latina.
Uma das estreias é a JetSmart, lowcost chilena que aproveitará a presença de público qualificado para fazer um evento o voo inaugural da nova rota entre São Paulo e Santiago, que parte dia 3 de abril, do Aeroporto Internacional de São Paulo, o GRU Airport. A Azul Linhas Aéreas participa pela primeira vez com estande próprio para reforçar a capilaridade de seu mapa de rotas e destacar os novos voos internacionais.
Entre os destinos, as estreias vêm de diferentes partes do Brasil e do mundo. A começar por Sarajevo, no leste europeu. A maior cidade, centro político e financeiro da Bósnia e Herzegovina destacará seus atrativos para informar o trade em relação à oferta e fazer negócios com os compradores latino-americanos.
Hidalgo participará da área de exposição mostrando a mescla de atividades naturais e tours histórico-culturais promovidos no estado mexicano que vem atraindo a atenção dos viajantes.
Outro destaque é a participação da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa — CVR Lisboa, associação que controla a origem e promove os produtos vitivinícolas da capital portuguesa. Em território nacional, a WTM Latin America confirma a participação inédita de Manaus (AM), Aracaju e Sergipe (estado e capital participam pela primeira vez), Espírito Santo, Mato Grosso, Caucaia (CE), Paraty e Angra dos Reis (RJ). O Sebrae São Paulo terá um estande para destacar as ferramentas e os serviços voltados aos micro e pequenos empresários da indústria de viagens e turismo.
As novidades também estão na área de tecnologia, espaço que vem crescendo ano a ano na oferta de soluções para apoiar os negócios dentro da indústria de viagens e turismo. Até o momento, três importantes players confirmaram presença. A brasileira Infotera levará ao evento o sistema de reservas Infotravel, ferramenta voltada a operadores, redes hoteleiras e receptivos.
Com sede no Mato Grosso do Sul, a Beeteller destacará soluções em pagamentos para empresas de todo o mundo que desejam se conectar aos consumidores latino-americanos. De Israel, a desenvolvedora de softwares Hotelmize também terá espaço para mostrar seus serviços focados em Big Data aos visitantes.
Tour Operators Area
A WTM Latin America confirma três novidades entre os players que atuam na indústria da hospitalidade: a Atlantica Hotels irá reforçar seu portfólio de marcas próprias e internacionais que totalizam 170 empreendimentos e 28 mil quartos nas principais capitais e destinos turísticos brasileiros. A RCD Hotels chega com o mesmo objetivo: promover seus hotéis de luxo nos Estados Unidos, México e República Dominicana para operadores latino-americanos. Em Ibiúna, interior de São Paulo, a Fazenda Morros Verdes irá mostrar aos compradores e demais interessados a oferta de lazer e conforto em seus 300 hectares de terreno.
Operadoras, agências e empresas de receptivo representam boa parte dos estreantes na programação.
Além das mais de 20 operadoras que já estavam confirmadas, a organização anuncia a chegada de dois players de peso: Agaxtur e Incomum Viagens terão espaços próprios para divulgar produtos e serviços no evento. Outras estreias aguardadas são Easy Travel Shop, plataforma brasileira especializada na venda de tours e experiências em diferentes destinos, e Enjoy Travel, empresa global focada em aluguel de veículos em diferentes destinos da Europa, Austrália e Nova Zelândia.
Entre as agências fixadas em território nacional, a WTM confirma a participação da Nomada Viagens e Turismo (São Paulo/SP), Mundo Tour (Brasília/DF) e da Conquest Voyages. Essa última trabalha de forma personalizada com roteiros no Oriente Médio, África e Ásia, com direito a um departamento dedicado ao turismo esportivo. Do exterior, já confirmaram participação agências e empresas de receptivo da Alemanha (Appina Travel), Grécia (Hellenic Travel Network), Portugal (Top Atlantico e ExpressWay), Egito (Golden Nile Travel) e Turquia (Crystal Concepts).