Foi inaugurado nesta quarta-feira (14) o serviço de Bagageiro Municipal. Trata-se de um local onde a população em situação de rua poderá guardar pertences pessoais, como cobertores, roupas e documentos. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da entrega do espaço, que fica na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial, próximo ao Centro da cidade. O serviço entra em funcionamento nesta quinta-feira (15)
O Bagageiro Municipal é uma ação da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, para ampliar a assistência às pessoas em situação de rua. “O Bagageiro é mais uma forma de criar vínculos com o morador de rua e encaminhá-lo para outros serviços sociais. O novo equipamento amplia a chance de saída das ruas, dando amparo e dignidade para quem está nessa condição”, afirmou Dário Saadi.
De acordo com a secretária Vandecleya Moro, a possibilidade de guardar seus objetos contribui com a organização da vida diária e com a retomada de hábitos rotineiros das pessoas que se encontram em situação de rua. Além de ser uma forma de viabilizar cuidado e proteção. “Acreditamos que a oferta de um local protegido para guardar os objetos irá impactar diretamente na melhoria da qualidade de vida desse público. E também irá contribuir indiretamente para a saída das ruas e para melhor organização do espaço público”, comentou a secretária.
O impacto social esperado com a manutenção dos pertences pessoais é diminuir a perda de documentos e outros objetos de uso cotidiano, reduzir o desperdício, possibilitar melhoria na autoestima, o que pode repercutir nos cuidados com a higiene pessoal e na redução do uso de álcool e substâncias psicoativas.
A previsão inicial é atender 100 usuários por mês. Eles serão encaminhados pelo serviço de abordagem social – SOS Rua ou pelo Centro Pop. O horário de funcionamento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.