No mês em que a campanha mundial de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço chamada “Julho Verde” completa 10 anos, instituições vinculadas à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizam o 1º Simpósio Julho Verde – Câncer de Cabeça e Pescoço, que acontecerá neste sábado (13). O evento contará com palestras e discussões de casos clínicos conduzidos por 38 pesquisadores e médicos especialistas no Anfiteatro do Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp (IOU/Unicamp).
A iniciativa conjunta entre a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp), o IOU/Unicamp e o CEPID CancerThera é uma oportunidade para especialistas de diversas áreas trocarem conhecimentos atualizados sobre diagnósticos e tratamentos de tumores de cabeça e pescoço, doenças complexas que exigem o trabalho conjunto de equipes multidisciplinares nos cuidados com os pacientes.
O câncer de cabeça e pescoço engloba boca, laringe, faringe, cavidade nasal, seios da face, pele da cabeça e do pescoço, base de crânio, tireoide e pescoço. É o quarto câncer mais frequente no corpo humano entre os homens e o quinto entre as mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que haja 17.500 novos casos de câncer de boca e laringe e 14.100 novos casos de câncer de tireoide no Brasil por ano.
A taxa de mortalidade vem aumentando, com índices de 65%, especialmente devido ao diagnóstico tardio na biópsia ou na demora no encaminhamento do paciente para um tratamento especializado em centro de referência.
“Ao criar um ambiente propício para a interação, desejamos que o simpósio promova colaborações científicas futuras e fomente uma melhor abordagem aos pacientes”, destaca Lígia Traldi Macedo, médica oncologista no Hospital de Clínicas da Unicamp e pesquisadora associada do CancerThera.
Durante as sessões, serão discutidos os aspectos diagnósticos e clínicos atuais, considerando novas pesquisas em andamento, o uso de radioterapia avançada e os aspectos cirúrgicos mais recentes associados à reabilitação e à qualidade de vida dos pacientes. Entre os temas em debate, estão a avaliação multimodal por imagens (essencial para diagnósticos e estadiamentos precisos), as novas técnicas cirúrgicas considerando o impacto do papilomavírus humano e o protocolo de hipofracionamento HYPNO para otimizar tratamentos na estrutura hospitalar do Sistema Único de Saúde.
Além disso, serão debatidas novas perspectivas terapêuticas para tumores avançados e a possibilidade de preservação da laringe, bem como desenvolvimentos recentes na pesquisa clínica, incluindo biópsia líquida e metalofármacos em tumores de cabeça e pescoço.
“Será um evento no qual poderemos avaliar a importância da integração entre Radiologia, Medicina Nuclear, Oncologia, Radioterapia, Fonoaudiologia, Cirurgia, Pesquisa Clínica e Pesquisa Translacional”, afirma Carlos Takahiro Chone, médico otorrinolaringologista, cirurgião de cabeça e pescoço, professor da FCM/Unicamp e pesquisador associado do CancerThera.
O público aguardado é formado por médicos especialistas e residentes em Oncologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Radiologia, Radioterapia, Fonoaudiologia e Medicina Nuclear; alunos do Programa de Pós-Graduação em Oncologia da FCM/Unicamp; e alunos dos cursos de graduação em Medicina da Região Metropolitana de Campinas.
O comitê de organização do 1º Simpósio Julho Verde – Câncer de Cabeça e Pescoço espera que o evento seja um catalisador do mês de conscientização dos tumores de cabeça e pescoço, que são conhecidamente diagnosticados de forma tardia, classificados como localmente avançados em aproximadamente 75% dos casos – quando o câncer se espalhou para os linfonodos próximos ao local original do tumor, ele é chamado “localmente avançado”. As inscrições para o simpósio foram encerradas em razão da lotação máxima ter sido atingida.
Campanha Julho Verde
Nomeada “Julho Verde”, a campanha envolve 55 sociedades médicas de cirurgia de cabeça e pescoço de 51 países, várias agências governamentais e a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC).
Em 2014, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) participou do 5º Congresso da Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço, no qual houve a escolha do dia 27 de julho como data de conscientização sobre os tumores desse tipo. Desde então, a SBCCP instituiu o Julho Verde no Brasil contando com o apoio de entidades afins, da Organização Mundial da Saúde (OMS), da UICC e do governo brasileiro, que passou a adotar a data no calendário oficial do Ministério da Saúde.
O mês de julho foi oficialmente instituído em todo o território brasileiro, pela Lei n. 14.328, de 20 de abril de 2022, como o Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.












