PUBLICIDADE
5 de fevereiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Criança indígena é 1ª do Brasil a receber vacina; em Campinas início é na próxima semana

Imunizantes que entraram por Viracopos começam a chegar ao braço das crianças nesta sexta-feira

Redação Por Redação
14 de janeiro de 2022
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 6 mins
A A
Criança indígena é 1ª do Brasil a receber vacina; em Campinas início é na próxima semana

Davi Seremramiwe Xavante foi a primeira criança vacinada contra Covid no Brasil junto com o governador Doria e autoridades da área da Saúde. Foto: Reprodução

O primeiro lote de vacinas infantis da Pfizer, que desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos na madrugada de quinta-feira, começa a chegar aos braços das crianças brasileiras nessa sexta-feira (14). As primeiras cidades a aplicarem o imunizante pediátrico deverão ser a capital paulista e o município fluminense de Maricá.

O Hora Campinas apurou que a previsão é que as vacinas para a imunização de crianças cheguem em Campinas entre sábado e domingo. A expectativa da secretaria municipal de Saúde é começar a vacinação na próxima semana.

O estado de São Paulo deu início à vacinação por volta das 12h. Uma criança indígena foi a primeira a receber a imunização. Trata-se do pequeno Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, criança que nasceu com deficiência motora. Ele faz tratamento no Hospital das Clínicas da USP e mora com uma tutora na cidade de Piracicaba. Davi é filho do cacique xavante Jurandir Siridiwe, do Mato Grosso. O governador João Doria (PSDB) acompanhou a aplicação e deu uma coletiva no HC. A transmissão ocorreu ao vivo pelas plataformas digitais do governo paulista.

 

Jurandir Siridiwe, cacique Xavante, é o pai de Davizinho Foto: Reprodução Redes Sociais

 

Nascido em uma tribo Xavante no estado do Mato Grosso, Davi tem uma condição de saúde que afeta as pernas e o obriga a andar com ajuda de uma órtese. Durante nove meses, ele e o pai, o cacique Jurandir Siridiwe, fizeram viagens periódicas à capital paulista para que Davi fosse tratado no Instituto da Criança do HC.

Desde o início do ano passado, Davi passou a morar com uma tutora na cidade de Piracicaba, região de Campinas. Ela o acompanha nas consultas rotineiras que o garoto faz no HC com médicos das áreas de reabilitação e neurologia.

O caso do garoto xavante está sendo estudado por especialistas do Instituto da Criança, que procuram identificar as razões da perda parcial dos movimentos de Davi. Como há outras crianças da mesma tribo com sintomas similares aos de Davi, os cientistas da USP estão conduzindo um estudo genético completo para apontar possíveis causas do problema.

Vacinas

O lote que está sendo distribuído a estados e municípios para iniciar a aplicação é de 1,2 milhão de doses.  A previsão é que o Brasil receba em janeiro um total de 4,3 milhões. Essa remessa que chegou pelo Aeroporto de Viracopos na quinta-feira  é a primeira de três que serão enviadas ao País.

Avião em Viracopos com a primeira remessa de vacinas contra Covid-19 para crianças: inicio da vacinação do público infantil  Foto: Reprodução TV

Segundo o Ministério da Saúde, durante o primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo de 20,5 milhões de crianças. Em fevereiro, a previsão é que sejam entregues mais 7,2 milhões, e em março, 8,4 milhões. A tendência é que a Pfizer antecipe a entrega para acelerar a vacinação.

A campanha de vacinação infantil em São Paulo começou imediatamente após a entrega do lote inicial de 234 mil vacinas pediátricas da Pfizer à Secretaria de Estado da Saúde. As equipes da pasta receberam o imunizante no final da manhã desta sexta, e a distribuição para todas as regiões do estado será iniciada até o final da tarde.

Cronograma estadual

Nesta primeira etapa da campanha de vacinação infantil, o Plano Estadual de Imunização recomenda que as 645 Prefeituras do estado priorizem crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. A estimativa é que 850 mil menores nestas condições sejam vacinados de forma prioritária.

O Ministério da Saúde encaminhou apenas 234 mil doses para a Secretaria de São Paulo nesta sexta. A expectativa do Governo do Estado é que o órgão federal encaminhe novos lotes a partir da próxima semana.

A lista das comorbidades é definida pelo Ministério da Saúde. Pais e responsáveis precisam apresentar nos postos de vacinação comprovantes como exames ou qualquer prescrição médica. Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também poderão ser utilizados para a vacinação.

O Governo de São Paulo também recomenda o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para a campanha infantil. O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos postos, evitando filas e aglomerações.

Para cadastrar os filhos, pais e responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário. Se o processo não puder ser feito pela internet, os pais não precisam se preocupar, pois o cadastro completo poderá ser feito presencialmente nas unidades de vacinação.

Lista de comorbidades do Ministério da Saúde:

Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas
Próteses e implantes cardíacos
Talassemia
Síndrome de Down
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
Anemia falciforme
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
HIV

Maricá

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, inicia nessa sexta-feira a imunização das crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, sendo a primeira do estado a atender essa faixa etária. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu no início da madrugada desta sexta a primeira remessa das vacinas da Pfizer destinada a esse público, com 93,5 mil doses.

De acordo com a Prefeitura da cidade, o primeiro grupo atendido será o de crianças indígenas em suas aldeias. Amanhã (15), será a vez das crianças com comorbidades ou deficiência permanente, que devem ser levadas à sede do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem), das 9h às 13h.

As crianças com dificuldades de locomoção severa podem receber a vacina em casa, depois de agendamento na Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.

O pai ou responsável precisa apresentar o laudo médico que comprove a comorbidade ou a deficiência permanente listada no Plano Nacional de Imunização (PNI), além de certidão de nascimento ou documento de identidade da criança.

A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, destacou que o cronograma da cidade segue o recomendado pelo PNI, mas depende da disponibilidade de vacinas pelo Ministério da Saúde. Ela explica que a imunização das crianças ajuda a proteger toda a população contra o novo coronavírus.

 

Rio

O governo do estado do Rio de Janeiro começou a distribuir as 93,5 mil doses de vacina contra a Covid-19, destinadas a crianças de 5 a 11 anos, nessa sexta, aos 92 municípios. As doses dos imunizantes chegaram nesta madrugada no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e foram levadas para a Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói.

Segundo a secretaria, a previsão é que a partir de segunda-feira a maioria dos municípios possam dar início à vacinação. A recomendação é que sejam vacinadas primeiro crianças com comorbidades e indígenas, seguidas das faixas etárias dos mais velhos para os mais novos.

 

Minas Gerais

As cidades de Minas Gerais começaram a receber as primeiras doses de vacina contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos nesta sexta-feira (14). A informação é do secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. Segundo o secretário, a estimativa é que todas as 110 mil doses do imunizante da Pfizer, que chegaram  ao aeroporto de Confins, sejam entregues às Unidades Regionais de Saúde até amanhã (15) e serão imediatamente repassadas aos municípios para aplicação.

“Sábado já podemos ter a primeira criança, de 5 a 11 anos, vacinada no estado de Minas Gerais”, disse Baccheretti, em referência às cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, que devem ser as primeiras a receberem os imunizantes.

Ele ressaltou a importância da imunização e alertou pais e responsáveis para a vacinação das crianças. “O estado sempre vai recomendar a vacinação, já que está comprovada a redução dos casos graves da doença em pessoas que estão devidamente imunizadas. Por isso, pedimos que os pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas”, disse.

(Hora Campinas, com Agência Brasil)

Tags: criançasimunização infantilmaricáMinas GeraisPandemiaPfizerrioSão Paulovacinação
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Campinas inaugura Feira da Economia Solidária em frente ao Palácio da Cidade nesta sexta
Cidade e Região

Campinas inaugura Feira da Economia Solidária em frente ao Palácio da Cidade nesta sexta

Por Redação
5 de fevereiro de 2026

...

Concerto ‘Bach em Pessoa’: saiba como retirar convites para apresentação Sinfônica de Campinas
Cidade e Região

Concerto ‘Bach em Pessoa’: saiba como retirar convites para apresentação Sinfônica de Campinas

Por Redação
5 de fevereiro de 2026

...

PAT de Jaguariúna promove mutirão de emprego nesta sexta-feira

PAT de Jaguariúna promove mutirão de emprego nesta sexta-feira

5 de fevereiro de 2026
Prefeitura de Americana realiza campanha de multivacinação neste sábado em sete UBSs

Prefeitura de Americana realiza campanha de multivacinação neste sábado em sete UBSs

5 de fevereiro de 2026
Em sessão tumultuada, Câmara de Campinas aprova punição a Otto Alejandro e arquiva CPs

Em sessão tumultuada, Câmara de Campinas aprova punição a Otto Alejandro e arquiva CPs

5 de fevereiro de 2026
Associação Cornélia Vlieg tenta manter oficinas de geração de renda para 300 pacientes

Associação Cornélia Vlieg tenta manter oficinas de geração de renda para 300 pacientes

5 de fevereiro de 2026
Carregar Mais
















  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Circo-Teatro Irmãos Almeida – por Alexandre Campanhola

    Circo-Teatro Irmãos Almeida – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • CNPEM de Campinas investe em programas de formação e diversidade de cientistas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Em sessão tumultuada, Câmara de Campinas aprova punição a Otto Alejandro e arquiva CPs

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Com dez reforços, Ponte Preta tenta se reorganizar após ver base campeã desmontada

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Hora Campinas estreia a coluna de memórias Hora da Saudade

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.