8 de junho de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Saúde e Bem-Estar

Verão: pesquisa aponta como proteger a visão de crianças

Redação Por Redação
14 de janeiro de 2025
em Saúde e Bem-Estar
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Verão: pesquisa aponta como proteger a visão de crianças

Estudo comprova que crianças devem expor os olhos ao sol por 2 horas/dia: tipo de lente de proteção depende da idade - Foto: Divulgação Assessoria

Você sabia que o contato sem limites com as telas e a falta de exposição ao sol são os dois fatores ambientais que mais contribuem com o aumento da miopia, ou dificuldade de enxergar à distância entre crianças? De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diretor executivo do Instituto Penido Burnier, não faltam evidências da importância das telas e da exposição ao sol para a saúde ocular da criança.

Uma dessas evidências chegou ao Brasil através de uma pesquisa apresentada em 2024 no Congresso Mundial de Controle da Miopia organizado pela ABRACMO (Academia Brasileira de Controle da Miopia e Ortoceratologia), entidade de caráter científico da qual Queiroz Neto é membro fundador.

O levantamento foi realizado em duas etapas com 1,2 milhão e 1,9 milhão crianças do ensino primário em parceria com o poder público de Taiwan. Na primeira etapa as crianças não foram estimuladas à exposição ao sol e a prevalência da baixa visão no período teve o expressivo aumento de 43%. Saltou de 34,8% para 50%.

Na segunda etapa os participantes foram expostos 2 horas/dia ao sol e a baixa visão invés de aumentar, diminuiu de 49,4% para 46,1%.

Queiroz Neto explica que a radiação UV emitida pelo sol aumenta a circulação no olho de dopamina, hormônio do bem estar. Os efeitos da maior disponibilidade de dopamina no globo ocular são o fortalecimento das fibras de colágeno da córnea e da esclera (parte branca) que diminui o crescimento do comprimento axial do olho.

Para se ter ideia da importância deste processo, normalmente o olho cresce até a idade de 3 a 4 anos. O olho míope continua crescendo após esta idade. Por isso, as imagens se formam na frente da retina e isso dificulta a visão à distância.

Constatações na prática

O oftalmologista ressalta que de fato a biometria de crianças que fazem tratamento de controle da miopia no hospital e os estudos de casos apresentados na ABRACMO confirmam que a exposição ao sol ajuda a controlar a progressão da miopia. Os benefícios para a saúde não param por aí. “O contato com o sol também diminui a resistência à insulina que causa o diabetes tipo 2, fortalece a saúde óssea, o sistema respiratório e a imunidade através da síntese e absorção da vitamina D”, salienta.

O especialista ressalta que a exposição da criança ao sol sem lentes com filtro UV não deve ultrapassar duas horas. Isso porque, o sol tem efeito cumulativo nos olhos e o excesso de exposição pode causar catarata precoce, pterígio e degeneração macular. As atividades em locais abertos sem óculos com filtro UV deve ser programada para as primeiras horas da manhã ou depois da 16 horas, recomenda.

“A escolha do tipo de lente para proteger a visão da criança dos efeitos nocivos do sol depende da faixa etária”, afirma. Até 8 anos de idade, o sistema visual está em desenvolvimento e deve ser exposto a uma grande variação de luminosidade para atingir sua plenitude. Por isso, nesta faixa etária Queiroz Neto afirma que as lentes fotossensíveis são as mais indicadas – filtram 100% da radiação sem deixar os olhos expostos à baixos índices de luminosidade o tempo todo.

Como identificar a miopia

O oftalmologista salienta que nem sempre a criança sabe que não enxerga bem. Os primeiros sinais da miopia e outras condições que afetam a visão na infância que indicam necessidade de consulta oftalmológica são: queda no rendimento escolar; mudança de comportamento social; rejeição às atividades esportivas; apertar os olhos para ver objetos ou ler; aproximar o rosta do celular ou outra tela; dificuldade para identificar placas de sinalização e desinteresse pelo que está ao redor.

Queiroz Neto afirma que o controle da miopia é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Isso porque, o comprimento axial do olho que geralmente cresce até a idade de 3 ou 4 anos continua aumentando nos míopes depois desta idade.

Na miopia acima de 6 dioptrias, explica, este alongamento fragiliza a parte posterior do olho e aumenta o risco de perda precoce da visão por catarata glaucoma, descolamento da retina ou degeneração macular.

A boa notícia é que várias terapias diminuem o crescimento axial do olho. Uma delas é a lente de ortoceratologia. “De uso noturna, esta lente de contato aplana a córnea durante a noite para eliminar o uso de óculos durante o dia. A remodelação noturna da córnea reduz o crescimento do olho e o avanço da miopia, afirma

Outra opção são as lentes de contato ou de óculos que diminuem o crescimento do olho em 69% e o risco da alta miopia sem causar desconforto. “O “pulo do gato” desta tecnologia é a formação da imagem na frente da retina através de um desfoque na periferia da lente que passa despercebido pelo olho humano.

O oftalmologista afirma que a miopia não tem cura, mas os tratamentos não param de avançar. “Este período de férias é o melhor para as crianças passarem por um check up da visão. O insistente uso de telas afasta as crianças do sol, pode aumentar a miopia e comprometer o aprendizado na volta às aulas, finaliza.

Tags: Bem-estarcriançasHora CampinasolhossaúdesolVerão
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Conhece o exercício excêntrico? Entenda como a modalidade une força muscular e menor desgaste físico
Saúde e Bem-Estar

Conhece o exercício excêntrico? Entenda como a modalidade une força muscular e menor desgaste físico

Por Redação
8 de junho de 2026

...

OMS alerta para aumento de perda auditiva entre jovens; veja medidas de prevenção
Saúde e Bem-Estar

OMS alerta para aumento de perda auditiva entre jovens; veja medidas de prevenção

Por Redação
7 de junho de 2026

...

Um em cada quatro brasileiros não sabe que o câncer pode ser prevenido

Um em cada quatro brasileiros não sabe que o câncer pode ser prevenido

6 de junho de 2026
Hemocentro lança campanha “Aceita o Desafio?” para incentivar doação de sangue

Hemocentro lança campanha “Aceita o Desafio?” para incentivar doação de sangue

5 de junho de 2026
Remédio que ajuda respirar pode afetar a visão, aponta estudo

Remédio que ajuda respirar pode afetar a visão, aponta estudo

4 de junho de 2026
Hospital Sobrapar reúne especialistas do Brasil em curso avançado de cirurgia craniofacial

Hospital Sobrapar reúne especialistas do Brasil em curso avançado de cirurgia craniofacial

3 de junho de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Laboratório Cristália inaugura em Campinas a primeira unidade de Genética Aplicada

    Laboratório Cristália inaugura em Campinas a primeira unidade de Genética Aplicada

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Linha de ônibus terá mudança a partir desta segunda no trajeto e inclusão de novas paradas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Grupo armado atira contra viatura, invade condomínio de luxo e acaba preso em Indaiatuba

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Incêndio de grande proporção atinge área de vegetação em Cosmópolis

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Comissão aprova feriado municipal em 14 de julho no aniversário de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
[email protected]

Editores de Conteúdo

Laine Turati
[email protected]

Maria José Basso
[email protected]

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
[email protected]

Leandro Ferreira
[email protected]

Marketing

Pedro Basso
[email protected]

Para falar conosco

Canal Direto

[email protected]

Redação

[email protected]

Departamento Comercial

[email protected]

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.