O verão de 2025 promete ser um dos mais intensos já registrados no Brasil, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Com o calor extremo, cresce a busca por conforto proporcionado por aparelhos como o ar-condicionado, ventiladores e refrigeradores, que podem ampliar o consumo de energia elétrica e provocar surpresas na conta de luz.
Além disso, práticas conscientes são importantes para garantir segurança no uso desses novos equipamentos, além de manter as instalações internas dos imóveis bem dimensionadas, alerta a CPFL Paulista. A empresa é a terceira maior distribuidora do País e está presente em 234 municípios do interior paulista, dentre eles os da região de Campinas.
“A escolha de equipamentos com selo de eficiência A do Inmetro e a utilização correta são essenciais para controlar o consumo e os gastos”, recomenda Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da empresa.
Hábitos conscientes são determinantes: “Fazer boas escolhas é fundamental. Afinal, os hábitos de cada consumidor e os tipos de aparelhos utilizados definem o impacto na conta de energia no fim do mês”, observa.
Walter também indica o uso de uma ferramenta útil para evitar surpresas no fim do mês. “A CPFL disponibiliza no site e aplicativo da empresa a plataforma Conta Fácil, que ajuda os consumidores a monitorarem o consumo de energia, comparar períodos e adotar medidas mais assertivas para economizar”, destaca.
Confira orientações da empresa para o uso eficiente e seguro
Ar-condicionado
Representa até 15% do valor de sua conta de luz, é um dos principais aliados para amenizar o calor durante a estação. Para garantir o conforto, sem elevar o gasto, a recomendação é a instalação do modelo inverter, que economiza até 40% em comparação aos convencionais.
Dicas: instale o aparelho em local com boa circulação de ar; mantenha portas e janelas fechadas, evitando assim a entrada de ar do ambiente externo; limpe sempre os filtros, a sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais; mantenha o ar-condicionado sempre desligado quando você estiver fora do ambiente por muito tempo.
Ventilador
O ventilador é uma alternativa mais econômica ao ar-condicionado, mas seu uso contínuo requer atenção. Sempre que possível, mantenha portas e janelas abertas para aproveitar a ventilação natural e reduzir o tempo de uso do aparelho. No caso de ventiladores de teto, para que funcione de forma eficiente, respeite a altura sugerida pelo fabricante na hora da instalação, que geralmente é de cerca de 2,30 metros.
Dicas: caso seu pé direito seja maior que a altura recomendada pelo fabricante, será necessário uso de haste maior para deixar o ventilador na altura correta; ligar o ventilador de teto junto com ar-condicionado ajuda a economizar energia elétrica, porque o ventilador faz com que o ar frio não se concentre apenas próximo ao chão, mas que circule e refrigere todo o ambiente, promovendo sensação de bem-estar.
Chuveiro elétrico
Outro aparelho que lidera o consumo de energia, sendo responsável por 25% a 35% dos gastos na conta de luz. Se configurado na posição “verão”, a estimativa é que ocorra uma redução de 30% no consumo.
Dica: manter o chuveiro desligado enquanto se ensaboa, colabora para que haja ainda mais economia.
Geladeira
Outro equipamento bastante utilizado nos dias quentes é a geladeira. Em média, ela representa de 15% a 20% da conta de luz. Instale-a em local bem ventilado, não encostando em paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas. Para melhor aproveitamento, abra somente quando necessário e evite deixá-la aberta por muito tempo.
Dicas: mantenha as borrachas de vedação da porta em bom estado; guarde ou retire alimentos e bebidas de uma só vez, assim, você não ficará abrindo a porta da geladeira sem necessidade; não bloqueie a circulação interna de ar frio com prateleiras de vidro, plástico ou de outros materiais; nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas.