O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, é o primeiro aeroporto do Brasil a disponibilizar o novo serviço de destruição, em solo brasileiro, de embalagens e suportes de madeira (paletes) que acompanham cargas importadas e que não possuem carimbo ou atestado válido de tratamento fitossanitário. Com isso, as empresas importadoras terão os processos mais agilizados e terão os custos reduzidos em até 50%, facilitando o trânsito para o comércio exterior a partir do TECA (Terminal de Carga) de Viracopos.
Além dos ganhos de tempo e da redução de custos, os resíduos das madeiras destruídas serão enviados para algumas indústrias para a utilização como biomassa em fornos industriais. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, também espera atrair mais clientes importadores por causa da nova solução, que vai simplificar a operação das empresas.
A portaria da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que regulamenta a atividade foi publicada no último dia 08 e o aeroporto passou a oferecer o serviço aos importadores nesta semana.
Antes da implantação do projeto, a empresa importadora era obrigada a devolver ao país de origem da carga as embalagens e suportes de madeira considerados não conformes, o que levava de três a dez dias, além de onerar significativamente o cliente devido ao valor do frete aéreo para o retorno dessas peças de madeira.
Agora, a madeira poderá ser destruída no mesmo dia, minimizando os custos das empresas e das companhias aéreas.
Reconhecido como o principal aeroporto cargueiro do País, Viracopos se adequou com rapidez às novas regras estabelecidas pela portaria do MAPA nº 514, que “estabelece os procedimentos de fiscalização e de certificação fitossanitária de embalagens e suportes de madeira destinados ao acondicionamento de mercadorias importadas ou exportadas pelo Brasil, e dos componentes e peças de madeira utilizados para sua confecção, e dá outras providências”.
A implantação do projeto foi coordenada pela Gerência Comercial de Cargas, em parceria com a Gerência de Operações de Cargas da concessionária. “Os estudos foram iniciados há seis meses com o intuito de inovar mais uma vez, lançando um serviço pioneiro em aeroportos do Brasil, tendo como objeto a destruição da madeira em zona primária, sem que o importador tenha a necessidade de vincular processo de exportação para providenciar a devolução do palete condenado pelo Ministério da Agricultura, o que era um procedimento burocrático e custoso, com gastos de R$ 3 mil por processo de devolução, em média”, disse a gerente comercial de Carga, Marina Giffu.
Os serviços serão executados pela empresa Nikkey, que tem uma base em Viracopos e, atualmente, é a única empresa homologada para a prestação deste serviço junto ao MAPA, que também fará a gestão do serviço.
De acordo com a Portaria, “são objetos desta portaria as embalagens e suportes de madeira destinados ao acondicionamento de mercadorias no trânsito internacional, os componentes de embalagens de madeira e as peças de madeira que serão utilizadas para confecção de embalagens ou de suportes de madeira, que não sofreram processamento suficiente para remover ou eliminar pragas”.
“Com isso, Viracopos mais uma vez se antecipa às tendências do comércio exterior em alinhamento com as melhores práticas mundiais e apresenta uma solução prática e eficiente que vai proporcionar mais agilidade e menos burocracia para as empresas que trouxerem suas cargas pelo Terminal de Carga de Viracopos, finalizou o gerente de Operações de Carga de Viracopos, Ricardo Luize.
Viracopos deixa os seguintes canais de atendimento para dirimir dúvidas, esclarecer, orientar e colaborar.
CORE CARGO VIRACOPOS
Telefone: (19) 3725-6726 / 3725-5238
E-mail [email protected]
Site: https://www.viracopos.com/pt_br/cargo/