PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Veículos

Volvo C40 100% elétrico entrega luxo, tecnologia e design futurista com esportividade

Modelo chega mais “barato”, com o valor especial de pré-venda de R$ 314.950,00

Redação Por Redação
22 de agosto de 2023
em Veículos
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Volvo C40 100% elétrico entrega luxo, tecnologia e design futurista com esportividade

No último dia 19 de julho, a marca sueca iniciou a pré-venda do novo Volvo C40 Recharge Plus 100% elétrico. Fotos: Reginaldo Pupo e Jéssica Aquino/Divulgação

Reginaldo Pupo

Especial para o Hora Campinas

 

Um SUV “coupezado”, com design moderno, atraente, luxuoso e 100% elétrico. Os adjetivos pertencem ao Volvo C40 P8 Recharge, que já chega em sua versão 2024 com algumas mudanças significativas, especialmente em sua eletrificação. A pré-venda teve início no último dia 19 de julho. Mas falaremos da versão 2024 mais à frente.

Definitivamente, a marca abandonou seu conservadorismo, que era marcante nos anos 90 e 2000, com carros de linhas retas e sisudos, para embarcar de vez em design cada vez mais futurista. Justamente o que se vê no C40.

A versão 2023 deste crossover traz dois motores elétricos de 204cv, que totalizam, portanto, 408cv de potência e 67,3 kgfm. Como é comum nos carros elétricos, o torque é instantâneo, ou seja, pisou fundo, ele entrega toda a sua potência disponível, mesmo em movimento, o que garante, por exemplo, uma ultrapassagem mais segura.

Ele faz de 0km/h a 100km/h em apenas 4,7 segundos, apesar de suas 2,5 toneladas de peso e 4,4 metros de comprimento.

Por dentro, o C40 é muito parecido com o seu irmão XC40. O grande diferencial fica do lado de fora, com seu design com pegada mais esportiva, evidenciada pelo caimento da parte traseira do teto, no estilo coupé. O ar de esportividade também se destaca com suas rodas aro 20”, tornando o carro imponente.

A parte dianteira do C40 também é bem parecida com o XC40. Um dos diferenciais é sua grade, um pouco maior e mais evidente. Por baixo do capô, claro, nada de motor. A Volvo, desde que iniciou a eletrificação de seus modelos, preferiu otimizar o espaço, oferecendo um pequeno porta-objetos, com capacidade para 35 litros. Cabem duas mochilas, por exemplo.

As lanternas, faróis e luz de neblina são full led e o DRL vem no seu tradicional desenho de “martelo de Thor”. Os faróis possuem uma tecnologia que é capaz de “desviar” o faixo de luz dos carros que vêm no sentido contrário, para não ofuscar a visão dos motoristas.

A traseira também é bastante chamativa, com as lanternas que começam do ponto onde o teto termina, percorre todo o trajeto do vidro e depois prossegue pela lateral até terminar, na posição horizontal, no porta-malas. Também em full led. O porta-malas, com 413 litros de capacidade, pode ser aberto de dentro do carro, pela chave presencial ou pelo movimento dos pés. Para fechar, além das opções descritas, também pode ser utilizado um botão localizado em sua base.

Ainda na parte externa do carro chama a atenção o teto totalmente envidraçado. Não há janelinha interna para tornar o ambiente mais escuro em dias ensolarados. Mas a marca afirma que o vidro retém cerca de 90% do calor e protege contra os raios UV. Ele é fixo e não abre como os tetos solares tradicionais.

 

Acabamento premium

Por dentro, o Volvo C40 P8 Recharge é um luxo só. E bem ecológico. A começar pelo fato de não emitir gases na atmosfera por ser 100% elétrico. Seu acabamento premium mescla materiais produzidos com garrafas pet e outros materiais recicláveis. Os bancos recebem um material que simula couro, mas não há nada no veículo que seja de origem animal.

Apesar de ter o teto ligeiramente curvado, o espaço interno para quem viaja no banco traseiro é relativamente bom. Mas pode comprometer o conforto de quem tem mais de 1,80m de altura. O espaço do meio é indicado para crianças, já que, mesmo sendo 100% elétrico, possui o túnel central bem elevado.

No geral, os ocupantes do banco traseiro viajam com bastante conforto. Eles ainda têm à disposição saída de ar climatizado e duas entradas para carregamento de smartphones (sistema europeu). Há ainda luzes de leitura em led com acionamento por toque e cintos de segurança de três pontos.

No banco traseiro há porta-copos, que pode ser utilizado quando viajam duas pessoas, e uma redinha localizada atrás dos bancos dianteiros para guardar jornais e revistas.

À noite, o habitáculo fica ainda mais harmonioso com a iluminação destacada nas portas dianteiras e no painel, com uma decoração retroiluminada translúcida, que cria uma luminosidade suave e natural e uma sensação de contemporaneidade.

Os tapetes parcialmente reciclados em azul fiorde, que combina com a cor dos carros produzidos nesta tonalidade, são uma escolha mais sustentável, segundo a Volvo, bem como uma característica de design interior visualmente harmoniosa.

 

Tecnologia

A tecnologia embarcada no Volvo C40 P8 Recharge é um capítulo à parte. Ele já vem com o Google integrado, o que facilita, por exemplo, acionar o Google Maps pelo comando de voz, dizendo apenas “Ok, Google”, para pesquisar os destinos.

Após o resultado da busca, além de indicar as informações corriqueiras, como distância a ser percorrida e o tempo utilizado para chegar ao destino, ele também informa com qual percentual de bateria o condutor chegará ao destino e se haverá necessidade de recarga durante o trajeto.

Ele também indica onde há eletropostos de recarga pelo caminho. São informações cruciais principalmente para quem viaja e não pode ficar na mão. O C40 também traz o Google Play integrado, mas o sistema Android é acessado apenas por bluetooth.

Para dar a partida no Volvo C40 basta apenas sentar-se ao banco, com a chave presencial, que o carro já liga automaticamente após o acionamento do freio. Não há botão de partida, tipo start-stop.

O painel localizado atrás do volante replica o GPS da tela multimidia, facilitando, desta forma, a observação da rota sem desviar a atenção para a tela central. Por falar na tela, instalada na posição vertical, no estilo Tesla, praticamente todas as funções do carro são feitas por ela, como os ajustes de som, do ar climatizado, informações sobre a autonomia e configurações gerais.

Também é possível por meio da tela configurar as funções do sistema de permanência em faixa, o ACC (Adaptative Cruise Control), sistema que acelera e freia o carro sozinho, de acordo com a distância e a velocidade do veículo da frente. Caso não haja outro carro à frente, o ACC mantém a velocidade pré-definida pelo motorista e até aciona os freios, se necessário, entre outras configurações.

O C40 também traz seu sistema One Pedal Drive, que auxilia na regeneração das baterias. Ele é ativado quando é feita a desaceleração do carro. Ao aliviar o pedal, o carro freia automaticamente, não necessitando utilizar o pedal dos freios. Esse sistema pode ser desativado pelo condutor, caso precise.

 

Linha 2024

No último dia 19 de julho, a marca sueca iniciou a pré-venda do novo Volvo C40 Recharge Plus 100% elétrico. Ele chega com duas novas cores e a nova geração de powertrain Volvo. Composto por uma bateria com capacidade de 69 kWh, capaz de gerar uma autonomia de 475 km no ciclo WLTP. O modelo passa de 231 hp para 238 hp, gerando 330 NM de torque, o que garante ainda mais agilidade e conforto na direção.

O nome Plus, usado para definir as versões de entrada da marca, na linha elétrica, traz o Single Motor, que agora está localizado na parte traseira do veículo, proporcionando uma melhor dirigibilidade aos condutores. Além disso, a tração traseira oferece mais potência para o carro.

Além do novo C40 Recharge Plus, a linha 2024 do Volvo XC40 Plus também recebe as mesmas melhorias e passa a ter uma autonomia de 460 km conforme o ciclo WLTP.

Com apenas um motor, ante os dois da versão 2022/2023, C40 Plus chega mais “barato”, com o valor especial de pré-venda de R$ 314.950,00. A versão anterior, com dois motores, sai a R$ 419.950,00.

Tags: acabamentocoupécrossoverelétricoesportividadeInovaçãoluxomodelovolvoVolvo C40
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

VW Tera é o carro de passeio mais vendido do Brasil
Veículos

VW Tera é o carro de passeio mais vendido do Brasil

Por Redação
3 de novembro de 2025

...

Café com Graxa chega a Campinas para promover autonomia e confiança das mulheres ao volante
Veículos

Café com Graxa chega a Campinas para promover autonomia e confiança das mulheres ao volante

Por Redação
30 de outubro de 2025

...

Novo Audi SQ6 Sportback e-tron, 100% elétrico, chega por R$ 684.9 mil e com 428km de autonomia

Novo Audi SQ6 Sportback e-tron, 100% elétrico, chega por R$ 684.9 mil e com 428km de autonomia

27 de outubro de 2025
GWM inicia pré-venda do Wey 07, SUV híbrido de seis lugares

GWM inicia pré-venda do Wey 07, SUV híbrido de seis lugares

10 de outubro de 2025
Conheça quatro carros que só milionários podem ter na garagem

Conheça quatro carros que só milionários podem ter na garagem

8 de outubro de 2025
Omoda & Jaecoo anuncia lançamento de seus novos SUVs, com abertura de pré-venda

Omoda & Jaecoo anuncia lançamento de seus novos SUVs, com abertura de pré-venda

3 de outubro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.