O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta terça-feira (27) que pretende apresentar, já em setembro, ao presidente americano Joe Biden um plano para pôr fim à guerra com a Rússia.
“Penso que poderei apresentar este plano ao presidente Biden em setembro”, disse Zelensky numa conferência de imprensa com dezenas de jornalistas, em Kiev, acrescentando que também fará chegar as suas ideias aos dois candidatos à Casa Branca, a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump.
Zelensky explicou que a operação que a Ucrânia está realizando na região russa de Kursk, onde as forças ucranianas ocupam parte do território, faz parte desse plano. A abordagem consiste também em propostas econômicas, bem como no papel que a Ucrânia deve desempenhar na arquitetura de segurança internacional e nas medidas que devem ser tomadas para que a Rússia aceite acabar com a guerra.
Questionado sobre a possibilidade de a Ucrânia ceder territórios em eventuais negociações, Zelensky respondeu que os ucranianos “não estão preparados” para esta opção, embora tenha reconhecido que a decisão dependerá da posição dos aliados da Ucrânia.
O chefe de estado ucraniano destacou a importância de decisões como o envio de mais aviões F-16 para a Ucrânia. Segundo Zelensky, a Ucrânia utilizou estes aviões para abater parte dos ‘drones’ e mísseis lançados pela Rússia esta semana nos dois ataques que lançou contra várias regiões ucranianas.
(Agência Lusa)











