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Home Cidade e Região

Publicação de edital pode destravar licitação do transporte de Campinas

Implantação do Sistema BRT depende de concessão que se arrasta desde 2016

Redação Por Redação
21 de dezembro de 2022
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 3 mins
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Nova licitação do transporte será submetida a audiência pública

Estação de Transferência na Avenida João Jorge: sistema BRT depende da nova concessão. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

A licitação do transporte público coletivo de Campinas pode finalmente caminhar rumo ao desfecho aguardado desde 2016. Prevista pela última vez para o primeiro semestre deste ano, o edital de abertura do processo licitatório para concessão do transporte público coletivo foi publicado nesta terça-feira (20) pela Prefeitura.

A concessão envolve a prestação do serviço de transporte coletivo público de passageiros, nas modalidades convencional e seletivo; além da operação (limpeza, manutenção, reparo e vigilância) dos terminais e estações dos Corredores BRT (Bus Rapid Transit – Transporte Rápido por Ônibus).

A implantação do sistema BRT depende da licitação. A concessão do novo sistema de transporte público vale por um período de 15 anos, prorrogável por mais cinco anos. A operação será dividida em dois lotes: Lote 1 (Norte, Oeste, Noroeste) e Lote 2 (Leste, Sul, Sudoeste). Cada lote terá três áreas operacionais.

 

Processo

A abertura do processo licitatório, que tem como critério de julgamento o menor valor da tarifa de remuneração, possibilita que as empresas interessadas apresentem suas propostas para a execução do serviço. A sessão pública para a apresentação dos valores está prevista para o dia 2 de março, na Sala Azul da Prefeitura.

O documento foi consolidado após análise da Comissão Especial de Licitação, formada por representantes da Emdec e das secretarias municipais de Transportes, Administração e Justiça; e estudos técnicos apoiados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e pelo World Resources Institute (WRI), através da iniciativa Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI).

A consolidação se deu após uma série de etapas de participação popular, que incluiu a disponibilização da minuta de edital para consulta pública por um período de 90 dias, atendendo a recomendação do Ministério Púbico; e a realização de 11 audiências com a participação da sociedade, além de uma sessão pública.

“Após um processo marcado pela transparência e diálogo com a sociedade, chegamos à etapa final do processo licitatório, que resultará na contratação das empresas que irão gerir o transporte coletivo de Campinas. Este é um passo importante para que o transporte público avance e ofereça mais qualidade aos usuários”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  

Atualmente, o sistema de transporte público coletivo de Campinas conta com 203 linhas e 890 veículos em operação. No mês de novembro, o sistema transportou cerca de 10,7 milhões de passageiros.

 

Novo transporte  

A forma de remuneração dos serviços prestados foi adequada e estará atrelada ao desempenho operacional e qualidade dos serviços prestados. Além disso, foi instituído o Sistema de Arrecadação e Remuneração, que passa a ser administrado pela Emdec e não mais pelas empresas operadoras.

Entre as características do novo sistema estão ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes; mais informação aos usuários, confiável e em tempo real; menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais; viagens mais rápidas; e o fim dos créditos expirados.

Campinas passará a contar com mais de 200 ônibus elétricos durante a concessão, com crescimento de veículos de maneira escalonada entre o primeiro e o quinto ano.

A frota do sistema BRT será integrada ao sistema e moderna. Ao longo da concessão, todos os veículos terão ar-condicionado, Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo.

Tags: BRTCampinasconcessãoeditalelétricoslicitaçãoônibuspúblicotransportetrecho
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