10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Cidade e Região

Funcionários relatam queda de eucaliptos no Taquaral antes da tragédia; secretaria nega

Hora Campinas constata que os riscos de quedas de eucaliptos no Parque são antigos

Silvio Begatti Por Silvio Begatti
26 de janeiro de 2023
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Funcionários relatam queda de eucaliptos no Taquaral antes da tragédia; secretaria nega

Bombeiros socorrem mulher ferida gravemente na queda do eucalipto que matou menina de 7 anos: tragédia abre debate sobre negligências do poder público Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

“Dois eucaliptos caíram aqui na semana passada. Esse lugar tinha que ter sido interditado faz tempo.” O comentário foi feito numa conversa entre dois funcionários que trabalhavam no Parque Taquaral no momento da queda de um eucalipto que atingiu e matou a pequena Isabela, de 7 anos, na terça-feira (24) pela manhã. O diálogo foi presenciado por uma usuária do Parque. “Era entre 9h40 e 10h e eu estava caminhando, do outro lado de onde aconteceu o acidente”, diz a aposentada de 55 anos, que preferiu não revelar seu nome.

Questionado, o secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, diz que não aconteceram as quedas dentro do Parque. “Caiu uma árvore na quarta-feira passada durante a chuva, mas foi no meio da pista”, afirmou.

Perplexa com a tragédia de terça, a aposentada conta com decidiu voltar a frequentar o Taquaral há pouco tempo, mas que agora vai rever seus planos. “Eu não entro na parte das árvores faz muito tempo, vou ao ginásio quando tem jogo do Renata, não sou frequentadora. Mas esse ano voltei para caminhar na parte de fora. Só que agora nem isso mais vou fazer.”

 

A aposentada conta que na conversa entre os funcionários no parque, terça-feira, na ocasião da tragédia, eles atribuíam o risco de queda à forma das raízes do eucalipto.

 

“O comentário era de que se tratava de árvores com raízes curtas.” Essa característica, aliás, é reconhecida por Paulella. “São raízes fasciculadas”, define o secretário. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o eucalipto não é uma árvore indicada para parques.

Questionado se não foi um erro da Prefeitura manter o Parque Taquaral aberto após as chuvas fortes da semana passada, Paulella diz que a secretaria agiu conforme as evidências históricas. “Nunca houve um acidente dentro do parque e esse encharcamento do solo é uma situação nova para nós.”

Na segunda-feira, a Pedreira do Chapadão foi fechada por causa do risco de deslizamento de pedras, e no dia seguinte a Prefeitura determinou a interdição de todos os parques da cidade após a tragédia no Taquaral. Na semana passada, as chuvas que caíram em Campinas entre terça e sexta-feira provocaram alagamentos, desalojamentos de famílias e a queda de mais de 200 árvores. O caos levou a Prefeitura a decretar estado de emergência.

 

Viatura dos Bombeiros dentro do Parque após a tragédia: pais entraram em estado de choque Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Riscos antigos

No Taquaral, as árvores estão presentes desde à época em que o local era uma fazenda. Quando surgiu o parque municipal, em 1972, os eucaliptos já estavam no espaço. E os problemas na área são antigos. O Hora Campinas teve acesso a um ofício datado do dia 31 de julho de 2012 em que a Administração do Parque Taquaral solicita ao Departamento de Parques e Jardins a avaliação de sete eucaliptos com risco de queda.

Em outro ofício datado do dia 7 de agosto do mesmo ano, a Secretaria de Serviços Públicos solicita ao Conselho Municipal de Meio Ambiente a vistoria das mesmas árvores. Na sequência, o conselho autoriza a remoção e determina o plantio de mudas nativas em boas condições para que haja a “compensação ambiental”.

 

Prefeitura pede análise

Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura emitiu um ofício à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística para solicitar ao Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) uma análise do fragmento florestal, de cerca de 2 mil eucaliptos, na Lagoa do Taquaral. Paulella explica que as árvores são protegidas por leis ambientais e, a partir da análise do IPA, é que as medidas serão tomadas com o principal objetivo de garantir a segurança no parque.

“Dependendo da análise, é possível que se aconteça a remoção de todos os eucaliptos, mas vamos aguardar”, disse o secretário, adiantando que a área onde estão os eucaliptos ficará isolada mesmo após a reabertura do Parque, que acontecerá depois do período das chuvas.

 

Bombeiros socorrem mulher que foi atingida pela queda de um imenso eucalipto na pista interna da Lagoa do Taquaral Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

 

Inspeção com aparelho

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos reforçou ainda nesta quarta (25) que faz o acompanhamento dos eucaliptos na Lagoa do Taquaral. Segundo a Prefeitura, em abril de 2015 foram examinados diversos deles por meio de uma tomografia feita com um aparelho chamado resistógrafo. O exame, que analisa a estrutura interna das árvores, foi realizado pela empresa Plant Care, especializada em arborização urbana e áreas verdes, em parceria com a Unicamp e com o acompanhamento da Secretaria de Serviços Públicos.

No exame, o aparelho é encostado na árvore. A execução aconteceu em sete eucaliptos com suspeita de alguma instabilidade na estrutura. Após a análise, essas árvores foram completamente extraídas da área, afirma a Prefeitura. A avaliação, enfatiza a Administração, demonstrou a real necessidade, uma vez que ofereciam risco de queda. Desde então, a Secretaria mantém a rotina de manejo dos eucaliptos, garante a Pasta.

 

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO

 

Comoção no adeus à menina que dançava, cantava e encantava

 

Duas mortes por quedas de árvores em menos de um mês: tragédias anunciadas?

Tags: CampinasChuvasLagoa do Taquaralmorte de meninanegligênciaqueda de árvorequeda de eucaliptossolo encharcadotragédia
CompartilheCompartilheEnviar
Silvio Begatti

Silvio Begatti

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável
Cidade e Região

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas
Cidade e Região

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

8 de agosto de 2026
Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

8 de agosto de 2026
‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

8 de agosto de 2026
Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

8 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.