3 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Cresce o número de óbitos ‘Não Covid-19’ na pandemia – por Marco Aurélio Lipay

Redação Por Redação
16 de junho de 2021
em Opinião
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Artigo: Cresce o número de óbitos ‘Não Covid-19’ na pandemia – por Marco Aurélio Lipay

Foto: Divulgação

Nós, médicos especialistas, estamos preocupados com dados apresentados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, que em 2020 observou 275.587 mortes a mais do que o esperado; e desse universo, 55.117 casos não foram relacionados à Covid-19. O Portal da Transparência informa que foram registrados 1.459.712 óbitos no ano de 2020, dos quais 220.469 por Covid-19. Neste ano, até o presente momento, mais de 817.000 pessoas evoluíram a óbito em nosso país e estima-se que serão diagnosticados aproximadamente 50 mil novos casos de câncer, número elevado, que pode ser explicado pelo retardo no diagnóstico.

Sempre soubemos que o atraso no diagnóstico e início do tratamento é fator determinante no prognóstico da doença.

A situação passa a ser mais preocupante quando consideramos recente publicação do The British Medical Journal, em novembro de 2020, que apresentou uma revisão sistemática de 34 estudos, analisando 1. 272.681 pacientes com câncer. A conclusão do trabalho foi de que, a cada quatro semanas de atraso no tratamento do câncer, a probabilidade de morte aumenta de modo significativo e proporcional à espera diagnóstica.

Em 2021, já havíamos mencionado que a Sociedade Brasileira de Urologia – Seção São Paulo, mostrou queda significativa nos números de novos diagnósticos de tumores urológicos em 2020, quando comparado a igual período em 2019.

Os dados analisados foram fornecidos por cinco instituições paulistas que realizam atendimento de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), evidenciando que os diagnósticos de câncer de rim, próstata e bexiga diminuíram, em média, 26% no período da pandemia (Covid-19).

De acordo com o levantamento, o Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp) observou queda de 52% de novos casos de câncer de bexiga e de 63% nos cânceres de rim. O Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mostrou redução em 35% de novos casos de câncer de rim neste período. O diagnóstico de tumor de próstata, segundo câncer urológico de maior prevalência nos homens e a segunda maior causa de óbito nesta população, apresentou uma redução média de 33% nas instituições pesquisadas.

Em outra publicação, apresentamos dados da Associação Brasileira de Transporte de Órgãos (ABTO) mostrando que em 2020 houve uma queda nas taxas de doação e de transplante de órgãos com doador falecido. Foi observada uma queda, em todo o território nacional, de 24,5% na taxa de transplantes renais, sendo de 17,2% nos transplantes com doador falecido e de 59,6% nos procedimentos com doador vivo, valor que retomava taxas obtidas no ano de 2009. Em oposição, a lista de espera para transplante renal cresceu 6,2%, enquanto o ingresso em lista caiu 32% e a mortalidade em lista aumentou 27%, talvez em decorrência do maior risco de exposição à Covid-19 e pela necessidade de realizar hemodiálise.

Não podemos deixar de mencionar outras causas de óbito não relacionadas às doenças urológicas. Estudo brasileiro na área de Cardiologia, feito em novembro de 2020, mostrou o excesso de mortes durante a pandemia de Covid-19 nas capitais brasileiras.

Esse estudo revelou que as mortes por doenças cardiovasculares aumentaram significativamente em seis capitais avaliadas: Manaus (AM), Belém (PA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Recife (PE) – as cidades foram escolhidas por terem sido especialmente afetadas pelo coronavírus nos primeiros meses de 2020 e os óbitos podem ser justificadas pelo retardo no atendimento e diagnóstico.

De modo resumido e seguindo dados apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), podemos afirmar que o aumento no número de óbitos na pandemia está relacionado a questões sanitárias não provisionadas, pelo isolamento social, dificuldades em atender pacientes crônicos pelo sistema de saúde deficitário, na dificuldade em realizar exames preventivos e/ou de controle, além do medo ou pânico da população em procurar auxílio médico, mesmo sintomático, diante do risco de contrair o Sars-CoV-2 em hospitais; mas em oposição, a mesma população não se sente amedrontada em participar de reuniões ou outros eventos sociais.

Recomendamos que os pacientes não deixem de fazer suas consultas de rotina e, se estiverem em tratamento, nunca abandonem a terapia. A doença causada pelo SARS-CoV-2 (Covid-19) não inibiu o aparecimento de novos casos de cânceres, apenas promoveu o afastamento dos pacientes dos consultórios médicos e hospitais, retardando o diagnóstico e reduzindo as chances de cura.

Durante a pandemia, não deixe de usar máscaras, mesmo que esteja vacinado. Mantenha o distanciamento social, lave as mãos frequentemente com água e sabão, use álcool em gel quando não for possível lavar as mãos e vacine-se assim que for convocado. Hospitais e consultórios seguem rigorosos protocolos de prevenção ao coronavírus, conforme orientações do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária.

Conclui-se que os tumores podem apresentar bons prognósticos, quando diagnosticados precocemente, e que mortes como as desencadeadas por eventos cardiovasculares podem ser evitadas.

Na dúvida, não tenha receio em conversar com o seu médico (de modo presencial, por telefone ou videoconferência), ele vai saber lhe orientar.

 

Marco Aurélio Lipay é Doutor em Cirurgia (Urologia) pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Titular em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia, Membro Correspondente da Associação Americana e Latino Americano de Urologia e Autor do Livro “Genética Oncológica Aplicada à Urologia”

Tags: ArtigoCovid-19diagnósticodoençasHora CampinasOpiniãoPandemiasaúdetratamento
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo – Justiça ‘analógica’ no combate à violência sexual digital – por Celeste Leite dos Santos
Opinião

Artigo – Justiça ‘analógica’ no combate à violência sexual digital – por Celeste Leite dos Santos

Por Redação
3 de maio de 2026

...

Campinas 249 anos: imagens da história, lugares e cores da metrópole
Opinião

Artigo – Música e canto: uma proposta da ABAL – por Regina Márcia Moura Tavares

Por Redação
2 de maio de 2026

...

Protesto contra ‘devastação verde’ na Praça do Coco tem abraço simbólico; veja fotos e vídeo

Artigo: Morte da Praça do Coco, 1999-2026 – por Adilson Roberto Gonçalves

2 de maio de 2026
Artigo – Dia do Trabalho: Quando o coração não acompanha o relógio – por Deborah Dubner

Artigo – Dia do Trabalho: Quando o coração não acompanha o relógio – por Deborah Dubner

1 de maio de 2026
Artigo: Sertão THC – por Guilherme Athayde Ribeiro Franco

Artigo: Sertão THC – por Guilherme Athayde Ribeiro Franco

30 de abril de 2026
Artigo: Educação e tecnologia em prol da tradição indígena – por Flávio Santos

Artigo: Educação e tecnologia em prol da tradição indígena – por Flávio Santos

29 de abril de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Pioneiro da Praça do Coco sai em defesa da Prefeitura e diz que árvores estavam ‘mortas’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Artigo: Morte da Praça do Coco, 1999-2026 – por Adilson Roberto Gonçalves

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Artigo – Música e canto: uma proposta da ABAL – por Regina Márcia Moura Tavares

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.