Aproximadamente 2,5 milhões de cidadãos e cidadãs das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) vão às urnas neste domingo (6) exercer a democracia. Estão na disputa pelos votos dos eleitores mais de 80 candidatos a prefeito e prefeita e 4,6 mil nomes concorrendo a 297 cadeiras do legislativo regional. A eleição municipal está acirrada em vários municípios da RMC.
Dos 20 municípios, somente Indaiatuba, Sumaré, Jaguariúna e Morungaba não terão candidatos à reeleição para o Executivo, o que abre caminho para novas lideranças assumirem o comando municipal.
Campinas – 14º maior local de votação do Brasil – e Sumaré são as únicas cidades que podem levar as disputas eleitorais para o 2º turno, já que somam cada uma mais de 200 mil eleitores. A possibilidade ocorre caso nenhum candidato ou candidata à Prefeitura alcance a maioria absoluta dos votos; ou seja, equivalente a pelo menos a metade dos votos válidos mais um.
Os portões dos colégios eleitorais abrem a partir das 8h e as votações vão até as 17h.
O voto é obrigatório para eleitoras e eleitores que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos. Os jovens de 16 e 17 anos também têm o voto opcional.
Para garantir que o direito de voto seja exercido plenamente, os eleitores devem estar atentos aos documentos necessários para a votação. É preciso apresentar pelo menos um documento oficial com foto, como a Carteira de Identidade, a CNH ou o e-Título, para assegurar a identificação no momento da votação.
De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições municipais deste ano têm o menor número de candidatos desde 2008. Na RMC, houve uma queda de 18% no número de postulantes ao cargo de prefeito, e de 26% para vereador no comparativo com 2020.
COMO VOTAR
O eleitor terá duas escolhas a fazer neste domingo: prefeito e vereador. Na urna eletrônica será dado primeiramente o voto para vereador, composto por cinco dígitos e, na sequência, a definição do prefeito e vice-prefeito, em um único voto, com dois dígitos.
Para o cargo de vereador o eleitor tem a opção de registrar seu voto para a legenda.
Neste caso, ele deverá registrar na urna somente os dois primeiros dígitos da candidatura. Dessa forma, o voto será contabilizado para o partido, diferente do voto nominal, dado diretamente ao candidato com o registro dos cinco dígitos.
Outras informações que o eleitorado precisa ficar atento neste domingo, podem ser consultadas através deste link disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo











