Atrás da quinta vitória consecutiva no Campeonato Paulista, a Ponte Preta entra em campo neste sábado (15), as 16h, para enfrentar o Botafogo, no estádio Moisés Lucarelli. Vice-líder do Grupo D, com 18 pontos, a equipe campineira tem três jogos decisivos para garantir a classificação às quartas de final do Paulistão. A Macaca apresenta a terceira melhor campanha na classificação geral do campeonato, atrás do líder Corinthians e do São Bernardo.
Serão pelo menos três mudanças na Ponte Preta no jogo com o Botafogo. O zagueiro Saimon cumpriu suspensão pelo cartão vermelho no dérbi e retorna ao time. Já os volantes Emerson Santos e Léo Oliveira ficam fora pelo acúmulo de cartões amarelos. O técnico Alberto Valentim tem como opções mais prováveis Dudu e Lucas Cândido.
Serginho, Elvis e Jeh seguem no departamento médico em recuperação. Há a possibilidade de o volante Rodrigo Souza finalmente estrear na Ponte Preta. O jogador está recuperado e treinando junto com o grupo.
Diogo Silva
O pênalti defendido por Diogo Silva diante do Mirassol, na última quarta-feira (12), foi o primeiro dele com a camisa da Macaca. As atuações do goleiro têm sido reconhecidas dentro de fora de campo. O portal Sofascore, especialista em estatística, tem mantido a média de nota para Diogo sempre entre 7 e 8 pontos.
Mas não é de hoje que o experiente goleiro pontepretano tem o dom de defender pênaltis. No dia 9 de junho de 2021, na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em pleno Allianz Parque, Diogo Silva defendeu três pênaltis, além de converter sua cobrança com categoria, classificando o CRB para as oitavas de final da Copa do Brasil.
No dia 24 de março de 2022, ele foi novamente importante numa disputa de pênaltis, contra o Ceará pela Copa do Nordeste, defendendo novamente três pênaltis e convertendo o seu. No dia 6 de abril de 2022, decidiu a disputa de pênaltis contra o CSA pela semifinal do Campeonato Alagoano, defendendo mais dois pênaltis e convertendo sua cobrança.
Em 26 de agosto de 2023, o CRB tomou um susto pela 25ª rodada da Série B, quando teve pênalti contra si na reta final do segundo tempo, mas Diogo Silva pegou de novo. O Galo acabou derrotando o Novorizontino com gol de Anselmo Ramon.
Botafogo
A equipe de Ribeirão Preto tem poucas chances de se classificar às quartas de final do Paulistão. Ocupa a terceira posição no Grupo A, com apenas 10 pontos e duas vitórias numa chave liderada pelo Corinthians. No entanto, o time de Ribeirão Preto vem de duas vitórias seguidas, que espantaram a crise e praticamente evitaram o rebaixamento. O técnico Márcio Zanardi contará com o retorno do volante Gabriel Bispo, que cumpriu suspensão diante do Bragantino.
FICHA TÉCNCA
Ponte Preta: Diogo Silva; Saimon, Sérgio Raphael e Artur; Maguinho, Lucas Cândido, Dudu, Pedro Vilhena e Danilo Barcelos; Victor Andrade e Jean Dias. Técnico: Alberto Valentim.
Botafogo: João Carlos, Ericson, Edson, Alisson Cassiano, Jonathan Cafú, Sabit Abdulai, Leandro Maciel, Gabriel Risso, Silvinho, Alexandre Jesus, Douglas Baggio. Técnico: Márcio Zanardi
Local: Estádio Moisés Lucarelli
Horário: 16h
Árbitro: Edina Alves Batista (SP).











