A 25ª edição da Parada LGBT+ de Campinas encerra neste domingo (29) o Mês da Diversidade. Com o tema “Envelhecer LGBT+: memórias, resistência e futuro”, o evento terá concentração a partir das 10h, no Largo do Rosário, no Centro. Trios elétricos e apresentações musicais farão parte da programação, que se estenderá até as 22h. A expectativa é de um público de 20 mil pessoas.
O palco principal estará montado na praça em frente ao Palácio da Justiça. A apresentação ficará a cargo de Helloa Meirelles, Cris Negrini, Luma Montenegro e Iara Silva, que irão celebrar os 30 anos do movimento LGBTQIAPN+ e colorir as ruas da cidade diversidade e respeito.
O roteiro dos trios elétricos passará pela Av. Francisco Glicério – Av. Moraes Salles – R. Irmã Serafina – Av. Anchieta – Av. Benjamin Constant, retornando à Av. Francisco Glicério, para as apresentações e encerramento, entre o Largo do Rosário e Praça Guilherme de Almeida. A saída será no cruzamento da Campos Salles com Avenida Francisco Glicério.
“Durante o mês da diversidade, a Parada LGBT+ de Campinas busca continuar motivando os cidadãos a se envolver, articular e buscar melhorias para a comunidade LGBT local. Apesar dos avanços já alcançados, ainda há uma longa batalha pela igualdade, equidade e visibilidade”, comenta Douglas Holanda, presidente da Associação da Parada e Apoio LGBT de Campinas.
Esta edição conta com os padrinhos Priscilla Drag e Ikaro Kadoshi e as apresentações do Bloco Donatella, Casa de Odara, Bruno Azevedo, Layana Fashion, Trinny, Thalita Petrovanni, Joyce Meireles, Pretty Lupon, Viviane Vipper, Lucia Gardyn, Suzanna Werneck e Gabrielle Leonne, além dos Djs Will Fernandez, Cae, Dee Monteiro, Othavio, Marcely Kaim, Mackenzie, Juliana Antunes, Guilherme Lima, Serjola e Cris Negrini.
A 25ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Campinas é coordenada pela Associação da Parada e Apoio LGBT, uma fundação sem fins lucrativos que conta com a participação de membros de vários grupos LGBT da cidade, ativistas, artistas e representantes da Sociedade Civil, além de parceiros, patrocinadores e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A Lei nº 16.718, de 7 de abril de 2025, que proíbe a comercialização e o porte de bebidas e alimentos em recipientes de vidro em eventos públicos, como a Parada deste domingo.

Emdec realiza operação especial de trânsito e transporte
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza uma operação especial de trânsito e transporte neste domingo. Serão 26 agentes da mobilidade urbana atuando na implantação dos bloqueios e orientação dos motoristas; e outros 26 orientando condutores e usuários do transporte público coletivo.
A partir das 9h, haverá bloqueios no cruzamento da José Paulino e Dr. Campos Sales. A partir das 10h, haverá bloqueios no local da concentração, nos cruzamentos da avenida Dr. Campos Sales com a rua José Paulino; e das avenidas Francisco Glicério com Benjamin Constant. E a avenida Francisco Glicério será bloqueada, a partir do cruzamento com a Orosimbo Maia e com a rua Delfino Cintra.
Por volta das 12h, os bloqueios momentâneos serão sinalizados para a passagem do desfile. A partir das 13h, haverá inversão do sentido de circulação da rua Boaventura do Amaral, entre a rua General Osório e a avenida Benjamin Constant.
Na Praça Guilherme de Almeida, será instalada a praça de alimentação e na rua General Osório, ao lado do Palácio da Justiça, será montado um posto de atendimento médico. As ambulâncias estarão autorizadas a sair pelo contrafluxo até a rua José Paulino.
Nas vias Dr. Moraes Sales, Irmã Serafina e Anchieta, em virtude da previsão da quantidade de participantes do evento, será necessária a ocupação das duas faixas de rolamento.
A operação vai impactar, temporariamente, o trajeto de diversas linhas municipais, que circulam na região. Confira como fica o remanejamento dos pontos de parada:
– Eixo da avenida Francisco Glicério: 27 linhas. O embarque deverá ser realizado antes da avenida Benjamin Constant, na avenida Senador Saraiva ou após a avenida Dr. Moraes Sales.
– Eixo da rua General Osório: 12 linhas. O embarque deverá ser realizado na avenida Anchieta, próximo ao Paço Municipal.
– Eixo rua Conceição: 10 linhas. O embarque deve ocorrer pela rua Boaventura do Amaral, próximo à rua Ferreira Penteado.
– Eixo da avenida Dr. Moraes Sales: 37 linhas. O embarque deve ser realizado pela Francisco Glicério, posterior à rua Cônego Cipião.
– Eixo da avenida Benjamin Constant: 18 linhas. O embarque deve ser feito no ponto anterior à avenida Anchieta, ou na parada após à Francisco Glicério.
SERVIÇO:
25ª Parada do Orgulho LGBT
Data: domingo (29/06/2025)
Horário: das 10h às 22h
Local: Av. Francisco Glicério – Parada no Largo do Rosário e Praça Guilherme de Almeida
Roteiro do trio elétrico: concentração no Largo do Rosário; saída pela Av. Francisco Glicério – Av. Moraes Salles – R. Irmã Serafina – Av. Anchieta – Av. Benjamin Constant – Av. Francisco Glicério











